Notícias Tudo o que já sabemos do Emeya, o anti-Taycan da Lotus

Antevisão

Tudo o que já sabemos do Emeya, o anti-Taycan da Lotus

O próximo modelo da Lotus vai-se chamar Emeya e será uma berlina desportiva 100% elétrica que aponta a mira ao Porsche Taycan.

Foto-espia Lotus Emeya Type 133, frente 3/4
© Razão Automóvel

Se o Eletre chocou por ser tão diferente de tudo aquilo que um Lotus deve ser — afinal, é um enorme SUV elétrico com mais de 2500 kg —, o novo Emeya (Type 133) poderá ser mais fácil de aceitar.

Isto porque o terceiro modelo elétrico da Lotus — Evija foi o primeiro, Eletre o segundo —, vai assumir os contornos de uma mais baixa berlina desportiva, numa receita similar à do Porsche Taycan, que promete ser o seu maior rival.

Com revelação marcada para o próximo dia 7 de setembro, a Lotus antecipa com um pequeno filme o seu próximo modelo.

Como é habitual nestes teasers, pequeno filme pouco ou nada deixa ver da futura berlina, exceto as assinaturas luminosas dianteira e traseira e uma asa traseira retrátil.

Dá para perceber, porém, que não será muito alto, algo que constatámos também nas fotos-espia mais recentes do Emeya que podem ver abaixo.

O que já sabemos do Lotus Emeya?

Integrada no universo Geely, talvez não surpreenda saber que a nova berlina da Lotus recorra a componentes e tecnologia do grupo.

Foto-espia Lotus Emeya Type 133, frente
© Razão Automóvel Lotus Emeya durante os testes dinâmicos na Europa

Por exemplo, a EPA (Electric Premium Architecture) onde o Eletre assenta e o Emeya vai assentar, deriva da SEA (Sustainable Experience Architecture) desenvolvida pela Geely, mas alterada pela Lotus.

Talvez não admire saber também que entre o Emeya e o futuro Polestar 5, outra berlina elétrica do gigante chinês, irá haver igualmente transferência de tecnologia e componentes.

Foto-espia Lotus Emeya Type 133, perfil
© Razão Automóvel Perfil esguio para o Emeya, a prometer uma muito melhor performance aerodinâmica e uma posição de condução baixa, como num desportivo.

Dito isto, a Lotus promete para o Emeya um caráter único, indo de encontro aos pergaminhos do construtor britânico.

Previsivelmente deverá herdar do Eletre a mesma tecnologia para o chassis: desde a suspensão pneumática ao eixo traseiro direcional, passando pela barras estabilizadoras ativas. Além disso, como já vimos, terá elementos aerodinâmicos ativos.

Claro que tudo isto será «afinado» para esta carroçaria mais baixa, esguia e, esperemos, substancialmente mais leve.

Foto-espia Lotus Emeya Type 133, traseira
© Razão Automóvel

Até 905 cv?

Do Eletre, o futuro Lotus Emeya deverá também herdar os motores elétricos e a bateria de 112 kWh — com autonomias previstas acima dos 600 km do Eletre.

Isso significa que o Emeya obedecerá a uma configuração de dois motores (um por eixo), entregando 450 kW (612 cv) na versão base e 675 kW, o mesmo que 905 cv, na versão de topo.

Números que o colocam acima, por agora, do Porsche Taycan, mas abaixo, por exemplo, de propostas como o Tesla Model S Plaid ou o Lucid Air. Dito isto, são 905 cv: dificilmente será percepcionado como lento.

Quando chega?

Como referimos antes, o novo Lotus Emeya será revelado já no próximo dia 7 de setembro, mas a comercialização da inédita berlina elétrica só está prevista começar em 2024.