Notícias Audi A3 2024 ganha novo Allstreet de «calças arregaçadas»

Apresentação

Audi A3 2024 ganha novo Allstreet de «calças arregaçadas»

O Audi A3 2024 foi retocado por fora e reforçado tecnologicamente. Mas a maior novidade é a chegada do A3 Allstreet, com tiques de crossover.

Audi A3 Allstreet
© Audi

A atual geração do A3 — a quarta, desde que a Audi criou o segmento compacto premium em 1996 — foi lançada em 2020, e recebeu agora uma atualização a meio do seu ciclo de vida.

Naturalmente que o primeiro destaque nesta «lavagem de cara» do A3 2024 é o novo Allstreet, com mais três centímetros de distância ao solo, com posição de condução mais alta e «tiques» de crossover, como o mercado não se cansa de pedir.

Primeiras impressões

Depois deste primeiro «choque», o A3 Allstreet distingue-se pela colocação mais alta da Singleframe de moldura única em preto baço, criando assim uma ponte para os modelos Q, os SUV da marca alemã. Para além disto, existem também três ranhuras específicas que estão integradas no spoiler dianteiro e no difusor traseiro.

As embaladeiras escurecidas e os acabamentos na área inferior das portas contribuem para uma perceção imediata de que o Allstreet é mais alto, em parte justificado pelo efeito combinado da suspensão com curso 15 mm mais elevado, e do maior diâmetro das rodas.

Os conjuntos mola/amortecedor têm afinação específica para esta versão e as jantes de série são de 17”, mais uma do que o A3 Sportback, podendo ainda ser especificadas as de 18” e de 19”.

As barras no tejadilho são de série, a bagageira oferece os mesmos 380 litros de volume (1200 l se as costas dos bancos traseiros forem rebatidas), possuindo ainda uma rede, para evitar que os objetos lá colocados se desloquem com o carro em movimento.

Pela primeira vez no A3, passa a ser possível selecionar e alternar entre as quatro diferentes assinaturas digitais de luzes diurnas a partir do interface homem-máquina (MMI).

No interior, as novidades vão do novo desenho do seletor da caixa mais pequeno e das saídas de ventilação até à consola central com uma nova configuração.

No equipamento de série incluem-se um ecrã tátil com 10,1”, além do Virtual Cockpit da Audi e uma plataforma de carregamento do telemóvel por indução (além de duas entradas USB-C na consola central dianteira e duas adicionais atrás). O interface para o smartphone permite integrar telemóveis com sistemas operativos Android ou Apple no infoentretenimento do A3.

Motorizações

O Audi A3 2024 vai chegar ao mercado com as versões 35 TFSI e 35 TDI. O primeiro é um motor a gasolina de 1,5 l e 150 cv com caixa automática S tronic de sete velocidades e tecnologia mild-hybrid; mais tarde irá estar disponível uma caixa manual de seis velocidades. O segundo é um motor Diesel com 2,0 l, conta igualmente com 150 cv e uma caixa de automática S tronic de sete velocidades.

Ao longo do ano a gama irá ser alargada com mais motorizações a gasolina e gasóleo e ainda uma versão híbrida plug-in, em setembro.

A gama irá iniciar-se no 30 TFSI — chega antes do verão —, que deixa de recorrer aos préstimos do três cilindros de 1,0 l e passará a recorrer a uma versão do quatro cilindros de 1,5 l com 116 cv (caixa manual de seis velocidades). Será acompanhado por uma versão mild-hybrid que trabalha com a transmissão automática S-tronic de sete velocidades.

Do lado dos Diesel, o 30 TDI será igualmente servido pelo motor de quatro cilindros e 2,0 l, mas com 116 cv (cx. manual de seis velocidades).

Audi A3 Allstreet lateral
© Audi

No entanto, nem o 30 TFSI ou o 30 TDI estarão disponíveis no novo Audi A3 Allstreet. As versões menos potentes serão as de 150 cv, a que correspondem os 35 TFSI e os 35 TDI.

Audi S3 com tiques de RS 3

O Audi S3 — do qual ainda não temos imagens —, opção mais desportiva de quatro rodas motrizes, continuará a ter os préstimos do bloco de quatro cilindros com 2,0 l e turbo. Recebeu melhoramentos na gestão eletrónica e no turbo que lhe permitem aumentar o rendimento, chegando agora aos 333 cv e 420 Nm (mais 23 cv e 20 Nm).

Em consequência, a aceleração de 0 a 100 km/h melhora uma décima, sendo agora de 4,7s, enquanto a velocidade máxima se manteve, autolimitada, nos 250 km/h.

Audi A3 Limousine
© Audi Audi A3 Limousine

Os engenheiros alemães afirmam que a principal inovação no S3 prende-se com a introdução do sistema de repartição de binário no eixo traseiro (que a Audi estreou no RS 3). Este usa duas embraiagens multidisco (uma para cada roda) junto à saída do diferencial traseiro, com o objetivo de melhorar a capacidade de curvar do S3. A transmissão automática do S3 foi também melhorada para reduzir os tempos de passagem.

Outras alterações como a alteração do camber das rodas (cerca de 1,5º negativos, mais do dobro do antecessor) e o reforço da rigidez dos braços de suspensão e casquilhos visam tornar a condução ainda mais precisa.

Outra novidade no S3 é o modo de condução Dynamic Plus, que faz com que seja enviado o máximo de binário para as rodas traseiras, para intensificar a tendência de sobreviragem em curva do eixo posterior (neste modo de condução, o controlo de estabilidade torna-se menos interventivo, o motor e a transmissão passam a ter respostas mais imediatas e o ralenti fixa-se nas 1300 rpm (mais 200 rpm do que no modo Dynamic).

O sistema de travagem do novo S3 (que existirá como Sportback e Limousine) foi majorado tendo discos de maior diâmetro e espessura (357 mm x 34 mm, respetivamente), as pinças dianteiras de dois pistões são novas e as jantes são de 19”, em pneus 235/35 à frente a atrás.

Quando chega e quanto custa?

O Audi A3 2024 vai chegar a Portugal a partir de maio, mas os preços ainda não são conhecidos. No entanto, devendo começar nos 40 mil euros, no caso do 35 TFSI Sportback, e um pouco acima se nos referimos ao híbrido plug-in.

Audi A3
© Audi Audi A3

O A3 Limousine deverá ser 900 euros caro e o inédito A3 Allstreet estará praticamente dois mil euros euros acima do preço da carroçaria de cinco portas.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o protótipo do Audi A8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Encontrámos o AUDI A8 ASF de 1993. Ainda hoje surpreende