Notícias Preciso de um carro com muito espaço. Quais as melhores opções até 30 mil euros?

Guia de compra

Preciso de um carro com muito espaço. Quais as melhores opções até 30 mil euros?

Tens um orçamento de até 30 mil euros e precisas de um carro onde o espaço disponível é o principal argumento? Estas são as nossas escolhas.

Toyota Corolla Touring Sports

Neste exercício a missão é “fácil”. Precisamos de um carro com propósitos mais familiares, com muito espaço disponível para levar a “tralha” dos miúdos, ou para levar o pai, a sogra, o tio e o cão.

Decisões, decisões, decisões… Escolho o SUV “da moda” ou opto por um ainda mais prático MPV? E que tal uma carrinha?

Como dá para ver, podemos acabar por comparar carros que nada têm a ver uns com os outros — não têm de ser rivais diretos —, vai depender sempre do que andamos à procura, do nosso orçamento e das oportunidades que surgem.

VÊ TAMBÉM: Como estragar a produtividade? Abrir um site de classificados de automóveis

Colocámos o preço máximo nos 30 mil euros, para manter a discussão no seu lado mais acessível, e além dos incontornáveis SUV, temos alternativas como MPV e carrinhas.

Dacia Duster

Dacia Duster 2018

Havia dúvidas de que estaria por aqui? Toda a gama Duster, incluindo os de tração às quatro rodas, estão abaixo dos 30 mil euros. Preços de segmento B num carro com dimensões de segmento C. O Dacia Duster apresenta uma oferta de espaço generosa, com a bagageira a ascender aos 445 l. A versão 4×4 só deve ser ponderada em caso de necessidade, já que paga Classe 2 nas portagens.

Preços a começar nos 15 600 euros para o 1.2 TCe de 130 cv e a culminar nos 24 486 euros do 1.5 dCI de 115 cv com tração às quatro.

RELACIONADO: TESTADO. Tudo o que precisas saber sobre o novo Dacia Duster

Honda HR-V

Honda HR-V facelift 2019

Não é o mais popular dos SUV/Crossover compactos, mas merece a nossa atenção. Tudo porque apesar das dimensões compactas, o Honda HR-V dispõe de uma das melhores ofertas de espaço do segmento, complementado com excelente versatilidade, graças aos “bancos mágicos” da segunda fila. A capacidade da bagageira é de 448 l.

Existem duas motorizações disponíveis — 1.5 i-VTEC (gasolina) e 130 cv e 1.6 i-DTEC (gasóleo) e 120 cv — e abaixo dos 30 mil euros já temos acesso aos níveis mais elevados de equipamento no caso do 1.5 i-VTEC, e o nível intermédio Elegance para o 1.6 i-DTEC.

Preços a partir dos 25 050 euros para o 1.5 i-VTEC Comfort e 27 920 euros para o 1.6 i-DTEC Comfort. O Diesel com o nível Elegance, mais elevado, fica nos 29 670 euros.

Em opção ao Duster e HR-V, existem outras propostas mais compactas, também com oferta generosa de espaço como o Citroën C3 Aircross, Opel Crossland X e até o “nosso” Volkswagen T-Roc.

RELACIONADO: Ao volante do Honda HR-V Sport. Queimar os últimos cartuchos

Citroën C5 Aircross

Citroën C5 Aircross

Subindo um segmento, se é mais fácil encontrar opções com o espaço que precisamos, mais difícil é encontrarmos algo que encaixe no nosso orçamento. O Citroën C5 Aircross consegue oferecer os dois: muito espaço e preço em conta.

A bagageira varia entre os 580 l e os 720 l — cortesia dos bancos deslizantes —, e tem três lugares traseiros individuais, característica rara na indústria automóvel nos dias que correm. O Citroën C5 Aircross ganha também pontos ao nível do conforto, graças à suspensão de batentes hidráulicos progressivos.

Os preços começam nos 24 317 euros para o 1.2 PureTech de 130 cv com nível de equipamento Live, subindo para os 26 817 euros no nível Feel, sempre com caixa manual de seis velocidades. É possível conseguir um 1.5 BlueHDI de 130 cv por menos de 30 mil euros (29 606 euros), mas só com o nível de equipamento Live.

Em alternativa existe o primo Opel Grandland X 1.2T, e os SEAT Ateca e Skoda Karoq, ambos com o 1.0 TSI de 115 cv, a revelarem-se também bastante espaçosos.

