Notícias “O 408 atualmente não tem concorrentes”. Entrevistámos o diretor de produto da Peugeot

Entrevista

“O 408 atualmente não tem concorrentes”. Entrevistámos o diretor de produto da Peugeot

Com o stand da Peugeot no Salão de Paris como pano de fundo, estivemos à conversa com Jerôme Micheron, diretor de produto da marca do leão.

No próximo ano a Peugeot vai ter um total de 24 propostas eletrificadas no mercado, numa ofensiva liderada por modelos como o novo Peugeot 408 e o renovado e-208, mas que também chega às duas rodas e aos comerciais.

Mas o inédito 408 acaba por ser um dos principais rostos desta nova era da marca francesa, que tem como ambição vender apenas automóveis 100% elétricos na Europa a partir de 2030.

O novo Peugeot 408 aposta na eletrificação logo desde o lançamento, com duas motorizações híbridas plug-in, mas já está confirmada uma versão totalmente elétrica, que se vai chamar e-408.

TODOS OS PREÇOS: Peugeot 408 já pode ser encomendado. Todos os preços para Portugal

Peugeot 408 Salão Paris 2022
© Pedro Alves / Razão Automóvel
A somar a isso conta com uma carroçaria apostada em desafiar as convenções, já que mistura elementos típicos das berlinas e dos SUV, sem esquecer os coupé. O resultado é aquilo a que a marca de Sochaux apelida de fastback e que dá nas vistas pelas linhas desportivas e pelo aspeto robusto.

Não é por isso de estranhar que o 408 seja, neste momento, o «ponta de lança» da Peugeot para o mercado europeu e isso fica bem evidente na edição deste ano do Salão Automóvel de Paris. Quem entrar no pavilhão 4 do Mondial de L’Auto dá imediatamente de caras com uma esfera gigante com um Peugeot 408 no seu interior, uma espécie de instalação de arte.

Foi com este pano de fundo que nos sentámos para uma conversa com Jerôme Micheron, diretor de produto da Peugeot, que nos falou das expectativas em torno do novo 408, do tipo de cliente que este modelo vai atrair, da aposta na eletrificação e até da saída do segmento dos citadinos.

Jerôme Micheron, diretor de produto da Peugeot
Jerôme Micheron, diretor de produto da Peugeot © Christophe Guibbaud

“Peugeot 408 expressa os valores da marca”

Razão Automóvel (RA) — Vamos começar pelo 408, que é a estrela do evento para a Peugeot. Basicamente ele dá início a uma tendência de misturar os segmentos e os tipos de carroçaria. O quão importante é este carro? 

Jerôme Micheron (JM) — Em primeiro lugar este carro é muito importante face ao posicionamento da marca, porque ele realmente consegue expressar o que a marca representa. Nós dizemos que queremos ser uma marca inventiva e quando vês o 408 percebes que conseguimos ser arrojados, audazes e inovadores. E este carro mostra exatamente o que queremos fazer. Por isso ele é muito importante.

LEIAM TAMBÉM: Peugeot e-208 vai ganhar potência e autonomia em 2023. Mas como?

Vamos ver qual será o volume de vendas, temos expectativas altas relativas ao 408. Mas ele expressa mesmo os valores da marca. Nós falamos muito acerca do termo Allure (elegante, atrativo) e do facto de queremos ter um design arrojado, e isso é chave para nós. Quanto às tendências, este carro atualmente não tem concorrentes.

Peugeot 408
Peugeot 408

Somos constantemente questionados acerca da concorrência e de quem queremos alcançar, e a melhor resposta para nós é falar dos clientes. Porque quando pensámos neste veículo e no seu posicionamento tínhamos vários tipos de clientes em mente e o primeiro é um cliente que tem vindo a conduzir vários SUV.

RA: Quem vai comprar o 408?

JM — Um dos trunfos dos SUV é o facto de serem os carros mais modernos que podes comprar. Por isso o design do 408 vai atrair compradores de SUV, porque eles sabem que o carro também está a expressar a personalidade deles. Isto é fundamental.

O carro também vem com a sensação de proteção que temos nos SUV, por culpa das rodas grandes e por estarmos sentados numa posição elevada. O carro recupera isso e mistura as tendências de mais refinamento, mais aerodinâmica e mais eficiência. Para nós é uma nova tendência.

dois Peugeot 408, vistos de frente e traseira 3/4

RA: Isto é algo que vamos ver noutros segmentos? Podemos esperar, por exemplo, uma solução semelhante baseada no 2008?

JM — Não posso dizer-te o que vamos fazer no futuro. O que posso sim dizer é que olhando para o posicionamento da marca e para o que queremos fazer, vamos ser inovadores. Isso significa que vamos combinar e reinventar alguns segmentos.

Por isso no futuro vais ter alguns surpresas no que toca a novos estilos de carroçaria fortes em design e que não serão exatamente a norma. Isso é o que nós estamos a fazer.

RA — Podemos dizer que o 408 é o modelo mais “Peugeot” da atualidade?

JM — Este é o mais recente e por definição o mais recente tem o melhor do que nós estamos a desenvolver. Por isso, a resposta é “sim” para o design.

