Notícias Citroën Berlingo. Sabe tudo sobre a nova geração do MPV “Made in Mangualde”

Salão de Genebra 2018

Citroën Berlingo. Sabe tudo sobre a nova geração do MPV “Made in Mangualde”

Aí está! Após o teaser, o novo Citroën Berlingo — "Made in Mangualde" — está pronto para a apresentação em Genebra. Início da comercialização na segunda metade de 2018.

Citroen Berlingo 2018

É o segundo modelo mais vendido da Citroën a nível mundial, logo atrás do C3, assim como o mais popular em 27 dos países onde é comercializado, o novo Citroën Berlingo aí está, naquela que é a sua terceira geração, poucas semanas antes da sua apresentação mundial ao público, no Salão Automóvel de Genebra.

Como a geração que o precedeu, a sua produção continuará a efetuar-se, em parte, em Portugal, na fábrica da PSA em Mangualde, com a produção a decorrer também em Vigo, Espanha.

Citroën Berlingo com EMP2 para maior versatilidade

A plataforma é nova, uma derivação da EMP2 (Efficient Modular Platform 2) que serve de base a propostas como o Citroën C4 Picasso ou o Peugeot 3008, entre outros. O novo Citroën Berlingo começa, desde logo, por mudar o seu posicionamento, agora mais aventureiro.

Citroen Berlingo 2018
Estilo mais aventureiro para a nova Berlingo

Mas também mais versátil, graças à oferta, não de uma, mas de duas variantes — M e XL, ou seja, distinguem-se pelo comprimento da carroçaria. A versão M, com um comprimento total de 4,4 metros, ao passo que a XL tem 4,75 m, não só 350 mm mais comprida, mas também com distância entre eixos superior em 190 mm, atingindo os 2970 mm.

No entanto e apesar das diferenças em termos de dimensões exteriores, ambas as versões podem acomodar configurações, tanto de cinco, como de sete lugares. Tanto os três lugares individuais da segunda fila, como os dois da terceira, podem ser removidos do interior, aumentando assim o espaço de carga para 2,70 metros de comprimento (M), ou então para os 3,05 metros (XL).

RELACIONADO: Produção em Mangualde. PSA “desvenda” novos Partner, Berlingo e Combo

Mais capacidade de carga, maior arrumação

Não falta espaço para carga na nova Citroën Berlingo. Mesmo considerando a versão M de cinco lugares são 775 litros, que crescem para uns impressionantes 1050 litros na XL. Sendo que ambas beneficiam não só de um piso totalmente liso, como da mesma facilidade de acesso — seja através das portas laterais deslizantes com vidros de acionamento elétrico, ou do portão traseiro, o qual oferece um óculo de abertura independente.

Citroen Berlingo 2018
Modutop garante 92 litros de capacidade

A par da elevada capacidade da bagageira, existe um total de 28 espaços de arrumação no interior do cabine, sinónimo de mais 186 litros de capacidade de carga, a qual pode ser, inclusivamente, acomodada no tejadilho, onde qualquer uma das versões possui um espaço próprio de arrumação, denominado Modutop, e que garante 92 litros para arrumações.

Equipamento sem mácula

Já no capítulo do equipamento estão disponíveis um total de 19 tecnologias de ajuda à condução, como é o caso de um Head-Up Display a cores, um Cruise Control Adaptativo com função de Stop, travão de estacionamento elétrico, câmara traseira com visionamento a partir de cima, Grip Control com sistema de ajuda nas descidas íngremes e Controlo de Estabilidade do Reboque.

Citroen Berlingo 2018

A pensar na conetividade, um total de quatro soluções de infoentretenimento, com ecrã de oito polegadas e Citroën Connect Nav, além de um sistema de carregamento de smartphones sem fios.

RELACIONADO: O E-Berlingo Multispace é a nova proposta elétrica da Citröen

Novo 1.5 BlueHDi em três variantes

Falando de motores, uma oferta que passa por dois blocos, um a gasolina e outro a Diesel, mas com múltiplas variantes de ambos. No primeiro caso, traduzida em duas variantes do mesmo 1.2 PureTech: com 110 cv e caixa manual de seis velocidades, e uma mais potente, com 130 cv e caixa automática de oito relações (EAT8). Esta última, disponível, no entanto, apenas a partir da segunda metade de 2019.

Citroen Berlingo 2018

A oferta Diesel resume-se ao novo bloco 1.5 BlueHDi, embora com três níveis de potência: 75 e 100 cv de potência, ambos com caixa manual de seis velocidades, e um mais potente, de 130 cv, que tanto pode acoplar a transmissão manual, como a já referida EAT8.

Em Portugal

Não existe ainda data oficial para o início de comercialização da nova Citroën Berlingo, estando prevista a sua chegada ao mercado apenas na segunda metade do ano.

Citroën Berlingo 2018

 

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade da bagageira do novo BMW X2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já testámos o novo BMW X2. Primeiras impressões
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Já testámos o novo BMW X2. Primeiras impressões