Notícias Amor ou obsessão? Este colecionador tem 15 BMW Série 7

Coleção

Amor ou obsessão? Este colecionador tem 15 BMW Série 7

O protagonista desta história é Jakub Berthothy, um eslovaco que tem uma coleção com 15 BMW Série 7. Todos de gerações passadas.

Colecionador BMW Serie 7

Há paixões e paixões, mas a de Jakub Berthothy não é seguramente passageira. Isto porque este eslovaco é tão apaixonado pelas gerações mais antigas do BMW Série 7 que tem uma coleção com 15 exemplares.

Sim, isso mesmo. A grande paixão deste eslovaco é o «navio almirante» da BMW, um modelo histórico que ultrapassou recentemente a barreira dos dois milhões de unidades produzidas. Mas para perceber este «amor» é preciso recuar vários anos.

A obsessão de Berthothy começou logo em criança, tendo sido «marcado» pela segunda geração do BMW Série 7 (E32), que foi o primeiro automóvel importado a ser usado pelas autoridades da Checoslováquia.

A NÃO PERDER: BMW 3.0 CSL. Mais potência e caixa manual para o mais exclusivo dos M

Segundo o próprio, este Série 7 (E32) parecia “uma nave espacial comparado com os outros carros que havia na região na época”. E foi assim que tudo começou, já que foi precisamente esse o primeiro bimmer que Berthothy comprou.

Seguiram-se mais 14 exemplares, que se dividem as gerações E32 e E23 — será que no futuro veremos o elegante E38 ou o disruptivo E65 serem adicionados à coleção? Curiosamente, Jakub partilha esta paixão com o seu pai, Bystric Berthothy, que tem uma coleção que vai desde um BMW E9 até ao M5 E39.

E a sucessão parece estar garantida, porque os filhos de Jakub já mostram interesse pelos Série 7 do pai e já fazem questão de o acompanhar neste seu hobby. Não é certamente o objeto mais barato de colecionar, mas para a família Berthothy é uma prática saudável e que, segundo ele, até respeita o ambiente.

É que ao contrário de quem coleciona apenas automóveis novos, os Berthothy compram somente carros antigos, que já foram produzidos há muito tempo, e isso, segundo os próprios, permite poupar energia e emissões no processo.

LEIAM TAMBÉM: BMW M6 (E63) com motor V10 a fundo na autobahn. A que velocidade chegou?

Certamente haverá quem não concorde na íntegra com esta opinião, mas há uma ideia que os Berthothy defendem que não pode ser questionada: “com uma manutenção adequada, os carros antigos podem funcionar para sempre”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 2002 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 2002 Turbo. Foi aqui que começou a divisão M