Notícias Raios laser e «super processador» no EX90. Já conhecemos o Volvo mais seguro de sempre

Apresentação

Raios laser e «super processador» no EX90. Já conhecemos o Volvo mais seguro de sempre

A Razão Automóvel esteve na Suécia para conhecer o modelo mais seguro da história da Volvo, o novo SUV EX90. Chega a Portugal em 2024 e já tem preços.

Os números do novo Volvo EX90 impressionam. E não, não são os números tradicionais, como a potência e a aceleração, que roubam o destaque neste SUV 100% elétrico de sete lugares da marca sueca.

Podíamos até referir que este EX90 é o Volvo mais potente da história — 518 cv na versão mais potente —, mas isso já pouco importa. E de acordo com a marca sueca, ainda menos importa aos seus clientes.

Numa era «100% elétrica» onde a potência parece bater recordes, modelo após modelo — e nos modelos onde menos esperamos — para fazer a diferença é preciso outro tipo de números.

Números que nós destacamos neste vídeo, durante a apresentação mundial do modelo:

Segurança, radares e super computadores

Estes parecem ser os ingredientes do «Admirável Novo Mundo» que a Volvo está a preparar. Um conjunto de tecnologias de ajudas à condução que podem inclusivamente assumir o controlo total do veículo em situações específicas (autoestrada, trânsito lento, etc).

LEIAM TAMBÉM: Futuro Volvo EX90 quer acabar com as distrações ao volante

Além do radar LiDAR — uma tecnologia que é uma estreia absoluta na indústria automóvel na Europa — o Volvo EX90 está equipado com mais cinco radares, oito câmaras e 16 sensores ultrassónicos. Estes são, sem dúvida os números que impressionam.

A Volvo quer que este seja o carro mais seguro do mundo.

Estamos a falar de uma quantidade de informação massiva, que necessita de ser transformada em ações concretas. Essa é uma tarefa que está a cargo de um processador fornecido pela NVIDIA e que é capaz de realizar até 280 triliões de operações por segundo.

Volvo EX90, vista 3/4 traseira
Ao contrário da famosa utopia negativa de Aldous Huxley, a que aludimos alguns parágrafos acima, aqui são as máquinas que estão ao nosso serviço e não o contrário. Felizmente ainda é assim…

Condutor é o centro de tudo

Durante a apresentação do EX90 tivemos oportunidade de falar com vários responsáveis da Volvo, inclusivamente com o diretor executivo da marca, Jim Rowan. Num conjunto de entrevista que vamos publicar brevemente — uma parte já disponível neste vídeo.

De todas, destaco uma pequena conversa informal com Mikael Ljung Aust (na imagem), especialista comportamental na Volvo Cars.

Há 25 anos que Mikael Ljung Aust é responsável pelo estudo do comportamento dos condutores na Volvo Cars.

Apesar de toda a complexidade de sistemas de apoio à condução, este responsável afirma que o Volvo EX90 poderá ser o modelo menos intrusivo na condução disponível no mercado.

Para quem se exaspera com as guinadas inesperadas no volante e avisos sonoros constantes nos automóveis modernos esta é uma boa notícia.

LEIAM TAMBÉM: Falámos com o responsável de UX da Volvo: “O Volvo EX90 será o mais revolucionário de sempre”

“Sabemos que durante a condução, só durante 85% do tempo é que o condutor está a prestar atenção à estrada. É nesses 15% críticos que temos de focar a nossa atenção”, defende este responsável da Volvo.

Interior do Volvo EX90

“Com as tecnologias disponíveis no Volvo EX90 temos capacidade para entender qual é o estado de alerta do condutor e qual é o foco da sua atenção. Assim, só intervimos quando é necessário, sem reações estranhas ou avisos sonoros desnecessários. É este o caminho que estamos a percorrer”, disse-nos Mikael Ljung Aust.

Um engenheiro comportamental que defende que “ainda não há tecnologia capaz de superar a capacidade do cérebro humano” em identificar, prever e evitar acidentes, “pelo menos enquanto está atento” terminou sem evitar uma gargalhada.

Volvo EX90 chega a Portugal em 2024

O novo Volvo EX90 começa a ser produzido nos EUA em 2023 — numa fábrica neutra em carbono — e chega a Portugal em 2024. Os preços já são conhecidos, as encomendas já arrancaram e podem conhecer todos os detalhes neste artigo.

A NÃO PERDER: Falámos com o responsável de UX da Volvo: “O Volvo EX90 será o mais revolucionário de sempre”
Volco EX90 frente 3/4
Numa segunda fase, o Volvo EX90 começará a ser produzido também na China, numa fábrica também neutra em carbono de última geração.

Até lá, ainda devemos ficar a conhecer outro SUV 100% elétrico da marca, mais pequeno, que deverá ser uma alternativa ao conhecido Volvo XC60.

Recordamos que tanto este EX90 como o futuro EX60 — não sabemos se será este o nome final — não são substitutos dos atuais XC90 e XC60. Dois modelos que vão continuar à venda pelo menos até 2030.