Notícias EX90 revelado. SUV elétrico de sete lugares é o Volvo mais seguro de sempre

Apresentação

EX90 revelado. SUV elétrico de sete lugares é o Volvo mais seguro de sempre

A Razão Automóvel esteve na Suécia, na revelação mundial do novo Volvo EX90, que a marca diz ser o "início de uma nova era".

A importância do novo Volvo EX90 não podia ser maior. Quem o diz é a própria marca sueca, ao afirmar que este novo SUV 100% elétrico de sete lugares representa o “início de uma nova era para a Volvo Cars, definindo um rumo decisivo para um futuro totalmente elétrico.”

Um futuro 100% elétrico com data marcada: 2030. Daí em diante, todos os Volvos serão totalmente elétricos. Nem mais um motor de combustão, promete a marca.

Até lá, a marca sueca vai apresentar um novo modelo 100% elétrico todos os anos — ao ritmo de um por ano — com o objetivo maior de atingir a neutralidade carbónica em 2040.

LEIAM TAMBÉM: Euro 7 em «ponto-morto». Anúncio novamente adiado
Volvo EX90, traseira 3/4
Silhueta familiar para o novo EX90, mas é um modelo totalmente novo

A Razão Automóvel esteve na Suécia, na apresentação mundial deste novo Volvo EX90 e neste artigo apresentamos todas as novidades deste SUV inédito na gama da marca.

Mas, apesar de ser 100% novo, ao primeiro olhar, o sentimento de familiaridade é grande no EX90, devido aos contornos semelhantes com o XC90. Nota-se uma superior estilização e refinamento das linhas, superfícies e elementos, mas as proporções e volumes estão muito próximas.

Volvo EX90 perfil
Maior estilização e refinamento também tem motivações aerodinâmicas: o Cx é de 0,29, um valor excelente para um SUV de sete lugares de grandes dimensões.

Contudo, o EX90, apesar de posicionado no mesmo segmento do XC90, não irá tomar o seu lugar como se previa antes. O XC90 vai continuar em comercialização nos próximos anos, estando prometida uma nova atualização ao modelo, servindo como uma alternativa híbrida plug-in ao 100% elétrico EX90.

“O Volvo EX90 representa não só onde estamos, mas também onde queremos estar. Um automóvel 100% elétrico com uma autonomia até 600 km, desenvolvido para elevar, ainda mais, a fasquia da segurança. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars.” 


Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars
EX90 frente
A nova face da Volvo para a era elétrica: adeus grelha e “martelo de Thor” reinventado.

Até 600 km de autonomia

A Volvo ainda não revelou muitos detalhes técnicos do seu novo modelo, mas aqueles que já conhecemos são também bastante familiares. Isto porque são essencialmente as mesmas que vimos no «primo» Polestar 3, revelado no mês passado.

Ou seja, o novo Volvo EX90 vai assentar sobre a mesma plataforma SPA2 e a bateria é tão grande como a do Polestar: 111 kWh. O que se traduzirá numa autonomia, em ciclo WLTP, de até 600 km — bastarão 30 minutos para carregá-la de 10% a 80%. E também terá funcionalidades como carregamento bidirecional.

Na versão revelada, que será a de lançamento, o EX90 vem equipado com dois motores elétricos capazes de entregar uma potência máxima de 380 kW (517 cv) e 910 Nm, e tendo um motor por eixo, significa que a tração será às quatro rodas. Mais versões são esperadas.

O Volvo mais seguro de sempre

Segurança e Volvo andam de mãos dadas praticamente desde sempre e no EX90 não será exceção. A marca sueca diz mesmo que o novo modelo é o Volvo mais seguro de sempre.

No «arsenal» do EX90 teremos todo o tipo de sensores: oito câmaras, cinco radares, 16 sensores ultrassónicos e, em estreia absoluta na Volvo, um sensor LiDAR, que será oferecido de série.

O LiDAR, ao contrário do radar, usa a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade, sendo capaz de analisar toda a estrada à frente e detetar automóveis, peões, ciclistas e pequenos objetos com centenas de metros de antecipação.

Este “escudo invisível” de segurança está ligado a um sistema central com tecnologia NVIDIA Drive que permite reproduzir, em tempo real, uma visão exterior de 360º.

O Pilot Assist (condução semiautonóma) é igualmente beneficiado com esta nova tecnologia, trazendo um novo apoio à direção em mudanças de via de rodagem. Aliás, o hardware a bordo do EX90 já o permite transformar, diz a Volvo, num veículo autónomo, que a marca disponibilizará quando esta estiver disponível.

Esta tecnologia de deteção exterior prolonga-se para o interior. Aqui temos câmaras e sensores especiais que conseguem avaliar a concentração do olhar, suportados por algoritmos desenvolvidos pela própria Volvo.

Se for detetado que o condutor está distraído ou desatento, será emitido um sinal de alerta, mas em casos mais graves, o veículo poderá parar por si mesmo.

Computador sobre rodas

O tópico da tecnologia não se fica pela segurança e prolonga-se pelo da conetividade ou até da gestão da bateria.

Interior do Volvo EX90
O interior é dominado pelo ecrã central de 14,5″, o que contrasta com o restante ambiente, de contornos suaves. Os revestimentos ou são naturais, reciclados ou de origem responsável.

O Volvo EX90 apresenta um sistema central onde se encontram as plataformas Xavier e Orin NVIDIA DRIVE, e Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies’ que são responsáveis pela maior parte das funções-chave do automóvel, desde a segurança ao sistema de infoentretenimento passando pela gestão da bateria.

O EX90 já vem de série com ligação 5G e, tal como os nossos smartphones ou computadores, pode ser atualizado e melhorado ao longo do tempo de forma remota (OTA ou over-the-air updates).

Acedemos a (quase) tudo através de um novo e generoso ecrã central e vertical de 14,5″, com o sistema a contar com integração Google (dá acesso a funcionalidades como o Google Assistant ou o Google Maps). E, claro, terá Apple CarPlay sem fios.

LEIAM TAMBÉM: Volvo Cars prepara terceira fábrica na Europa para produzir elétricos

O novo SUV elétrico da Volvo conta ainda com tecnologia de chave através do telefone, de série. Ou seja, o nosso smartphone pode servir como chave e destrancar as portas de forma automática, dando início até a uma sequência de boas vindas personalizada.

Quando chega e quanto custa?

O novo SUV elétrico da Volvo ainda não tem data de chegada marcada. A marca sueca diz que a produção só irá «arrancar» em 2023, nos EUA. Mais tarde, será produzido também na China, com a Volvo a anunciar que ambas as unidades serão “ambientalmente neutras”.

EX90 de traseira 3/4 a virar para a esquerda

Por enquanto a Volvo Car Portugal não anunciou quanto custará o novo EX90, nem quais serão as versões disponíveis, mas já é certo que contará com uma versão especial de lançamento.