Qual a versão que devo escolher? Guia de compra do Smart #1 em vídeo

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Guia de Compra

Qual a versão que devo escolher? Guia de compra do Smart #1 em vídeo

Conheçam os detalhes do novo Smart #1 neste guia de compra com o apoio da Smart. Um modelo que está disponível em Portugal desde 40 950 euros.

O Smart #1 marca o início de uma nova era na Smart. É o primeiro SUV produzido pela marca e o maior Smart de sempre. Um SUV 100% elétrico que chega a Portugal já no início do próximo ano.

As primeiras unidades podem ser reservadas no website da marca — o processo é simples e 100% online. No total, há quatro versões do Smart #1 disponíveis: Pro+, Premium, Brabus e Edição Limitada.

Neste guia de compra mostramos os principais detalhes do Smart #1:

Tem espaço suficiente para mim?

O novo Smart #1 recorre à mais recente plataforma SEA — desenvolvida pela Geely e especificamente pensada para modelos elétricos. Uma plataforma que permite a este SUV elétrico oferecer o habitáculo mais espaçoso da história da Smart.

Smart #1 Portugal traseira
O novo Smart #1 mede 4,27 m de comprimento e tem uma distância entre eixos de 2,75 m. Ou seja, é B-SUV de «pleno direito». © Razão Automóvel

Apesar deste aumento de dimensões, os técnicos da Smart afirmam que a facilidade de condução em cidade não foi esquecida. Todas as versões deste SUV 100% elétrico estão equipadas com sensores de estacionamento e Assistente de condução em congestionamento (TJA).

Além disso — segundo a marca — o habitáculo foi pensado para satisfazer as necessidades de quem procura um SUV ágil em cidade, porém, simultaneamente apto para assumir compromissos familiares.

Smart #1 interior
Segundo a Smart, um dos critérios durante o desenvolvimento do Smart #1 foi oferecer um habitáculo amplo e espaçoso. A escolha de materiais sustentáveis não foi esquecida.

O Smart #1 é o primeiro modelo da marca capaz de acomodar cinco passageiros. Os lugares dos passageiros estão equipados com sistema ISOFIX — para fixação das cadeiras de criança — e a ausência de túnel central nos lugares traseiros aumenta o espaço disponível a bordo.

Por dentro e por fora, este é o maior Smart de sempre.

Por ser um 100% elétrico, também a capacidade da bagageira saiu reforçada. Na dianteira encontramos um espaço para acomodar pequenos objetos — no local outrora reservado para o motor de combustão — e na bagageira encontramos uma capacidade compreendida entre os 273 litros e os 411 litros — dependendo da configuração dos bancos deslizantes.

Bagageira © Razão Automóvel

O Smart mais potente de sempre

Desde 2020 que a Smart é uma marca 100% elétrica — o combate às emissões no centro das cidades tem sido uma das prioridades da marca. Com esta eletrificação surgem outras vantagem, transversais a todos os 100% elétricos: maior eficiência e mais potência disponível.

Na versão base o Smart #1 oferece 200 kW (272 cv) de potência

Em cidade, a ausência de caixa de velocidades e a disponibilidade constante de potência reconhecida aos motores elétricos, permitem uma condução mais fácil e fluída.

Além disso, o Smart #1 conta com um conjunto de tecnologias de apoio à condução disponível de série em todos os níveis de equipamento: Assistente de autoestrada (HWA), Assistente de condução em congestionamento (TJA), Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem (LCA) e Adaptive Cruise Control (ACC) com função Stop & Go.

Smart #1 portugal
O design do Smart #1 foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz Design Studio. © Razão Automóvel

Para quem deseja mais performance e um visual ainda mais desportivo, o Smart #1 está disponível na versão Brabus.

A conhecida preparadora alemã é a responsável pela versão mais potente da gama Smart. A conjugação de um motor dianteiro com 115 kW (156 cv) e 200 Nm, com o motor traseiro com 200 kW (272 cv) e 343 Nm resulta numa potência total combinada de 428 cv e 543 Nm de binário máximo.

O Smart #1 Brabus é SUV elétrico mais rápido do segmento.

Os números falam por si: a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,9s e a velocidade máxima é de 180 km/h (limitados eletronicamente). Tudo isto acompanhado de um visual que aposta em detalhes mais desportivos.

Smart #1 Brabus, frente 3/4
O Smart #1 Brabus é o modelo mais potente de sempre da marca.

O Smart elétrico com maior autonomia

Seja qual for a versão escolhida, todas recorrem a uma bateria de iões de lítio NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) com uma capacidade total de 66 kWh.

Esta permite ao Smart #1 anunciar até 450 km de autonomia em cidade e 440 km em ciclo combinado (WLTP). Quanto aos carregamentos, também neste campo o #1 marca o início de uma nova era. Em corrente alternada (AC) é possível carregar até 22 kW.

Smart #1 carregamento
Num posto de carregamento rápido, é possível carregar as baterias do Smart #1 dos 0 aos 80% em 30 minutos.

Já em corrente contínua (DC) são possíveis carregamentos com potências até 150 kW. Uma potência que permite ao Smart #1 enfrentar viagens mais longas assegurando paragens curtas para reposição da energia nas baterias.

O Smart mais tecnológico

Não é só no campo das dimensões e nos dados técnicos que o Smart #1 se destaca de todos os modelos da história da Smart.

Também no capítulo da tecnologia o #1 marca o começo de uma nova era na Smart. No interior destaca-se o ecrã tátil central 3D com 12,8″ e o ecrã do painel de instrumentos com 9,2”.

Ecrã de infoentretenimento
O sistema de infoentretenimento é o mais moderno alguma vez instalado num Smart, contando com um avatar (uma raposa) dotado de IA e que pode ser controlado com recurso a comandos de voz. © Razão Automóvel

Além dos ecrãs, para quem gosta de tecnologia há mais novidades no Smart. Todo o sistema de infotainment pode ser atualizado remotamente (over the air), permitindo que todos os sistemas estejam sempre atualizados.

Além disso, é possível descarregar várias aplicações — navegação, música ou entretenimento — através da ligação à internet do Smart #1.

Versões e preços

No total o Smart #1 apresenta-se em Portugal com quatro versões: Pro+, Premium, Edição Limitada e Brabus.

Na versão Pro+ o seu preço arranca nos 40 950 euros; já a versão Premium, aquela que podem ver neste vídeo, está disponível a partir dos 44 450 euros; por fim, a Edição Limitada só terá 1000 unidades e pode ser adquirida a partir dos 45 750 euros.

Quanto ao mais desportivo Smart #1 Brabus, o seu preço começa nos 48 450 euros.

Já disponível para encomenda, as primeiras unidades do Smart #1 chegam a Portugal no início de 2023.

Qual a versão do Smart #1 que escolhia?

A versão #1 Premium é talvez a mais equilibrada da gama Smart. É precisamente a versão que surge nestas imagens:

A dotação de equipamento é das mais completas, e a potência total do motor elétrico (272 cv) em conjunto com as baterias de 66 kWh permitem uma autonomia total de até 440 km em ciclo combinado WLTP.

Para quem não abdica de um visual mais desportivo e de performances ao nível de carros desportivos, a versão mais indicada é a #1 Brabus.

Quanto à configuração, a escolha combinações de cores para o exterior e interior é extensa. Tão extensa que torna difícil encontrar dois Smart #1 exatamente iguais. No configurador da Smart não faltam opções:

Smart #1 traseira © Razão Automóvel
Este conteúdo é patrocinado porsmart

Mais artigos em Branded Content