Notícias Peugeot 307 SW. Um milhão de quilómetros sem «abrir» motor

Imparável

Peugeot 307 SW. Um milhão de quilómetros sem «abrir» motor

Esta Peugeot 307 SW com um milhão de quilómetros prova que, com o devido cuidado, é possível prolongar e muito a vida do nosso veículo.

Peugeot 307 SW

Não são só os japoneses ou alguns alemães da «velha guarda» capazes de atingir e superar a marca de um milhão de quilómetros, como demonstra esta muito francesa Peugeot 307 SW.

Produzida em junho de 2006, foi comprada pelo seu atual dono, Fabrice Gommé, já em segunda mão, em 2007, na altura com apenas 6000 km.

Desde então esta 307 SW não parou de andar… e muito, tendo atingido no último dia 27 de maio a significativa marca de um milhão de quilómetros, o que dá uma média superior a 66 mil quilómetros por ano ou mais de 5500 km por mês!

VEJAM TAMBÉM: Toyota Dyna nacional já percorreu 1 milhão de quilómetros

Ainda com o motor de origem

Esta Peugeot 307 SW está equipada com o motor Diesel 1.6 HDI de 92 cv e o motor nunca foi trocado e o turbo também não. No entanto, teve de trocar a caixa de velocidades por volta dos 600 mil quilómetros e, surpreendentemente, a embraiagem só foi trocada também uma vez. Também o alternador foi substituído.

Para celebrar tão significativo marco, Fabrice Gommé levou a sua resiliente Peugeot 307 SW numa viagem que o levou a passar pela fábrica onde o motor 1.6 HDI (DV6TED4) foi construído, em Tremery, mostrando-o a alguns dos operários que, muito provavelmente, o ajudaram a construir há mais de 15 anos.

A viagem de Fabrice e da 307 SW terminou à porta do museu da marca francesa, em Sochaux, o Musée de L’Aventure Peugeot. Um museu que a Razão Automóvel também já teve oportunidade de visitar e até teve acesso ao seu armazém secreto — um vídeo a não perder:

Regressando à Peugeot 307 SW com um milhão de quilómetros, talvez o aspeto mais frustrante desta epopeia, até como podemos ver pela reação do seu dono no vídeo, é o facto do conta-quilómetros ficar «bloqueado» nos 999 999 km!

Peugeot 307 SW
Fabrice Gommé espera agora poder entregar a sua 307 SW à Peugeot de modo a servir de case-study para “entenderem como tal longevidade é possível”, nas palavras do próprio.

Fernando Gomes

Próximo objetivo: dois milhões de quilómetros?

O desafio veio de um operário da fábrica de Tremery, mas Fabrice recusou, pois sabe que, apesar do feito conseguido, a sua 307 SW está perto do fim: “já estava com receio que parasse nos últimos 300 km, por isso dois milhões… Penso que está próxima do fim.”

Fabrice Gommé já tem um substituto em vista para a sua fiel 307 SW e será um automóvel elétrico, até porque nas suas muitas deslocações tem de entrar em cidades que cada vez mais limitam o acesso apenas a veículos zero emissões. Continuará a ser um Peugeot? “Talvez. Veremos…”