Notícias Já conhecemos o Polestar 3. Todos os preços e detalhes

Apresentação

Já conhecemos o Polestar 3. Todos os preços e detalhes

O Polestar 3 estreia a nova plataforma elétrica da Volvo Cars. Chega ao mercado apenas no final de 2023, mas já sabemos os preços para Portugal.

Polestar 3 na estrada, frente 3/4
Stefan Isaksson

Ontem assistimos em direto à derradeira afirmação da Polestar enquanto marca. Mais de 900 jornalistas — oriundos dos quatro cantos do mundo — juntaram-se para assistir à revelação do Polestar 3.

É o modelo mais importante da história desta «ainda jovem» marca da Volvo Cars e isso sentia-se no ar.

Para este evento, foram convocados todos os responsáveis da Polestar e não foram poupados detalhes sobre este SUV que tem uma responsabilidade adicional: estrear a nova plataforma SPA2 da Volvo Cars — e que vamos encontrar também no futuro EX90.

VEJAM TAMBÉM: Polestar 4. «SUV-coupé» antecipado e acompanhado pelos Polestar 3 e 5
Polestar 3
O Polestar 3 chega a Portugal no último trimestre de 2023, por preços que se iniciam nos 94 900 euros. Já pode ser encomendado online.

Há muito para ver e conhecer neste Polestar 3. Principalmente aquilo que não está visível à primeira vista: a tecnologia de segurança «emprestada» pela Volvo Cars — e sobre a qual nós apresentámos todos os detalhes neste artigo.

Novo design do Polestar 3

Este é o primeiro modelo desenhado de raíz para ser um verdadeiro Polestar. Maximilian Missoni, responsável de design da Polestar, explicou-nos que “não foi fácil desenhar um SUV, sem comprometer os valores da Polestar: sustentabilidade e prazer de condução”.

Como bem sabemos, os SUV não são propriamente os modelos mais sustentáveis da indústria automóvel. São grandes, pesados, requerem muita matéria prima e consomem mais do que os automóveis convencionais.

Foi por isso que no Polestar 3 a questão aerodinâmica foi levada muito a sério. Como nos explicou Maximilian Missoni, todos os detalhes da carroçaria foram pensados para reduzir ao máximo a resistência ao ar.

Polestar 3
Para reduzir a pressão aerodinâmica na dianteira, foi criada uma tomada de ar. Uma pequena abertura onde outrora encontrávamos a grelha nos motores de combustão. Agora é neste local que encontramos a maioria dos radares dos sistemas de apoio à condução.

O resultado final foi um SUV de perfil desportivo e linhas depuradas, onde houve uma preocupação adicional em não tornar o aspeto geral demasiado agressivo.

LEIAM TAMBÉM: Polestar 6 vai mesmo acontecer: 884 cv e mais de 600 km de autonomia

De resto, muitos dos detalhes estilísticos que encontramos neste Polestar 3 vão ser repetidos nos futuros modelos da marca. Recordamos que até 2025 a Polestar quer lançar um novo modelo todos os anos.

Polestar 3 detalhe secção traseira
Além da asa dianteira, o apuro aerodinâmico do Polestar 3 faz-se ainda com outra asa integrada atrás, e lâminas aerodinâmicas traseiras. O Cx é de 0,29

Não é só por fora que o Polestar 3 se destaca. No interior a mensagem da sustentabilidade é passada através dos materiais usados, provenientes da MicroTech, que incluem couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.

No interior, de linhas depuradas como o exterior, destaca-se o ecrã central vertical de 14,5″, onde temos acesso ao Android Automotive OS (desenvolvido em parceria com a Google), uma evolução do sistema estreado no Polestar 2. E, claro, permite atualizações remotas.

Mais segurança

O tópico da segurança é caro às marcas automóveis escandinavas e a Polestar não é exceção — não podia ser de outra forma, tendo a Volvo como parente.

O Polestar 3 vem equipado com mais e novas tecnologias de segurança passiva e ativa, destacando-se a introdução de um novo radar interior.

Polestar 3 de frente na estradaEste é capaz de detetar movimentos à escala submilimétrica, ajudando a proteger crianças ou animais de estimação que tenham sido deixados acidentalmente no interior. Para mais, está ligado ao sistema de climatização garantindo o conforto térmico necessário.