VÊ TAMBÉM: Citroën C4 Cactus já disponível em Portugal. A partir de 18 907€

Citroën C4 Spacetourer

Citroën C4 SpaceTourer, Citroën Grand C4 SpaceTourer

A nossa primeira alternativa aos SUV é outro… Citroën. Os MPV, ou monovolumes, não são conhecidos por serem os mais desejáveis do mercado, mas são ainda a “embalagem” certa para propósitos familiares, com muito espaço disponível e excelente acessibilidade.

O número de propostas tem diminuído — culpem os SUV —, mas ainda há algumas disponíveis, como o Citroën C4 Picasso SpaceTourer e Grand C4 SpaceTourer. E para estarem nesta lista, é porque é possível adquiri-los por menos de 30 mil euros.

A diferença entre os dois C4 SpaceTourer refere-se ao número de lugares, cinco ou sete, e as bagageiras têm, respetivamente, 537-630 l e 645-704 l (duas filas de bancos). Curiosamente, graças a uma campanha para o Grand C4 SpaceTourer de sete lugares, o preço é inferior ao de cinco lugares, a começar nos 21 848 euros (1.2 PureTech 130).

O C4 SpaceTourer de cinco lugares tem um preço a começar nos 22 073 euros para o 1.2 PureTech 130, com a versão 1.5 BlueHDI 130 a começar nos 27 773 euros.

Mais acessível, com sete lugares, só mesmo o Dacia Lodgy, ou em opção, no campo dos MPV, ainda que mais pequeno o Fiat 500L.

RELACIONADO: SpaceTourer é a nova proposta da Citroën

Peugeot Rifter

Peugeot Rifter

Derivados de veículos comerciais, não deixam de ser opções válidas como veículos familiares nas suas versões de passageiros. O Peugeot Rifter é apenas o exemplo mais recente, juntamente com os irmãos Citroën Berlingo e Opel Combo, e para mais construído por terras lusas, mais precisamente em Mangualde.

As formas cúbicas ajudam a maximizar o espaço interior, com a bagageira a começar nuns super generosos 775 l para a versão standard de cinco lugares — existe opção de sete lugares e ainda podemos optar pela carroçaria longa.

Os preços começam nos 20 800 euros para o 1.2 PureTech de 110 cv, mas mesmo optando pelo nível de topo, o GT Line, o preço fica-se pelos 23 750 euros, com a opção Diesel 1.5 BlueHDI de 100 cv a subir para os 28 250 euros.

VÊ TAMBÉM: Peugeot Rifter 4×4 Concept. O lado mais aventureiro do novo MPV

Ford Focus Station Wagon

Ford Focus SW

Na tipologia que resta para carros familiares, não podiam faltar as carrinhas. A nova Ford Focus Station Wagon mereceu a nossa atenção — não só é uma das carrinhas com maior bagageira no segmento, 608 l, como também continua a ser uma das melhores opções ao nível de comportamento dinâmico.

Com preços a começar nos 23 866 euros para o 1.0 EcoBoost de 100 cv, podemos, no entanto, optar pela mais cativante versão ST-Line com o 1.0 EcoBoost de 125 cv a partir dos 26 401 euros. Ainda abaixo dos 30 mil euros, a versão a gasóleo 1.5 EcoBlue de 120 cv, com o nível de equipamento Business está disponível por 29 034 euros.

Outras opções, onde a bagageira se destaca, são a Hyundai i30 SW, a Kia Ceed Sportswagon e a Skoda Octavia Break. Com uma bagageira um pouco mais pequena, mas mesmo assim com 550 l, temos a Fiat Tipo SW.

VÊ TAMBÉM: Ford Focus 1.5 EcoBoost Vignale SW. Testámos o Focus com sotaque italiano

Toyota Corolla Touring Sports

Toyota Corolla Touring Sports 2019

Ainda sobra uma outra carrinha, que se destaca por ser a única com motorização híbrida. A Toyota Corolla Touring Sports Hybrid conjuga um motor a 1.8 a gasolina com um motor elétrico para garantir consumos capazes de rivalizar com os de uma proposta Diesel. A bagageira não perde muito para a concorrência, ao apresentar 598 l de capacidade.

O preço começa nos 27 190 euros, mas por mais 1700 euros podemos optar por um nível de equipamento acima, o Comfort.

Se queres outra opção híbrida e o formato SUV te agrada, tens como alternativa o Kia Niro.

VÊ TAMBÉM: Ao volante dos dois híbridos do Toyota Corolla. Fórmula vencedora?

Nota: Todos os preços presentes neste artigo foram retirados dos sites das próprias marcas.

Sabe esta resposta?
O novo Honda HR-V Sport herda o motor e caixa de que carro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante do Honda HR-V Sport. Queimar os últimos cartuchos