Notícias Afinal o Audi TT não vai ser um “coupé” de quatro portas…

Antevisão

Afinal o Audi TT não vai ser um “coupé” de quatro portas…

Afinal o Audi TT vai continuar a ser um coupé. Os argumentos racionais não convenceram a marca alemã e o TT de quatro portas vai ficar na gaveta.

Audi TT

Uma família de modelos para o Audi TT foi uma possibilidade já estudada anteriormente pela marca alemã, onde se incluiu até um TT de quatro portas, proposta do qual até conhecemos um concept, o TT Sportback, mostrado no Salão de Paris em 2014.

Face a estes estudos, surgiram rumores, também replicados por nós, que a próxima geração do modelo fosse assumir-se como um “coupé” de quatro portas abandonando as carroçarias coupé e roadster que fizeram do TT um…TT, devido, essencialmente, à performance comercial neste nicho que não tem sido famosa.

No entanto esses rumores foram agora desmentidos pela própria Audi. Pelos vistos a marca alemã não está a planear transformar o TT numa alternativa mais familiar e o futuro deve mesmo passar pelas tradicionais versões coupé e roadster.

RELACIONADO: Do Audi TT nasceram 11 concepts. Conhece-os a todos
Audi TT
Afinal o Audi TT Sportback vai continuar a ser um protótipo.

Transformar um ícone não é fácil

O ponto final nos rumores foi colocado pelo diretor de comunicação da Audi, Peter Oberndorfer. Apesar de ter havido planos para alargar a gama TT, tal como disse Oberndorfer, “Realmente tivemos a ideia de uma “família” TT (…) mas atualmente já não é um objetivo” esse projeto acabou por ser abandonado.

Penso que o Audi TT é um ícone, e transformá-lo num carro familiar é bastante díficil"

Peter Oberndorfer, diretor de comunicação da Audi
VÊ TAMBÉM: De 400 cv a quase 700 cv. Conhece os futuros Audi RS

De acordo com Oberndorfer, os planos para criar um TT “coupé” de quatro portas caíram por terra porque “temos de, cada vez mais, concentrar esforços, pois temos de fazer motores a gasolina e Diesel por um lado e por outro lado temos de nos focar na eletrificação (…) temos de pensar no que podemos fazer e no que podemos custear. Por isso estamos bastante felizes com um TT apenas neste momento”.

As declarações de Oberndorfer surgiram algum tempo depois de a AutoExpress ter noticiado que o projeto para um TT de quatro portas teria recebido luz verde. Assim sendo, ao que tudo indica a próxima geração do Audi TT deverá continuar fiel às carroçarias coupé e roadster em vez de cair na tentação de assumir um formato mais familiar.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Audi SQ2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2