Notícias Ofensiva total. 2023 será o ano da eletrificação na Peugeot

Eletrificação

Ofensiva total. 2023 será o ano da eletrificação na Peugeot

Dos elétricos aos híbridos plug-in, passando pelo hidrogénio e pelas e-scooters. No próximo ano a Peugeot terá um total de 24 propostas eletrificadas.

Peugeot e-308 a carregar

A partir de 2030 a Peugeot quer que todas as suas vendas na Europa correspondam a veículos 100% elétricos. Um objetivo que em termos industriais é já «amanhã», e por isso a marca gaulesa vai acelerar a sua transformação.

A partir do primeiro semestre de 2023, todos os modelos da Peugeot estarão disponíveis com uma ou mais versões eletrificadas. Não falamos apenas de veículos de passageiros nem sequer de automóveis. Até a divisão de motociclos e bicicletas irá contribuir para este objetivo.

No total, em 2023 a Peugeot vai contar com 24 propostas eletrificadas. Além de modelos como os novos Peugeot 408 e e-308 ou o renovado e-208, a «marca do leão» vai também contar com bicicletas elétricas, scooters e até um modelo de competição eletrificado: o 9X8.

A NÃO PERDER: Entrámos no ARMAZÉM SECRETO da Peugeot. A segunda parte da visita ao museu Peugeot
Gama eletrificada Peugeot 2023
Todas as propostas eletrificadas da Peugeot em 2023.

Contudo, há três modelos que, pela sua importância no mercado, captam as atenções nesta ofensiva.

Falamos dos Peugeot 3008 e 5008, que vão receber um novo sistema híbrido, e da Peugeot e-Expert Hydrogen, que pretende mostrar que a eletrificação não se faz somente com baterias.

3008 e 5008 com «honras de estreia»

Há muito com versões híbridas e híbridas plug-in, os Peugeot 3008 e 5008 serão responsáveis por estrear a nova geração
de motores híbridos do Grupo Stellantis.

Este novo sistema híbrido vai conjugar um motor a gasolina PureTech de 136 cv com uma nova caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem.

Peugeot 3008 e 5008
Em 2023 os 3008 e 5008 vão receber uma nova variante híbrida.

Com uma bateria de 48V, este novo sistema híbrido (ou muito provavelmente mild-hybrid) oferece binário adicional a baixas rotações e, segundo a Peugeot, permite reduzir os consumos até 15% e percorrer até 1 km em modo elétrico.

Eletrificar sem baterias

Já disponível numa variante elétrica a bateria, em 2023 a Peugeot Expert vai passar a contar com mais uma variante elétrica, desta vez alimentada por uma pilha de combustível a hidrogénio.

Peugeot e_Expert Hydrogen
A Peugeot e-Expert Hydrogen pode transportar até 1000 kg de carga e tem um espaço de carga de 6,1 m3.

Com 400 km de autonomia, a Peugeot e-Expert Hydrogen pode ser reabastecida em apenas 3 minutos. A pilha de combustível a hidrogénio alimenta um motor elétrico com 136 cv (100 kW) e 260 Nm.

VEJAM TAMBÉM: Testámos a Peugeot e-Traveller (elétrica). O que vale o futuro dos MPV?

Duas rodas também se eletrificam

A Peugeot também vai eletrificar as suas bicicletas — algo que acontece há vários anos — e também os seus motociclos. Recordamos que a Peugeot tem uma longa tradição, anterior aos automóveis, na produção deste tipo de veículos.

Depois de há uns anos ter lançado a scooter elétrica e-Ludix, a Peugeot vai revelar no Salão de Paris a Peugeot e-Streetzone, uma scooter 100% elétrica com até 112 km de autonomia.

Peugeot e-Streetzone
Parece uma scooter a combustão, mas a e-Streetzone é totalmente elétrica.

Além disso, a Peugeot Cycles, a divisão da Peugeot responsável pela produção de bicicletas, conta com uma gama composta por seis bicicletas elétricas.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208