Notícias Os sistemas keyless (sem chave) são seguros? Pelos vistos nem por isso

Segurança

Os sistemas keyless (sem chave) são seguros? Pelos vistos nem por isso

Para saber quão seguros são os mecanismos anti-roubo e os sistemas keyless, a WhatCar? colocou à prova seis modelos. Os resultados são desanimadores.

Ao contrário do que seria de esperar, num mundo automóvel onde a eletrónica tem cada vez mais importância, esta deixa algo a desejar ao nível dos sistemas anti-roubo. Pelo menos foi esta a conclusão a que a WhatCar? chegou após ter posto à prova sete modelos e os seus respetivos sistemas anti-roubo e de entrada e arranque keyless.

Os modelos testados foram o Audi TT RS Roadster, o BMW X3, o DS 3 Crossback, o Ford Fiesta, os Land Rover Discovery e Discovery Sport e ainda o Mercedes-Benz Classe A, sendo que todos eles contavam com sistemas keyless.

Para fazer este teste a WhatCar? recorreu a dois peritos em segurança, sendo que estes teriam de tentar entrar no carro e colocá-lo em funcionamento recorrendo a métodos tecnológicos que não causassem danos nos modelos, como um sistema que permite captar e copiar o código de acesso emitido pela chave. O uso de uma ferramenta para abrir a porta também foi permitido.

VÊ TAMBÉM: Jaguar Land Rover e BMW. Novo acordo à vista?
DS 3 Crossback
O DS 3 Crossback obteve o pior resultado do teste levado a cabo pela WhatCar?.

Os mais decepcionantes nos testes

Entre os modelos postos à prova, o DS 3 Crossback foi o que obteve o pior resultado, com os especialistas em segurança a demorarem apenas 10 segundos para entrarem e colocarem o modelo francês a trabalhar, tudo isto com recurso apenas a um descodificador do código da chave.

Já no caso do Audi TT RS Roadster também foi possível abri-lo e colocá-lo a trabalhar em apenas 10 segundos. No entanto, com o sistema keyless desativado (ou sem ele, uma vez que é um opcional), não foi possível nem abrir as portas nem colocá-lo a trabalhar.

Audi TT RS Roadster
Com o sistema keyless opcional instalado é possível roubar o Audi TT em apenas 10 segundos. Talvez valha a pena abdicar deste equipamento.

Quanto aos modelos da Land Rover, em ambos os casos os especialistas recorreram a uma ferramenta para abrir a porta. No caso do Discovery demoraram 20 segundos a entrar mas não conseguiram colocar o motor em funcionamento graças a um sistema que evita que se copie o código de arranque. Já o Discovery Sport, que não conta com esse sistema, foi roubado em apenas 30 segundos.

VÊ TAMBÉM: Land Rover dá “nova vida” aos velhos Defender

Melhores mas não infalíveis

Por fim, tanto o Fiesta como o Classe A e o X3 contam com um sistema que corta o sinal da chave a partir de uma determinada distância entre esta e o carro, dificultando o “trabalho” dos amigos do alheio e fazendo com que os especialistas que os testaram não conseguissem abrir nenhum destes três modelos quando o sistema keyless estava desativado.

VÊ TAMBÉM: A fundo no Ford Fiesta ST pelas estradas de Monte Carlo

No entanto, com este ativo foi possível roubar o Fiesta em apenas um minuto (o mesmo tempo alcançado no caso do X3), sendo que no Classe A foram precisos apenas 50 segundos para entrar no carro e colocá-lo em funcionamento.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Honda Civic 1.6 i-DTEC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Honda Civic 1.6 i-DTEC: o último de uma era
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Honda Civic 1.6 i-DTEC: o último de uma era