Auto Rádio Na Alemanha «mandam» os chineses? O que esperar do Salão de Munique

Auto Rádio #38

Na Alemanha «mandam» os chineses? O que esperar do Salão de Munique

O Salão de Munique está a poucos dias de abrir as suas portas e no Auto Rádio falamos das principais novidades… muitas delas chinesas.

Auto Rádio #38. Antevisão do Salão de Munique
© Razão Automóvel

No mais recente episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt, o Salão de Munique (IAA Mobility, com início a 5 de setembro) concentra as atenções do Guilherme CostaMiguel Dias e Fernando Gomes.

Com a ausência de Genebra (regressará em 2024), Munique foi elevado ao estatuto de principal salão automóvel do ano na Europa.

No entanto, o desinteresse dos construtores europeus neste tipo de eventos faz-se notar e não é de agora: serão mais as ausências do que as presenças. Só os alemães parecem não ter faltado à chamada.

Os alemães… e também os construtores chineses. Estes olham para o mercado europeu com ambição de conquista e não querem desperdiçar nenhuma oportunidade de mostrar os seus produtos ao público.

Basta referir que, em relação à última edição de 2021, o Salão de Munique contará este ano com quase duas vezes mais construtores automóveis chineses. Entre eles, estarão presentes a BYD, Xpeng, MG (anglo-chinesa) e as muito jovens Zeekr (Geely) e Avatr (esta resultado da parceria entre a Changan e Huawei).

Todos estes construtores irão apresentar novidades e todas elas são 100% elétricas, aumentando a pressão sobre os construtores europeus. No Auto Rádio são dadas a conhecer algumas que vão estar presentes no Salão de Munique.

Além da «invasão» chinesa de Munique, uma das estrelas do salão promete ser a norte-americana Tesla, que vai apresentar publicamente uma novidade — a nossa aposta vai para o modelo que podem ver seguindo esta ligação…

Resposta europeia

A resposta europeia a este «ataque» (sobretudo) da China será responsabilidade, maioritariamente, dos construtores alemães que estão a «jogar em casa».

Mercedes-Benz, BMW, Audi, Volkswagen e Opel vão apostar forte no Salão de Munique, com novidades de monta, algumas delas já reveladas. No Auto Rádio damos também a conhecer algumas das muitas novidades previstas.

Além dos alemães, destaque ainda para a francesa Renault, a britânica MINI e a sueca (com fortes ligações chinesas) Polestar, que também não vão faltar à chamada de Munique.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam assim motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Têm sugestões para temas que queiram ver no Auto Rádio? Deixem-nas nos comentários.