Notícias Alpina XD3. O X3 que tem um motor Diesel com quatro turbos

Apresentação

Alpina XD3. O X3 que tem um motor Diesel com quatro turbos

Numa altura em que a BMW desenvolve versões híbridas e elétricas do X3, o Alpina XD3 decidiu glorificar o motor de combustão interna com um super Diesel.

Alpina XD3 2018

Indiferente à ideia cada vez mais generalizada de que o gasóleo é combustível que tem de acabar, a verdade é que a Alpina construiu uma máquina capaz de colocar em sentido muitos dos desportivos da nossa praça! O Alpina XD3 deriva do BMW X3, mas por baixo do capot encontramos um super motor.

Trata-se do mesmo bloco que já vimos no BMW M550d xDrive: seis cilindros em linha, 3.0 litros de capacidade e não um, nem dois, mas sim quatro turbos (!).

No Alpina XD3, este portento de motor, debita 388 cv disponíveis entre as 4000 e 5000 rpm e impressionantes 770 Nm de binário. Graças a estes números, o XD3 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h nuns escassos 4,6 segundos, com a velocidade máxima anunciada a fixar-se nos 266 km/h.

O pequeno construtor alemão já sujeitou o XD3 ao mais rigoroso teste de homologação de consumos e emissões WLTP, anunciando um consumo médio de 9,0 l/100 km e emissões de 238 g/km.

Curiosamente, os Alpina XD3 com volante à direita não apresentarão esta motorização, mas sim uma versão mais “civilizada” do 3.0 litros, com dois turbos, 333 cv e 700 Nm. As prestações, apesar de inferiores, continuam a impressionar: 4,9 s até aos 100 km/h e 254 km/h.

xDrive, mas reconfigurado

No apoio ao 3.0 litros reforçado a esteróides, surge uma caixa automática de oito velocidades, além do conhecido sistema de tração integral da BMW, xDrive, ainda que reconfigurado pela Alpina. Segundo o pequeno construtor, o binário é distribuído de forma específica, garantindo uma dinâmica de condução mais neutra, a par de maiores níveis de tração.

Além destas transformações, novidade é ainda uma suspensão desportiva com amortecedores ajustáveis eletronicamente, além de um diferencial traseiro de deslizamento limitado.

Como parte do equipamento de série, o Alpina XD3 traz umas generosas jantes de 20” Alpina Classic, que, em opção, podem crescer até às 22”.

Alpina XD3 2018

Alpina XD3 em comercialização ainda este ano

O Alpina XD3 deverá entrar em comercialização ainda no terceiro trimestre deste ano, altura em que também deverá ser divulgada a lista de equipamento, tanto de série, como opcional. Já a entrega das primeiras unidades, deverá começar apenas no início do próximo ano.

Alpina XD3 2018

 

 

Sabe esta resposta?
Onde é que foi desenhado o novo SEAT Arona?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Arona. Os segredos da tecnologia em movimento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

SEAT Arona. Os segredos da tecnologia em movimento