Naturalmente é a segurança ativa que ganha protagonismo. O Polestar 3 conta com cinco radares, cinco câmaras externas e 12 sensores ultrassónicos para uma proteção. Poderá ainda contar, opcionalmente, com um sensor  LiDAR da Luminar.

Polestar 3 de traseira na estrada

Não se fica por aqui, contando com mais duas câmaras no interior. Estas servem para monitorizar os olhos do condutor, estreando a tecnologia de rastreio ocular da Smart Eye na Polestar.

Em caso de sonolência ou distração, o sistema pode alertar o condutor com mensagens e sons, e pode até ativar o sistema de travagem de emergência.

Para processar os dados obtidos de todos os sensores e câmaras, e permitir a atuação dos sistemas de assistência ao condutor e sua monitorização, o novo SUV escandinavo é o primeiro da marca a recorrer ao processamento central NVIDIA DRIVE.

Até 610 km de autonomia

Já falámos do design e da segurança, falta falar do que motiva o Polestar 3 que será, relembramos, exclusivamente elétrico.

A nova proposta escandinava surge numa configuração de dois motores elétricos (um por eixo) que totalizam 360 kW (489 cv) e 840 Nm — é possível subir estes valores para 380 kW (517 cv) e 910 Nm com o Pack Performance (6600 euros).

Polestar 3 de lado

Números que permitem ao SUV elétrico atingir os 100 km/h em 5,0s (4,7s com Performance Pack), um valor de respeito, sobretudo quando ficamos a saber que acusa na balança praticamente 2,6 toneladas.

É pesado? Sem dúvida. Um dos elementos responsáveis pelo valor elevado é a generosa bateria de 111 kWh que garante ao Polestar 3 até 610 km de autonomia (ciclo WLTP) — superior à do, por exemplo, BMW iX, um dos seus potenciais rivais.

Polestar 3, vista de frente topo

A bateria de 400 V pode ser recarregada em carregadores com potências de até 250 kW (corrente contínua), tem arrefecimento líquido e permite funcionalidades como carregamento bidirecional.

Comportamento sofisticado

No plano dinâmico, a Polestar promete não só elevados níveis de conforto como também um comportamento dinâmico acutilante.

LEIAM TAMBÉM: Polestar rival da Porsche? É a ambição do CEO da marca sueca

Tudo porque vem equipado, de série, com uma suspensão pneumática de dupla câmara, que permite ao Polestar 3 alternar entre um amortecimento que privilegia o conforto ou a dinâmica.

“O nosso objetivo era oferecer a performance e a precisão que define todos os automóveis Polestar, sem comprometer o conforto da sua condução diária. Para isso, utilizámos novas componentes como a suspensão adaptativa para proporcionar um ‘feeling Polestar’ a este tipo de automóvel.”

Joakim Rydholm, Chief Chassis Engineer da Polestar

As jantes, de série, são de 21″ (22″ com Pack Performance) e o sistema de travagem é originário da Brembo, contando com discos dianteiros ventilados e perfurados de 400 mm à frente (e pinças de quatro pistões), e discos ventilados de 390 mm atrás (com pinça de um pistão).

Quando chega?

O Polestar 3 promete ainda vir de série com uma extensa lista de equipamento de série — onde se inclui teto panorâmico em vidro, iluminação LED exterior e interior ou os puxadores de portas retráteis —, sem muitos opcionais.

Entre eles temos o Pack Plus e o Pack Pilot que serão excepcionalmente de série nas encomendas das unidades produzidas durante o primeiro model year. Estes adicionam itens como sistema áudio de 25 colunas de Bowers & Wilkins com sistema de som surround 3D, head-up display ou ainda o Pilot Assist.

Polestar 3 traseira

O Polestar 3 começará a ser produzido nas instalações da Volvo Cars de Chengdu, na China, a partir do meio de 2023. Começa a chegar aos primeiros mercados — América do Norte, Europa e China — no último trimestre desse mesmo ano, onde se inclui Portugal.

A nova proposta escandinava já pode ser encomendada online com preços que começam nos 94 900 euros.