Notícias A Peugeot será exclusivamente elétrica na Europa a partir de 2030

Indústria

A Peugeot será exclusivamente elétrica na Europa a partir de 2030

A confirmação foi feita pela CEO da Peugeot, Linda Jackson, mas já em 2024 toda a gama será eletrificada (entre híbridos e elétricos).

Peugeot e-208

Apesar das reservas de Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, acerca dos custos da eletrificação, a diretora executiva da Peugeot, Linda Jackson, anunciou que a marca gaulesa será 100% elétrica a partir de 2030, na Europa.

“À medida que transitamos para as novas plataformas da Stellantis, a STLA Small, Medium e Large, em 2030 todos os modelos da Peugeot serão elétricos”, declarou Linda Jackson à Automotive News Europe.

Já para os mercados fora do «velho continente», a diretora executiva da Peugeot garantiu que a marca continuará a oferecer modelos com motores de combustão interna.

A NÃO PERDER: Atlante. Rede de carregamento rápido da Stellantis vai ter 35 mil postos e chegará a Portugal
Peugeot e-2008

Recordamos que, antes da Peugeot, já outras marcas do Grupo Stellantis tinham anunciado que se tornariam 100% elétricas durante esta década.

A DS Automobiles anunciou que a partir de 2024 todos os seus novos modelos serão elétricos; a renascida Lancia só lançará modelos elétricos a partir de 2026; a Alfa Romeo vai-se eletrificar totalmente em 2027; Opel será exclusivamente elétrica a partir de 2028: e a Fiat quer sê-lo a partir de 2030.

Quatro plataformas a caminho

Na base desta eletrificação total da Peugeot estão três das quatro plataformas dedicadas a modelos elétricos que a Stellantis vai lançar no decorrer desta década: a STLA Small, STLA Medium e a STLA Large. A quarta, a STLA Frame, será dedicada a veículos de chassis de longarinas e travessas, por exemplo, as pick-up da Ram.

Apesar de concebidas já a pensar num futuro elétrico, estas plataformas continuarão a albergar motorizações de combustão interna, um pouco à semelhança do que atualmente acontece com a plataforma CMP que serve de base aos Peugeot e-208 e e-2008.

LEIAM TAMBÉM: Objetivo: ELETRIFICAR. Stellantis vai investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025

Ainda antes de se tornar 100% elétrica, a Peugeot vai ver toda a sua gama eletrificar-se, algo que, segundo Linda Jackson, acontecerá já em 2024. Atualmente a gama da marca francesa conta já com 70% de modelos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in).

peugeot-308
Em 2023 o 308 vai receber uma versão 100% elétrica.

Acima das expectativas

A apoiar esta aposta total nos elétricos por parte da Peugeot parecem estar os números de vendas do Peugeot e-208.

A diretora executiva da marca de Sochaux diz que a versão elétrica do utilitário tem ultrapassado as expectativas de vendas, representando atualmente 20% do total, um valor superior às projeções iniciais que apontavam para uma quota de 10% a 15%.

Quanto ao e-2008, os números não são tão impressionantes e Linda Jackson explicou porquê. O 2008 “tende a ser o principal carro de muitos clientes, e por isso é usado para percorrer distâncias mais longas (…) Os clientes têm de decidir se um carro elétrico é o mais apropriado para eles”.

Fonte: Automotive News Europe.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Peugeot 3008 GT HYBRID4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 3008 GT HYBRID4 testado. O mais potente de sempre