Notícias Polestar 3. Bateria gigante e super processador para o novo SUV elétrico

Vídeos RA

Polestar 3. Bateria gigante e super processador para o novo SUV elétrico

Fomos a Copenhaga conhecer o Polestar 3, a derradeira afirmação da marca escandinava. Só chega no final de 2023, mas já o podemos encomendar.

Mais de 900 jornalistas — oriundos dos quatro cantos do mundo — juntaram-se para assistir à revelação do Polestar 3 em Copenhaga, na Dinamarca.

É o maior sinal de afirmação da jovem marca sueca que nos diz, com mais força que nunca, que a Polestar veio para ficar.

Num evento em que foram convocados todos os responsáveis da Polestar, o Guilherme Costa serve de guia ao novo SUV da marca, que estreia uma nova plataforma, traz uma bateria gigante e também um super processador.

AO PORMENOR: Já conhecemos o Polestar 3. Todos os preços e detalhes

Polestar 3. O que esperar?

Só está previsto chegar até nós no final do ano, mas já muito foi revelado sobre o novo modelo da Polestar.

Trata-se dum novo SUV elétrico de grandes dimensões que terá como rivais modelos como o BMW iX ou o Mercedes-Benz EQE SUV ou ainda o Tesla Model X. É o primeiro modelo que vemos equipado com a nova plataforma SPA2 que a Volvo também vai usar no EX90, que complementará o XC90.

Polestar 3
O Polestar 3 chega a Portugal no último trimestre de 2023, por preços que se iniciam nos 94 900 euros. Já pode ser encomendado online.

Foi revelado numa única configuração de dois motores elétricos (um por eixo) que totalizam 360 kW (489 cv) e 840 Nm — é possível subir estes valores para 380 kW (517 cv) e 910 Nm com o Pack Performance (6600 euros).

Números que permitem ao SUV elétrico atingir os 100 km/h em 5,0s (4,7s com Performance Pack), um valor de respeito, sobretudo quando ficamos a saber que acusa na balança praticamente 2,6 toneladas — um verdadeiro peso-pesado…

Polestar 3 de lado
O apuro aerodinâmico do Polestar 3 faz-se com uma asa dianteira e outra integrada atrás, e lâminas aerodinâmicas traseiras. O Cx é de 0,29.

Parte da culpa por ter uma massa tão elevada deve-se à sua bateria «gigante» de 111 kWh — uma das maiores do mercado — que dá ao Polestar 3, por outro lado, uma autonomia de até 610 km de autonomia (ciclo WLTP), um valor superior a alguns dos seus rivais.

A bateria de 400 V pode ser recarregada em carregadores com potências de até 250 kW (corrente contínua), tem arrefecimento líquido e permite funcionalidades como carregamento bidirecional.

Comportamento sofisticado

Apesar das dimensões avantajadas (4,9 m de comprimento e 2,12 m de largura incluindo espelhos) e os quase 2600 kg, a Polestar promete um comportamento dinâmico acutilante.

Polestar 3 de frente na estrada

Para esse efeito traz, de série, uma suspensão pneumática de dupla câmara, cortesia da Öhlins, que permite ao Polestar 3 alternar entre um amortecimento que privilegia o conforto ou a dinâmica.

Parar este SUV elétrico fica a cargo de um sistema de travagem da Brembo e, como é possível ver nas imagens, as rodas são também de dimensões generosas. As jantes têm 21″ de série e crescem até às 22″ com o Pack Performance.

Previsivelmente, promete ser muito seguro…

Tendo a Volvo como parente, não admira que a segurança — passiva e ativa — seja uma das bandeiras da Polestar e o seu novo SUV não é exceção.

O Polestar 3 conta com cinco radares, cinco câmaras externas e 12 sensores ultrassónicos. Poderá ainda contar, opcionalmente, com um sensor LiDAR da Luminar (para condução semiautónoma).

Área dianteira onde estão todos os sensores
No lugar de uma típica grelha num veículo com motor de combustão o Polestar 3 tem uma asa para efeitos aerodinâmicos e uma área que concentra vários tipos de sensores e câmara.

Alguns dos equipamentos em destaque são o novo radar interior capaz de detetar crianças ou animais de estimação que tenham sido deixados acidentalmente no interior; ou as duas câmaras interiores «apontadas» ao condutor, que servem para monitorizar os olhos do condutor, estreando a tecnologia de rastreio ocular da Smart Eye na Polestar.

Para conseguir processar toda a informação captada por estes sensores e câmaras, o Polestar 3 é o primeiro da marca a recorrer ao processamento central NVIDIA DRIVE.

… e sustentável

Saltando para o interior, de linhas tão depuradas como o exterior, a mensagem da sustentabilidade é passada através dos materiais usados, provenientes da MicroTech, que incluem couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.

Polestar 3 de traseira na estrada
Além do recurso a materiais sustentáveis e reciclados, será disponibilizado um relatório sobre o ciclo de vida do Polestar 3 que estará completo após a produção iniciar-se. Stefan Isaksson
Contudo, o que sobressai é o ecrã central vertical de 14,5″, onde temos acesso ao Android Automotive OS (desenvolvido em parceria com a Google), uma evolução do sistema estreado no Polestar 2 e, claro, permite atualizações remotas.

Destaca-se ainda pelo recurso à tecnologia Snapdragon Cockpit Platform da Qualcomm Technologies que promete oferecer uma experiência imersiva aos ocupantes do Polestar 3 através das suas capacidades de elevada performance com ecrãs de alta definição, sistema de som surround da Bowers & Wilkins (25 altifalantes) e conectividade integrada.

Quando chega?

O Polestar 3 começará a ser produzido nas instalações da Volvo Cars de Chengdu, na China, a partir do meio de 2023. Começa a chegar aos primeiros mercados — América do Norte, Europa e China — no último trimestre desse mesmo ano, onde se inclui Portugal.

A nova proposta escandinava já pode ser encomendada online com preços que começam nos 94 900 euros.