Notícias eVMP. A nova plataforma para elétricos do Groupe PSA

Antevisão

eVMP. A nova plataforma para elétricos do Groupe PSA

A plataforma eVMP destina-se a modelos do segmento C e D e é o primeiro passo do Groupe PSA rumo a uma gama cada vez mais elétrica.

Plataforma eVMP

A promessa é feita pelo próprio Groupe PSA: entre 2020 e 2025 o objetivo é, gradualmente, passar de duas plataformas multi-energia — as atuais CMP e EMP2 —  para duas 100% eletrificadas. A plataforma eVMP — Electric Vehicle Modular Platform — é precisamente uma delas.

Com o primeiro modelo assente sobre a plataforma eVMP previsto para 2023, ficamos a saber que esta destina-se a modelos do segmento C e D. Apesar de ser uma plataforma para modelos 100% elétricos, de onde sairão vários modelos elétricos, de acordo com o comunicado do Groupe PSA, em alguns mercados, poderá contar, no entanto, com variantes híbridas.

Segundo o Groupe PSA, a eVMP vai servir para criar desde SUV até sedãs e permite uma considerável otimização dos custos de desenvolvimento e industrialização.

VÊ TAMBÉM: A Opel também tem um novo logótipo. E o Mokka vai estreá-lo

O que já sabemos?

Com uma capacidade de armazenamento de 50 kWh por metro entre os eixos, a plataforma eVMP vai receber baterias entre 60-100 kWh de capacidade e viu a sua arquitetura ser otimizada por forma a usar o todo o piso para albergar as baterias.

Segundo o Groupe PSA, os modelos que recorrerem a esta plataforma deverão contar com uma autonomia entre os 400 e os 650 km (ciclo WLTP) consoante as suas dimensões.

Esta plataforma global permitirá oferecer uma gama de veículos que respeitam o meio ambiente, que respondem às mudanças nas expetativas dos nossos clientes e garantem prazer de condução e segurança, valores que são a base da reputação do Grupo.

Nicolas Morel, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Groupe PSA

Revelados estes planos, resta agora saber por quanto mais tempo o Groupe PSA vai manter as suas atuais plataformas multienergias em produção, capazes de oferecer modelos com motor de combustão interna.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208