Notícias Jean-Philippe Imparato: “Eu não vendo um iPad com um carro à volta, eu vendo um Alfa Romeo”

Indústria

Jean-Philippe Imparato: “Eu não vendo um iPad com um carro à volta, eu vendo um Alfa Romeo”

O diretor executivo da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, tem uma ideia clara do que quer dos modelos da marca, mesmo quando esta for 100% elétrica.

Alfa Romeo Giulia GTAm

Recentemente ficámos a saber que em 2024 a Alfa Romeo lançará o seu primeiro veículo 100% elétrico e que a partir de 2027 a histórica marca italiana passará a ser 100% elétrica.

Como é que essa mudança crucial impactará o caráter dos seus modelos, é o que os fãs da marca do Biscione se perguntam e o novo diretor executivo da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato (antes era o diretor executivo da Peugeot), já tem uma ideia clara.

Em entrevista ao canal BFM Business, Imparato diz que os Alfa Romeo continuarão a ser “centrados no condutor” e que quer reduzir ao máximo o número de ecrãs no seu interior.

VEJAM TAMBÉM: Alfa Romeo vai desistir da plataforma Giorgio? Olhe que não, olhe que não…
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

"Para a Alfa Romeo, eu tenho um posicionamento muito particular. Tudo centrado no piloto, no condutor, com o mínimo de ecrãs possíveis no carro… Não vendo um iPad com um carro à volta, vendo um Alfa Romeo."

Jean-Phillipe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo

Uma intenção que segue o caminho oposto da restante indústria, onde os ecrãs continuam a crescer em tamanho e em número no interior dos automóveis. Como tal intenção se refletirá no design dos interiores dos futuros Alfa Romeo, teremos de aguardar um pouco mais para ver.

Alfa Romeo Tonale
Alfa Romeo Tonale no Salão de Genebra de 2019 © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O próximo Alfa Romeo a chegar ao mercado será o Tonale em 2022, um SUV médio para tomar o lugar, de forma indireta, do Giulietta, e um modelo que Jean-Philippe Imparato decidiu adiar o lançamento para 2022 para incrementar a performance da sua motorização híbrida plug-in.

Mas se o Tonale vai significar o fim de uma era (o último Alfa Romeo desenvolvido pela FCA), teremos de esperar por 2024, pelo primeiro e inédito modelo 100% elétrico, para ter uma ideia mais concreta que Alfa Romeo será essa que Jean-Philippe Imparato idealiza, onde não há lugar para os motores de combustão.