Notícias Alfa Romeo Tonale. Os principais RIVAIS do novo SUV italiano

Lista

Alfa Romeo Tonale. Os principais RIVAIS do novo SUV italiano

São muitos os rivais do novo Alfa Romeo Tonale, um modelo crucial para o futuro da marca italiana. Fiquem a conhecê-los todos.

Alfa Romeo Tonale

Por vezes há modelos assim, como o Alfa Romeo Tonale, que acabam por assumir um papel crucial para o futuro imediato (e não só) de uma marca.

Posicionado num dos mais concorridos segmentos do mercado (é o segundo que cresce mais depressa na Europa), o Tonale tem uma tarefa difícil pela frente.

Afinal de contas, o posicionamento premium da Alfa Romeo — é uma das três marcas premium da Stellantis — coloca o Tonale «frente a frente» com as propostas premium germânicas, mas não só.

VEJAM TAMBÉM: Alfa Romeo Tonale Quadrifoglio sob consideração. Podia ser assim?

Ou seja, o Tonale vai concorrer com as propostas da Audi, BMW, Mercedes-Benz e também da Volvo, a que correspondem a 83% das vendas da classe.

E não falta diversidade entre eles. Entre os seus rivais estão modelos com versões a combustão, híbridas, híbridas plug-in e até totalmente elétricas

Fiquem a par de todos os modelos com os quais o Tonale se vai «bater» no mercado.

Volvo XC40

Começamos com o atual «rei do segmento» SUV compacto premium na Europa, que não é, ao contrário do que se esperaria, alemão.

Lançado em 2017, o Volvo XC40 tem sido desde então um enorme sucesso de vendas, e 2021 foi mesmo o seu melhor ano de sempre, com mais de 200 mil unidades vendidas no mundo, das quais, mais de 120 mil unidades foram na Europa.

Disponível com motorizações a gasolina, híbridas plug-in e 100% elétrica, o XC40 foi um dos modelos que abdicou das motorizações Diesel. Contudo, os números apresentados pelo modelo escandinavo comprovam que as vendas não se «ressentiram» com essa escolha.

Audi Q3 e Q3 Sportback

Assentes na plataforma MQB, os Audi Q3 e Q3 Sportback apresentam-se com motorizações Diesel, a gasolina, híbridas plug-in e ainda nas mais desejadas versões desportivas com o «selo» RS e um cinco cilindros cheio de caráter.

Lançado em 2018 (o Q3 Sportback chegou em 2019), a segunda geração do Audi Q3 é um dos «pesos-pesados» do segmento.

BMW X1 e X2

Tal como acontece com a Audi, também a BMW tem não um, mas dois concorrentes no segmento dos SUV compactos premium: os BMW X1 e X2.

O primeiro, o BMW X1, apresenta-se com um perfil mais pensado para as famílias e é o líder de vendas entre os SUV compactos premium a nível mundial, mas na Europa, cede o primeiro lugar ao XC40.

O segundo, o BMW X2, aposta num visual mais desportivo e conta até com uma variante mais desportiva, o X2 M35i. Comuns a ambos são as motorizações a gasolina, Diesel e híbridas plug-in e, claro está, as variantes com tração integral ou dianteira.

Mercedes-Benz GLA

Um dos «fundadores» do segmento, o Mercedes-Benz GLA conheceu a sua segunda geração em 2019, tendo deixado para trás o visual crossover e assumindo uma identidade clara SUV.

Mercedes-Benz GLA 200 d
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Disponível com motorizações Diesel, a gasolina e ainda híbridas plug-in, o GLA tem tido algumas dificuldades em se impor entre os seus conterrâneos, mas continua a ser uma das referências do segmento, contando ainda com o EQA, que apesar de ser um modelo à parte, podemos afirmar que se trata do GLA 100% elétrico.

VEJAM TAMBÉM: Mercedes-Benz GLA 200 d testado. Mais do que um Classe A mais alto?

Range Rover Evoque

Outro dos pioneiros entre os SUV compactos premium, o Range Rover Evoque está atualmente na sua segunda geração, tendo esta chegado ao mercado em 2018.

É um dos poucos que não conta com uma variante 100% elétrica, mas o Evoque apresenta-se com motores a gasolina, Diesel e, claro está, com a «obrigatória» variante híbrida plug-in.

As alternativas

Além dos modelos que estão claramente posicionados no segmento premium, há outros que estão «à porta», e que também podemos classificá-los como rivais do novo Alfa Romeo Tonale:  CUPRA Formentor e o Mazda CX-30.

O primeiro está-se a tornar num caso sério de sucesso, apresentando-se como o primeiro modelo «100% CUPRA» e com motorizações a gasolina, Diesel e híbridas plug-in.

Além disso, conta com uma forte veia dinâmica/desportiva, contando com várias versões desportivas, desde a VZ com 2,0 l turbo e 310 cv, à muito mais «explosiva» VZ5, equipada com o cinco cilindros em linha da Audi e praticamente 400 cv de potência:

https://www.youtube.com/watch?v=-maOQBb4MBM

Já o Mazda CX-30, e um pouco em linha com o que vemos na Alfa Romeo, serve-se da sua estética distinta e algo elegante para cativar, mas é a sua qualidade geral elevada que o faz aproximar-se bastante das propostas premium.

No campo das motorizações, o SUV nipónico destaca-se pelos motores a gasolina naturalmente aspirados mild-hybrid e com o inovador Skyactiv-X, também a gasolina, que promete consumos muito próximos dos Diesel.

Como é fácil de perceber, o Alfa Romeo Tonale não vai ter a vida facilitada, considerando a qualidade das propostas e a competitividade do segmento onde se insere.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Alfa Romeo 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?