Notícias Um Alfa Romeo Quadrifoglio 100% elétrico? Uma possibilidade que já está em cima da mesa

Antevisão

Um Alfa Romeo Quadrifoglio 100% elétrico? Uma possibilidade que já está em cima da mesa

A possibilidade foi levantada pelo próprio diretor-executivo da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, que ainda falou da vontade de trazer de volta o GTV e o Spider Duetto.

Alfa Romeo Quadrifoglio

O trevo de quatro folhas, o Quadrifoglio, usado para identificar as versões mais apimentadas da Alfa Romeo poderá prolongar-se no tempo, mesmo com a eletrificação. A possibilidade foi levantada pelo “patrão” da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, em declarações aos britânicos da Autocar.

A Alfa Romeo já fez saber que a partir de 2027 todos os automóveis que lançar serão elétricos. E recentemente, Carlos Tavares, diretor-executivo do grupo Stellantis, do qual a Alfa Romeo faz parte, aprovou um plano que prevê um novo modelo da marca de Arese por ano até 2025.

Este plano vai arrancar já com o Tonale, cujo lançamento foi adiado para março de 2022. A este SUV, que se vai posicionar abaixo do Stelvio na gama da Alfa Romeo, vai seguir-se ainda outro SUV, mais pequeno, que tem sido chamado de Brennero.

A NÃO PERDER: Inspirada no passado, Alfa Romeo cria Giulia e Stelvio GT Junior
Alfa Romeo Tonale concept 2019
As linhas do Tonale de produção não deverão ser muito diferentes das antecipadas pelo protótipo mostrado em Genebra.

Assente na plataforma CMP, que também serve de base a modelos como o Peugeot 2008, o Opel Mokka e o Citroën C4, o Brennero vai ser revelado em 2023 e vai contar, ao que tudo indica, com mecânicas a combustão e com uma variante 100% elétrica, que chegará em 2024.

Além de confirmar, novamente, que o primeiro Alfa Romeo elétrico chega em 2024, Imparato deu ainda a entender que os seus modelos elétricos terão várias versões e que as propostas topo de gama podem mesmo carregar a designação Quadrifoglio.

Para todos os modelos que lançamos, vou estudar sempre a possibilidade de fazer uma versão focada na performance. Se eu considerar que não sou capaz de oferecer o nível certo de performance de um Quadrifoglio, não farei uma versão Quadrifoglio.

Jean-Philipe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo

Imparato revelou ainda que já tem um plano de produtos traçado para 2025 até 2030, incluindo modelos mais focados na condução autónoma e outros desenvolvimentos tecnológicos. Contudo, o “patrão” da marca de Arese adianta que a implementação desse plano depende do sucesso que alcançará até 2025.

LEIAM TAMBÉM: Jean-Philippe Imparato: “Eu não vendo um iPad com um carro à volta, eu vendo um Alfa Romeo”

Spider elétrico está pronto. Mas não é para já…

Ainda na mesma entrevista, Imparato confessou que gostaria de trazer de volta o Spider Duetto como um carro 100% elétrico e que já houve trabalho de design no sentido de construir um. Mas admitiu que a Alfa Romeo deve focar-se primeiro no crescimento das vendas nos mercados de volume.

Alfa Romeo Spider 1600 Duetto
O Alfa Romeo Spider, também conhecido como Duetto, é um dos mais icónicos modelos da marca italiana.

“Eu tenho o carro; Já o mostrei a concessionários”, disse Imparato. “Mas não me atreveria a colocar isso na mesa do Carlos Tavares até estar completamente seguro em termos de (atingir os objetivos de) quota de mercado”, acrescentou.

E o GTV?

O líder da marca italiana também falou da sua vontade em recuperar o GTV como um modelo de três portas, mas disse que para já esse carro também estaria a aguardar na sua lista de carros de sonho, atrás do Spider Duetto.

Alfa romeo GTV
Alfa Romeo GTV

Mas de uma forma ou de outra, se qualquer um destes modelos vir a luz do dia será sempre para contribuir para a expansão elétrica da Alfa Romeo. Tal como referimos acima, a partir de 2027 todos os novos lançamentos da Alfa Romeo serão movidos apenas a eletrões.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Alfa Romeo 156 conquistou o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156. Vencedor do troféu Carro do Ano 1998 em Portugal