Notícias Novo AMG E 53 Hybrid é tão potente como o V8 do anterior E 63

Apresentação

Novo AMG E 53 Hybrid é tão potente como o V8 do anterior E 63

A mais recente geração do Classe E já tem a sua primeira versão AMG. O novo E53 inclui um sistema híbrido e mais de 600 cv de potência.

Mercedes-AMG E 53 - 3/4 de frente
© Mercedes-Benz

A nova geração do Mercedes-Benz Classe E já nos surpreendeu pelas suas capacidades dinâmicas e agora ficamos a conhecer a primeira versão assinada pela AMG: o Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4Matic+.

Enquanto não chega um eventual E 63 — que poderá «perder» o V8 —, fica disponível o E 53 nos dois formatos da carroçaria (berlina e carrinha), que, como a designação deixa adivinhar, é um híbrido plug-in.

Mercedes-AMG E 53 - conjunto
© Mercedes-Benz

Este inclui um bloco com seis cilindros em linha e 3,0 l de capacidade, a gasolina, que, com a ajuda de um turbocompressor, é capaz de produzir 449 cv de potência. Além deste, está também presente um motor elétrico, integrado na caixa de velocidades, com 163 cv.

Em conjunto, o sistema híbrido do E 53 AMG declara uma potência máxima combinada de 585 cv, que pode aumentar até aos 612 cv durante os arranques — uma potência máxima equivalente ao anterior E 63(!).

Para mais, sendo híbrido plug-in, consegue circular em modo elétrico entre os 90 km e os 101 km (varia de acordo com a carroçaria e especificação). Para isso, está presente uma bateria de 28,6 kWh (21,2 kWh úteis), instalada sob o piso da bagageira.

Quando a prestações, o novo Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4Matic+ é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8s e de alcançar os 280 km/h de velocidade máxima, caso opte pelo AMG Driver’s Package. Senão, o primeiro valor sobe para 4,0s e o segundo desce para 250 km/h.

Para garantir um desempenho dinâmico melhorado, o E 53 AMG recebeu uma barra anti-aproximação na suspensão dianteira, mas também novos reforços estruturais na suspensão traseira.

O sistema de quatro rodas direcionais faz parte do equipamento de série, bem como um sistema de travagem melhorado com discos ventilados de maiores dimensões (370 mm x 36 mm à frente e 360 mm x 26 mm atrás) e pinças de quatro pistões à frente e uma pinça flutuante de um pistão.

Visual AMG a condizer

Os novos E 53 Hybrid, criados em Affalterbach, incluem guarda lamas alargados para acomodar uma maior largura de vias. E no seu interior, estão instaladas jantes de liga leve com um máximo de 21” de diâmetro.

Para que não haja dúvidas de que se trata de uma versão de alta performance, a AMG também incluiu um pequeno spoiler inferior dianteiro e um pequeno defletor na tampa da bagageira. No caso da carrinha, está presente um spoiler superior traseiro de maiores dimensões.

Além disto, a secção traseira inclui quatro imponentes saídas de escape, integradas num difusor de visual mais desportivo. Na frente, a grelha frontal com barras verticais inclui um sistema de iluminação específico.

A bordo do Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4Matic+ estão assentos desportivos com mais suporte, forrados em pele sintética e com regulações elétricas. Além disso, na instrumentação e no ecrã central, há menus específicos através dos quais podemos ver, por exemplo, o funcionamento do sistema de tração integral.

Estão também disponíveis diversos modos de condução: “Comfort”, “Sport”, “Sport+”, “Smoothness” e “Individual”.

Além destes, há ainda mais dois, específicos para o sistema híbrido. O “Electric”, para circular com o motor térmico desligado, caso a bateria tenha carga suficiente; e o “Battery Hold”, que permite preservar a carga na bateria para usar mais tarde.

Quando chega?

A Mercedes-AMG não revelou a data de chegada ao mercado do novo E 53, mas não deverá demorar muito até que fique disponível para encomenda. Em termos de preços, ainda não existem valores disponíveis.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência máxima combinada do sistema elétrico que equipava o Mercedes-Benz 190 E Elektro (W 201), apresentado em 1990?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este 100% elétrico fez mais de 100 000 km num ano. Estávamos em 1992