Notícias Novo Taycan Turbo GT é o Porsche mais potente de sempre. Todos os números

Apresentação

Novo Taycan Turbo GT é o Porsche mais potente de sempre. Todos os números

Quando o Tesla Model S Plaid tem pesadelos, é o Porsche Taycan Turbo GT que surge no espelho retrovisor. Os números impressionam.

Porsche Taycan Turbo GT no circuito de Laguna Seca na curva do saca-rolhas
© Porsche

A Porsche acaba de revelar as primeiras imagens e especificações do seu modelo de produção mais potente de sempre: o novo Porsche Taycan Turbo GT. São mais de 1100 cv em modo “overboost” e um visual pouco comum para um 100% elétrico.

Como seria de esperar, é um modelo cujos números presentes na ficha técnica contam apenas metade da história. A outra metade da história conta-se em pista, onde a Porsche já fez questão de levar este modelo.

Mas já lá vamos, primeiro as notícias menos agradáveis: em Portugal, o preço do Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach começa nos 252 795 euros. As primeiras unidades vão ser entregues no segundo trimestre deste ano. Agora que já conhecem o «pior» de todos os números, vamos aos mais agradáveis.

Potência recorde na Porsche

A Porsche atualizou recentemente a gama Taycan e, de um modo geral, aumentou a potência de toda a gama. E no topo desta hierarquia encontramos estas novas versões Turbo GT. Potência não falta.

Tanto o Taycan Turbo GT com ou sem Pacote Weissach debitam 580 kW, o mesmo que 788 cv. No modo “overboost” a potência aumenta para os 760 kW ou até 815 kW durante dois segundos, de acordo com o método de medição do pico de potência. Traduzindo para cavalos, são 1033 cv e 1108 cv respetivamente, e em ambos o binário ascende a impressionantes 1340 Nm.

Isto faz não só do Taycan Turbo GT não só o Porsche de estrada mais potente de sempre — ainda que por apenas alguns segundos de cada vez —, como também um dos mais rápidos em aceleração: 2,2s dos 0 aos 100 km/h com o Pacote Weissach, mais uma décima de segundo sem este.

Até aos 200 km/h continua a impressionar: 6,4s e 6,6s (com/sem Pacote Weissach), sendo 1,3s mais rápido que o já de si muito rápido Taycan Turbo S. A velocidade máxima fixa-se nos 305 km/h e 290 km/h, dependendo se tem ou não o Pacote Weissach.

Não é só potência

A Porsche não deixa os seus créditos por mãos alheias e quando decide elevar a performance de um modelo, o aumento de potência é apenas uma parte. Da aerodinâmica ao chassis, passando pelo peso nada é deixado ao acaso. O Taycan Turbo GT não é exceção.

É mais leve em até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S, graças a várias partes em fibra de carbono (frisos do pilar B, molduras superiores dos retrovisores, inserções das saias laterais, entre outros).

As bacquets também são em fibra de carbono, enquanto que a bagageira é de agora baixo peso e viu ser suprimida a função “soft close”.

As jantes exclusivas de 21″ são forjadas e mais leves, os travões são em carbono-cerâmica (PCCB) e estes são mais leves do que antes graças a alterações na câmara do disco e também nas pinças (em tom exclusivo Ouro Vitória), poupando até 2 kg no total.

De série conta ainda com o Pacote Dinâmico que inclui a suspensão Porsche Active Ride com afinação específica GT.

O Pacote Weissach retira 70 kg adicionais. Para o conseguir elimina os bancos traseiros (no seu lugar passa a estar um revestimento em carbono), perde o relógio do Pacote Sport Chrono, assim como os tapetes (pés e bagageira). Há ainda menos material de isolamento, perde uma entrada de carregamento (que passa a ser manual) e os altifalantes traseiros (pacote de Som Plus toma o lugar do BOSE Surround Sound).

Mais «colado» ao asfalto

O novo Taycan Turbo GT destaca-se ainda pelo apuro aerodinâmico, apresentando-se com um novo spoiler dianteiro com aeroblades específico, enquanto a asa traseira adaptativa surge com uma “Gurney flap” com acabamento em carbono brilhante.

O Pacote Weissach eleva tudo a um outro patamar indo de encontro ao objetivo de exceder em circuito. Acrescenta novos defletores na parte inferior da carroçaria e o difusor traseiro é novo. O destaque, porém, é a nova asa traseira fixa com acabamento em carbono, que dá até 220 kg adicionais de força descendente (downforce).

O resultado de tudo isto?

Mais recordes. O novo Porsche Taycan Turbo GT já tinha conseguido o recorde na sua classe no mítico circuito de Nürburgring com um tempo de 7min07,55s — 17,6s mais rápido que o Tesla Model S Plaid

Agora repetiu o feito no outro lado do mundo, no circuito Weathertech Raceway Laguna Seca, nos EUA. Com Lars Kern aos comandos, piloto de testes da Porsche, efetuou um tempo de 1min27,87s.

Nunca um elétrico de estrada tinha sido tão rápido em Laguna Seca e foi inclusive 0,4s mais rápido que o Model S Plaid «mexido» da Unplugged Performance. Impressionante.

Naturalmente o recorde foi obtido com o Pacote Weissach que inclui um Attack Mode, que é baseado na função Push-to-Pass (à la Fórmula E) dos outros Taycan. Este é ativado por um botão e dá 120 kW (163 cv) de potência adicional durante 10s.

Agora… a bola está do lado da Tesla. Vai responder?