Notícias Qual será o primeiro Volkswagen GTI 100% elétrico?

Antevisão

Qual será o primeiro Volkswagen GTI 100% elétrico?

GTI, uma das siglas mais adoradas da Volkswagen está prestes a conhecer uma nova vida eletrificada, tal como o novo logótipo já nos sugere.

Novo logótipo Volkswagen GTI
© Volkswagen

Atenção, fãs dos modelos GTI da Volkswagen ao longo dos últimos (quase) 50 anos. Parece que teremos novidades consideráveis em breve.

Através do German Patent and Trade Mark Office, a Volkswagen apresentou um novo registo de patente para um novo logótipo que é uma derivação «eletrificada» da sigla GTI.

Tanto a letra “G” como a “T” permanecem inalteradas, mas o “I” desapareceu, dando lugar a um símbolo que se assemelha a um raio.

Novo logótipo Volkswagen GTI em vermelho
© Volkswagen Não nos conseguimos conter e criámos uma versão do novo logótipo GTI em vermelho apenas para ver como ficava

Prevendo um pouco o futuro, será que veremos um Volkswagen GTI 100% elétrico? Afinal, a marca já tinha criado a designação GTX para as opções mais desportivas da sua gama de elétricos.

No entanto, com a chegada de Thomas Schäfer à liderança da Volkswagen o ano passado, em declarações à Autocar, disse que seria “de loucos” abdicar de designações como “GTI” e “R” na transição para a era elétrica.

Por isso, o futuro da sigla GTX parece mais «tremido» com Schäfer ao leme, do que o futuro das tradicionais siglas GTI e R.

Qual será o primeiro GTI 100% elétrico na Volkswagen?

Resta agora especular sobre qual será o primeiro GTI 100% elétrico na Volkswagen. E há vários candidatos.

O primeiro é o ID.3. Há pouco mais de um ano foi revelado um protótipo do ID.3 GTX, com tração às quatro rodas e 333 cv. Foi dito que veríamos a versão final com a renovação do modelo, mas até agora ainda nada.

Será que o ID.3 GTX poderia passar a ID.3 GTI? O Salão de Munique é já no início de setembro…

Volkswagen ID X
Ralf Brandstätter, o ex-diretor geral da Volkswagen, posa ao lado do ID.X, o protótipo para um ID.3 “hot hatch” com 333 cv.

O segundo candidato é o ID. 2all. O futuro degrau de acesso aos elétricos na Volkswagen — preços previstos a começar abaixo dos 25 mil euros — foi apresentado no último mês de março como protótipo e tem chegada prevista para 2025.

Já foi especulada uma futura variante desportiva e a sigla GTI certamente encaixaria perfeitamente num modelo compacto (dimensões similares ao Polo) como o ID. 2all. Neste caso, teríamos de esperar, pelo menos, por 2025-26.

O terceiro candidato só podia ser o Golf. Foi o primeiro na Volkswagen a ostentar a sigla GTI e, oito gerações e quase meio século depois, ainda a exibe com orgulho. Que melhor nome para «carregar» a sigla GTI na era elétrica?

Thomas Schäfer não quer abandonar o nome Golf nem a sigla GTI, mesmo considerando uma gama totalmente elétrica. Os planos para uma próxima geração do Golf 100% elétrica já parecem estar em marcha.

Um futuro Golf GTI elétrico parece ser, assim, quase certo. Os rumores mais recentes avançam que um novo Golf elétrico poderá chegar tão cedo como em 2025; um Golf GTI talvez um ano depois.

Sabe esta resposta?
Que modelo da Volkswagen estreou a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem (DSG) em 2002?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Apenas com 25 000 km. Conduzimos o primeiro Volkswagen Golf R32