Mas outra coisa que também é consistente é o interior. Quando olhas para o i-cockpit da Peugeot, que é algo que é único, nós estamos a mostrar evoluções a cada novo produto que lançamos. Isso também é algo que é “o mais recente”. Mas consegues perceber de forma clara que está em linha com aquilo que temos vindo a fazer nos últimos anos.

RA — O Peugeot 408 tem potencial para vender mais do que o 308?

JM — É muito difícil de dizer. Hoje em dia o 308 está muito bem instalado no mercado, temos mais de 100 mil encomendas e o carro é ‘top 3’ na Europa. A questão é: qual será a tendência?

Peugeot e-308
O Peugeot 308 acaba de receber duas versões 100% elétricas: e-308 e e-308 SW.

Hoje quando pensamos no cliente do 408, como disse no início, temos pessoas a vir dos SUV, pessoas a vir dos hatchback ou carrinhas de segmento C e também algumas pessoas a vir do segmento D.

Por isso é realmente difícil fazer uma previsão. Mas fizemos testes com alguns clientes e estamos muito confiantes no potencial do veículo. Podemos ter uma boa surpresa em termos de volume de vendas.

Depois do 508 PSE, um 408 PSE?

RA — Continuando ainda a falar no 408, podemos esperar uma versão PSE (Peugeot Sport Engineered)?

JM — É uma excelente pergunta. Nós temos estudado várias opções para os PSE, mas acabámos de anunciar que vamos muito rápido em direção à eletrificação da gama, com o e-308 e o e-308 Station Wagon e já anunciámos que vai haver um e-408. Por isso decidimos alocar o investimento para estar o mais rápido possível no mercado com todos os modelos eletrificados.

As versões desportivas são complicadas hoje em dia, porque o volume é muito baixo e há metas de emissões de CO2 em todo o lado, e por isso justificar versões desportivas é complicado. E como isto é uma corrida para colocar no mercado oferta elétrica, decidimos tê-la em todo o alinhamento e estamos agora a anunciar que em 2023 teremos pelo menos uma versão elétrica em todos os modelos. Esta foi a escolha que fizemos.

LEIAM TAMBÉM: Novo Peugeot 308 elétrico promete ser o mais eficiente da classe

Gama 100% eletrificada

RA — Esse é o foco da marca neste momento e a Peugeot tem nesta altura uma das maiores ofertas eletrificadas do mercado com um catálogo de modelos realmente completo. Por isso mesmo podemos dizer que a Peugeot está na melhor forma de sempre?

JM — A oferta está em grande forma porque é muito moderna. Temos elétricos, temos híbridos plug-in. Estamos muito felizes com o nosso catálogo.

Gama eletrificada Peugeot 2023
Assim será a gama eletrificada da Peugeot em 2023.

RA — Vê algum futuro para os modelos de passageiros com tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio?

JM — Estamos a começar com os furgões de mercadorias porque é preciso espaço para instalar todo o sistema da pilha de combustível. O plano agora está mais focado nos furgões de mercadoria. Mas vamos ver. Neste momento a aposta é nos elétricos de passageiros a bateria.

Peugeot e-Expert Hydrogen
Peugeot e-Expert Hydrogen

Os citadinos

RA — E o segmento A, o dos citadinos. Existem planos para um novo 108?

JM — Não. Fizemos a nossa escolha porque o volume desceu. Se recuares seis ou sete anos, quando as emissões de CO2 eram bem mais altas do que agora, podias ter um carro bastante barato sem qualquer tecnologia de eletrificação. Agora, se quiseres ter um modelo de segmento A, precisas de ser híbrido ou elétrico. E feitas as contas, o volume é cada vez mais baixo.

A NÃO PERDER: Peugeot e-2008 testado. Um SUV compacto elétrico pode ser o único carro da família?

RA — Não faz sentido ter um modelo de segmento A a custar quase o mesmo do que um de segmento B… é isso?

JM — Sim, isso não é racional. É por isso que estamos focados na nossa gama. Queremos trazer toda a tecnologia para o nosso alinhamento, para a eletrificação e também para o infotainment. É nisso que estamos a investir.

RA — Mas se me permite, é uma pena, porque a Peugeot tem uma tradição enorme nesse segmento dos pequenos citadinos…

JM — Sim, mas como disseste a diferença entre o segmento A e o segmento B, se tiveres que cumprir com as emissões de CO2, é mesmo muito pequena.

Peugeot 9X8, um laboratório para o design

RA — Mudando o foco para o Peugeot 9X8 Hypercar (que também marcou presença em Paris), o quão importante é ter um carro como este na competição e ter modelos com tecnologia híbrida nas estradas? Isso é algo que ajuda a construir uma imagem, não?

JM — Sim, é claramente a imagem, mas também o impacto. É importante para todo o desenvolvimento porque saber como desenvolver um híbrido com este nível de performance é fundamental. Mas é também um laboratório para o design.

https://youtu.be/xxb7ikpj4go

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu a sigla GTI na Peugeot?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Último dos… GTI na Peugeot
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Último dos… GTI na Peugeot