Notícias O dia em que Alain Prost testou a Renault Espace com motor V10 da F1

Arranque a Frio

O dia em que Alain Prost testou a Renault Espace com motor V10 da F1

É um monovolume, mas não foi pensado para levar os filhos à escola. Tem o motor V10 de um F1 e é uma insanidade. Eis a Renault Espace F1.

Renault Espace F1, frente 3/4

Tem nome de monovolume, mas carrega um majestoso motor V10 de Fórmula 1. Falamos da Renault Espace F1, uma das criações mais fantásticas (e ao mesmo tempo absurdas) de sempre.

Da Renault Espace que víamos nas ruas pouco restou, com exceção da silhueta. Tudo o resto mudou, a começar na carroçaria, que foi muito alargada, e terminando na aerodinâmica, que tinha que manter este «hiper-familiar» bem «colado» ao asfalto.

Mas a «estrela da companhia» era efetivamente o motor, um V10 naturalmente aspirado com 3,5 l que foi «roubado» ao monolugar de Fórmula 1 FW15C da Williams e que nesta Renault Espace F1 foi «puxado» até aos 820 cv de potência.

A NÃO PERDER: Renault Twingo com motor Ferrari. A ideia que esteve na origem do Clio V6
Renault Espace F1 1994
Apesar de contar com um motor de Fórmula 1 a Espace F1 continuava a ter lugar para quatro passageiros.

Os engenheiros da Williams seguiram com atenção o projeto e o próprio Frank Williams terá mesmo apoiado e ajudado a financiar esta ideia insana. Por isso mesmo, não é de estranhar que Alain Prost — piloto da Williams na época — tenha sido um dos poucos a conduzi-la.

E, sem surpresa, uma «receita» que junta um tetracampeão do mundo de Fórmula 1 a um monovolume animado por um estridente motor V10 nunca podia não ser espetacular. Por isso, sentem-se bem, ponham o volume mais alto e façam silêncio. Porque o que vão ouvir é mesmo especial:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?