Notícias Novos Cooper e Countryman 2024. MINI aposta (quase) tudo nos elétricos

Apresentação

Novos Cooper e Countryman 2024. MINI aposta (quase) tudo nos elétricos

A MINI dá mais protagonismo aos elétricos no Salão de Munique com a apresentação das novas gerações do Cooper e Countryman.

MINI Cooper SE e MINI Countryman
© MINI

Já sabemos que em 2030 a MINI será uma marca de automóveis 100% elétrica, pelo que os novos Cooper e Countryman que aqui mostramos deverão ser os últimos modelos que ainda usarão tanto motores a gasolina como só elétricos.

São, por isso, um passo importante nesse caminho até à circulação sem emissões, que a marca aponta para 50% de vendas de elétricos já tão cedo como 2027.

Pode ser totalmente novo, mas o MINI Cooper continua a parecer-se com um… MINI. O rosto é marcado pelas tradicionais óticas redondas e pela nova grelha octogonal (substitui a hexagonal) e, tal como a carroçaria no seu todo, os faróis deixam de ter molduras cromadas.

Os elementos iconográficos do design são, portanto, mantidos, assim como as proporções das carroçarias.

Cooper promovido a modelo
A designação Cooper deixa de ser associada à motorização e passa a identificar a partir de agora o modelo mais compacto da MINI, nas carroçarias de 3 portas, 5 portas e cabrio.

Countryman deu um «salto»

No entanto, as proporções do MINI Cooper cresceram, e muito mais no caso do Countryman, a sua terceira geração: nada menos do que 13,6 cm em comprimento (para 4,43 m), 2,1 cm em largura (1,843 m) e 6 cm em altura (1,656 m).

A superior altura torna ainda mais meritório o trabalho feito na aerodinâmica do novo Countryman, que consegue reduzir o Cx de 0,31 para 0,26; no caso do Cooper, essa diminuição foi menos significativa, de 0,29 para 0,28.

Entre outros recursos, as pegas das portas estão à face dos painéis da carroçaria e os painéis laterais foram desenhados com o mínimo de saliências ou reentrâncias para reduzir a turbulência em torno destes dois modelos (e gerar um visual mais limpo).

Na traseira, as óticas passam também a estar montadas à face da carroçaria e, como não podia deixar de ser, subsistem as possibilidades de tejadilhos de cores diferenciadas da restante carroçaria.

Revolução no interior

A sensação que dá quando entramos no novo MINI é a que temos quando entramos num quarto geralmente desarrumado e que alguém arrumou com a máxima dedicação.

Além do espaço físico adicional, há menos elementos apensos ao painel de bordo e consola central, o que permite uma maior liberdade de movimentos e até, de certa maneira, mais paz de espírito.

A mesma filosofia minimalista foi usada para desenvolver o novo painel de bordo, onde apenas existe um mostrador redondo ao centro (com 240 mm de diâmetro) e um painel estreito de comandos por baixo — tal como no modelo original criado por Alec Issigonis, em 1959.

Isso significa que deixou de haver instrumentação atrás do volante, ainda que seja possível especificar um head-up display. Estranhamente e considerando toda a sofisticação tecnológica presente, continua a usar de lâmina em vez de projetá-la no para-brisas (sistema disponível em várias marcas generalistas e não premium como a MINI).

Foram usados revestimentos têxteis e iluminação no painel em ambos os modelos, estando a principal diferença entre os dois nas saídas de ventilação: horizontais no Cooper e verticais no Countryman.

O novo sistema operativo 9 tem aqui a sua estreia e permite atualizações remotas (OTA), dados em tempo real sobre o trânsito (os mapas ficam guardados na “nuvem”) ou sobre a distância e ocupação dos pontos de carregamento próximos, no caso dos MINI elétricos.

Permite também o acesso a uma loja de aplicações, onde existem jogos ou reprodutores de streaming de vídeo, entre outros, sendo compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sem necessidade de fios.

