Notícias Peugeot 308. Versão totalmente elétrica chega em 2023

Antevisão

Peugeot 308. Versão totalmente elétrica chega em 2023

Uma versão 100% elétrica do novo 308 foi confirmada por Linda Jackson, diretora geral da Peugeot, que também revelou que a chegada ao mercado deve acontecer em 2023.

peugeot-308

Apresentado há cerca de duas semanas, o novo Peugeot 308, agora na sua terceira geração, surgiu com uma aparência mais sofisticada que nunca e com ambições redobradas. Com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o 308 é dos modelos mais importantes da Peugeot.

Quando chegar ao mercado, dentro de alguns meses — tudo indica que comece a chegar aos principais mercados a partir de maio, o 308 terá disponível, logo à partida, duas motorizações híbridas plug-in. Mas o potencial de eletrificação deste modelo não se esgota aqui.

A grande surpresa da gama será uma versão totalmente elétrica do Peugeot 308 que será lançada em 2023 para fazer frente ao Volkswagen ID.3, que o Guilherme Costatestou em vídeo. A confirmação vem do seio da própria Peugeot.

A NÃO PERDER: A versão mais desejada. Será assim a futura carrinha do Peugeot 308?
Ligar cabo carregamento do híbrido plug-in
Quando chegar ao mercado, dentro de alguns meses, o Peugeot 308 terá disponível duas motorizações híbridas plug-in.

Primeiro foi Agnès Tesson-Faget, diretora de produto do novo 308, a dizer à Auto-Moto que um 308 elétrico estava na calha. Depois foi Linda Jackson, diretora geral da Peugeot, a confirmar em entrevista ao L’Argus que uma variante 100% elétrica do 308 ia chegar em 2023.

Agora foi a vez da Automotive News “dar eco” a esta notícia, reforçando tudo o que já tinha sido adiantado até aqui e citando um porta-voz da fabricante gaulesa que terá dito que “ainda é cedo” para discutir os detalhes desta variante, incluíndo a plataforma onde esta versão será construída.

VEJAM TAMBÉM: Próximos Peugeot 208 e 2008 exclusivamente elétricos? Possibilidade que ganha força

Os detalhes técnicos do 308 totalmente elétrico — deverá assumir a designação e-308 — ainda são desconhecidos e a plataforma que lhe servirá de base é, por enquanto, uma das maiores dúvidas. É que o novo 308 tem por base a plataforma EMP2 para modelos compactos e médios, que apenas permite eletrificação híbrida plug-in, pelo que a versão 100% elétrica terá que assentar numa plataforma distinta, preparada para este tipo de solução.

Grelha dianteira com novo símbolo Peugeot
Novo emblema, tipo brasão, em destaque na dianteira, servindo também para esconder o radar dianteiro.

A plataforma CMP, que serve de base, entre outros modelos, ao Peugeot 208 e e-208, é um desses casos, uma vez que pode acomodar mecânicas Diesel, a gasolina e elétricas. Ainda assim, o mais provável é que este 308 totalmente elétrico venha a receber a próxima arquitetura eVMP — Electric Vehicle Modular Platform, uma plataforma para modelos 100% elétricos que será estreada na próxima geração do Peugeot 3008, cujo lançamento está previsto precisamente para 2023.

A NÃO PERDER: Peugeot e-2008 entra em 2021 como o elétrico mais vendido em Portugal

O que se sabe sobre a eVMP?

Com uma capacidade de armazenamento de 50 kWh por metro entre os eixos, a plataforma eVMP vai poder receber baterias entre 60-100 kWh de capacidade e viu a sua arquitetura ser otimizada por forma a usar todo o piso para albergar as baterias.

peugeot-308

Quanto à autonomia, as últimas informações sugerem que os modelos que recorrerem a esta plataforma deverão contar com uma autonomia entre os 400 e os 650 km (ciclo WLTP), consoante as suas dimensões.

Enquanto não são conhecidos mais detalhes da versão elétrica, podem sempre ver ou rever o vídeo de apresentação do Peugeot 308, onde o Guilherme Costa explica, ao detalhe, tudo o que é preciso saber sobre o novo familiar francês.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do Peugeot 508 PSE?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

508 PSE. Já há preços para o Peugeot de produção mais potente de sempre