Notícias Um Volkswagen GTI 100% elétrico? Sim, vai mesmo acontecer

Apresentação

Um Volkswagen GTI 100% elétrico? Sim, vai mesmo acontecer

A sigla GTI vai continuar na Volkswagen, mesmo com a marca a tornar-se totalmente elétrica. O ID. GTI ainda é um concept, mas a sua produção está confirmada.

Volkswagen ID. GTI Concept 3/4 de frente
© Volkswagen

Quase meio século depois do primeiro Golf GTI, a Volkswagen mostra que estas três letras mágicas podem ter um futuro na mobilidade elétrica.

Esta é uma notícia que nos chega através do sorridente Andreas Mindt, o diretor de design da Volkswagen, ao revelar que “já tinha a versão GTI na cabeça quando desenhei o ID. 2All há uns meses, porque é um carro com uma filosofia que encaixa perfeitamente nestas formas”.

© Volkswagen Andreas Mindt é atualmente o diretor de design da Volkswagen

As versões desportivas dos elétricos da Volkswagen começaram por ser batizadas com a designação GTX. Neste caso, porque a letra “X” era associada à tração integral, proporcionada pela presença de dois motores elétricos, um em cada eixo.

No entanto, o novo Volkswagen ID. GTI Concept é um hot hatch com tração apenas nas rodas dianterias, mas que “recupera o conceito de condução desportiva com o caráter prático necessário para o dia a dia”, tal como referido por Thomas Schäfer, o diretor executivo da Volkswagen.

Afinal, foi precisamente este o conceito por detrás da sigla GTI, estreada há 48 anos no Salão de Frankfurt.

O que significa o "I" em GTI?
Originalmente, a letra “I” era proveniente da palavra injeção… que os elétricos não têm. Agora, os marketeers alemães referem que a letra “I” significa… inteligência. Certo…

Os tempos mudaram e a cidade onde se realiza a mais importante feira automóvel em solo alemão também. Por causa disso, será Munique o palco da estreia mundial do Volkswagen ID. GTI, cuja produção em série já está confirmada.

Traços de GTI

Uma das mais conhecidas marcas de um GTI é a moldura vermelha que rodeia a grelha — que este elétrico não tem, óbvio. Por isso, há agora uma faixa vermelha imediatamente por baixo dos grupos óticos em LED.

Sob o logótipo Volkswagen iluminado em branco está um para-choques de desenho mais desportivo, onde se destaca o splitter inferior, as entradas de ar alveolares ou os dois ganchos de reboque vermelhos. A silhueta do ID. GTI é marcada pelos arcos das rodas e pelas soleiras de maior dimensão em plástico negro baço.

As jantes com 20” de diâmetro evidenciam o empurrar dos eixos para as extremidades da carroçaria, deixando a distância entre eixos nos 2,6 m de comprimento, num total de 4,1 m. No entanto, as suas oito aberturas são inspiradas num dos conjuntos de jantes disponíveis no Volkswagen Golf GTI original, na altura com a letra “P”.

© Volkswagen No Volkswagen ID. GTI existem diversos traços inspirados no Golf GTI da primeira geração

Na secção traseira do Volkswagen ID. GTI destaca-se o grande spoiler negro, aberto na transição para o tejadilho. Por baixo deste está inserida uma faixa luminosa em LED que serve de terceira luz de travagem.

O difusor traseiro de duas peças é igualmente negro, estando ladeado pelas extensões das cavas das rodas, recordando o para-choques negro do primeiro Golf GTI.

Interior revivalista

O Golf GTI original ficou famoso pelo padrão axadrezado dos assentos e pelo volante de três raios com uma zona central de absorção de impactos. E claro, pelo punho da caixa com formato de bola de golfe.

Em 2023, o Volkswagen ID. GTI presta tributo ao pai dos GTI através de um airbag posicionado mais abaixo do que o habitual. Conta ainda com um marcador vermelho na posição central no topo do volante.

Quanto ao comando da «caixa», no entanto, este é agora um interruptor na coluna da direção. O tributo à bola de golfe passou para o comando multifunções “GTI Experience”, presente na consola central.

© Volkswagen Por enquanto ainda só tivemos acesso a estes esboços do interior

A instrumentação digital inclui um monitor de 10,9” e transforma-se no painel de instrumentos do Golf GTI da primeira geração, caso seja escolhido o modo Vintage.

No entanto, este concept também pretende ser inovador, pelo que também está presente um head-up display com realidade aumentada. Este projeta informação no para-brisas, tanto para o condutor como para o passageiro dianteiro. No modo GTI, o passageiro até consegue ver o traçado do circuito onde se encontra, a posição na pista e os tempos por volta.

© Volkswagen O tecido axadrezado também não foi esquecido, só que agora, chama-se Jack-e em vez do Jacky do modelo original

No centro do tabliê está um monitor tátil de 12,9” e por baixo deste, há dois espaços destinados ao carregamento sem fios de telemóveis.

Tal como no Volkswagen ID. 2all a partir do qual foi desenvolvido, o ID. GTI tem disponíveis 490 l de capacidade na bagageira. Há ainda 50 l adicionais num espaço inferior, onde se podem guardar os cabos de carregamento.

Dinâmica ainda por definir

Até ao momento, ainda nada se sabe sobre a potência do motor, bateria ou autonomia. Da parte dinâmica, a única informação disponível é a de que a Volkswagen está prestes a entrar num novo patamar de evolução dos seus sistemas dinâmicos de condução com interação eletrónica.

A presença do novo comando “GTI Experiences” na consola central, permitirá alternar entre diversos modos de condução e ajustar o funcionamento de diversos componentes.

Além dos sistemas de propulsão, das afinações do chassis e da direção, será possível personalizar a experiência sonora e até os pontos de passagem de «caixa», simulando o funcionamento de um dos históricos modelos com estas três letras mágicas.

Quando chega?

A versão final do ID. 2All está prevista chegar em 2025. Como já referimos, a produção do ID. GTI está confirmada — será o primeiro GTI 100% elétrico —, mas o mais certo é chegar algum tempo depois.