Maiores por fora, maiores por dentro

A marca inglesa nas mãos do Grupo BMW realça o incremento do espaço na segunda fila de bancos do Countryman, anunciando mais 3 cm de largura à frente e 2,5 cm atrás.

A bagageira tem uma capacidade de 460 l na posição intermédia da segunda fila de bancos, muito similar ao que o anterior Countryman oferecia.

Percebe-se, assim, que grande parte do aumento do comprimento exterior foi usado para fazer crescer o comprimento do habitáculo, isto apesar da distância entre eixos só ter aumentado em 2,2 cm (2,69 m).

A bagageira do mais pequeno Cooper permite o rebatimento das costas em duas partes assimétricas, podendo o seu volume ser ampliado de 200 l até um máximo de 800 l (no antecessor esses valores eram de, respetivamente, 211 l e 731 l).

© MINI

Countryman também como 100% elétrico

Sobre os motores de combustão ainda pouco se sabe, apenas que continuarão a existir nos próximos anos, tanto a gasolina (“C”) como a gasóleo (“D”). A MINI preferiu, por agora, concentrar as atenções sobre as motorizações elétricas “E” e “SE”, das quais já se sabia praticamente tudo:

  • Cooper E — 130 kW (184 cv) e 290 Nm, 0-100 km/h em 7,3s, bateria de 40,7 kWh e 350 km de autonomia;
  • Cooper SE — 160 kW (218 cv) e 330 Nm, 0-100 km/h em 6,7s, bateria de 54,2 kWh e 402 km de autonomia.

Ambos melhoram consideravelmente a autonomia do MINI elétrico que conhecíamos, que era de 233 km, consequência da bateria de apenas 32,6 kWh.

Também o inédito Countryman 100% elétrico vai estar disponível como “E” e “SE” — até agora a eletrificação no SUV compacto só ia até à versão híbrida plug-in.

  • Countryman E — 150 kW (204 cv) e 250 Nm, 0-100 km/h em 8,6s, bateria de 66,5 kWh e autonomia de 462 km;
  • Countryman SE ALL4 — 230 kW (313 cv) e 494 Nm, 0-100 km/h em 5,6s, bateria de 66,5 kWh e autonomia de 433 km.

A designação ALL4 no Countryman SE indica a presença de tração às quatro rodas, contando com dois motores elétricos (um por eixo).

À procura da condução como um kart

Um dos desafios da MINI será o de assegurar que os futuros modelos elétricos, sobretudo o Cooper, conseguem aproximar-se da eficácia de comportamento pela qual a marca é mundialmente famosa.

O baixo centro de gravidade ajudará a estabilidade, permitindo que as molas e amortecedores tenham uma regulação mais suave, visando uma razoável capacidade de absorção de maus pisos.

O facto de o diâmetro dos pneus ter aumentado para 635 mm não só torna o visual mais desportivo como tem como objetivo favorecer a resposta dinâmica.

© MINI

O mesmo se pode dizer em relação aos pneus montados nas jantes opcionais de 17″ e de 18” cuja largura superior (respetivamente em 10 mm e 20 mm para 205 mm e 225 mm). Tudo para alcançar a sensação de condução de um kart, que a marca britânica tanto preza.

Quando chegam?

A revelação pública dos novos MINI vai acontecer no Salão de Munique, a partir de 5 de setembro. As vendas começam ainda em 2023, havendo já preços para o mercado alemão. E há boas notícias.

O MINI Cooper E terá um preço na Alemanha a começar nos 32 900 euros, 4900 euros a menos que o MINI elétrico atual.

O que nos leva a ter a esperança de que em Portugal algo semelhante possa suceder — os preços atualmente começam nos 38 580 euros, sendo admissível que o novo Cooper E possa vir a ficar abaixo dos 35 mil euros, dependendo da especificação.

O MINI Cooper SE vai custar na Alemanha a partir de 36 600 euros, enquanto o Countryman E vê os preços arrancarem nos 43 500 euros.