Notícias Volkswagen Passat 2024 é o maior de sempre e promete eHybrid capaz de 100 km

Apresentação

Volkswagen Passat 2024 é o maior de sempre e promete eHybrid capaz de 100 km

50 anos e mais de 30 milhões de unidades depois, o Volkswagen Passat entra na sua nona geração já no início de 2024, mas apenas como carrinha.

Volkswagen Passat Variant 2024, frente 3/4
© Volkswagen

O Volkswagen Passat nunca foi um automóvel que despertasse paixões, tendo os critérios de racionalidade — espaço, qualidade técnica, relação preço/qualidade — como principal trunfo para convencer clientes ao longo do último meio século.

Agora entra na nona geração disponível apenas como Passat Variant, a carrinha. O que já acontecia na geração atual, desde 2022, com o fim de produção da berlina.

Volkswagen Passat Variant 2024, traseira 3/4
© Volkswagen

Em veículos de filosofia conservadora, como o Passat Variant, nunca acontecem revoluções quando chega uma nova geração e este caso não é diferente, podendo-se usar na perfeição a estafada expressão “evolução na continuidade” para o definir.

Apesar de estar a ser revelada agora, já pudemos conduzir a nova geração do Passat Variant em julho, ainda que aos comandos de uma unidade de pré-produção:

A maior Volkswagen Passat de todas

Agora podemos finalmente ver a nova Passat Variant a descoberto, a maior de sempre, tendo crescido em (praticamente) todas as direções. Talvez não surpreenda, ao ter sido «associada» ao desenvolvimento da nova geração do Skoda Superb.

Não foram só as dimensões que evoluíram. Uma das principais evoluções na carroçaria do novo modelo tem a ver com a sua (muito) mais apurada aerodinâmica — o Cx baixou de 0,31 para 0,25.

Dir-se-ia que os engenheiros e designers alemães terão aproveitado os ensinamentos colhidos no desenvolvimento do ID.7, tanto pela substancial melhoria aerodinâmica, como por alguma proximidade visual.

© Volkswagen Influência do elétrico ID.7? Faróis LED esguios à frente a atrás com uma banda luminosa a uni-los, e integração com a estreita grelha superior, capô mais baixo na secção central, etc

As muitas soluções técnicas adotadas reforçam essa proximidade com o elétrico ID.7: a persiana do radiador que só abre quando o arrefecimento é necessário e as cortinas de ar que otimizam os fluxos de ar junto às rodas e no arrefecimento dos travões.

Mas também os retrovisores exteriores desenhados para minimizar a superfície de contacto com o ar, a parte inferior traseira da carroçaria até ao difusor, orientação dos fluxos de ar junto aos pilares traseiros que, juntamente com o spoiler, reduzem a turbulência nesta zona.

Mais espaço…

Esta é a primeira aplicação da plataforma MQB evo — quase em simultâneo com o novo Tiguan que partilha o «esqueleto» e também o painel de bordo e motorizações —, que surge com diversas novidades tanto em termos de hardware como de software.

Os visitantes do Salão de Munique (abre a 5 de setembro), onde o novo Volkswagen Passat Variant será uma das estrelas, irão poder confirmar que as maiores dimensões exteriores refletem-se na oferta de mais espaço a bordo.

Sobretudo nos bancos traseiros, onde o efeito de anfiteatro (segunda fila de assentos mais elevada do que a primeira) agrada.

© Volkswagen Bagageira cresceu e é a maior da classe: 690 l (+40 l que antes) que podem ser ampliados até aos 1920 l (+140 l) com rebatimento das costas dos bancos traseiros. Função que pode ser feita a partir de patilhas colocadas nas paredes da bagageira

… e mais tecnologia

A procura de coerência entre os Volkswagen com motores de combustão e os elétricos ID é igualmente visível no painel de bordo.

Interior Volkswagen Passat Variant 2024
© Volkswagen O interior é feito de materiais sólidos, tal como a montagem, tendo um toque rijo, mas um pouco suavizado por uma fina pele, tanto no tabliê como nos painéis das portas.

Essa «colagem» também é evidente no habitáculo onde o ecrã de infoentretenimento pode ser de 12,9”, de série ou, opcionalmente, de 15″. Os sliders (comandos táteis deslizantes) foram melhorados e possuem agora retroiluminação, uma lacuna muito criticada nos primeiros modelos ID da marca alemã.

O software usado no infoentretenimento (geração MIB4) é em tudo similar ao que acaba de ser estreado no ID.7. Toda a lógica de controlo, possibilidades de personalização, gráficos, vistas da instrumentação, etc, são os mesmos.

Também aqui o seletor da transmissão passou da consola central para a coluna de direção (uma haste com a mesma lógica de movimento que existe nos ID), libertando a zona entre os bancos dianteiros.

Interior com modo noturno
© Volkswagen

Outra evolução que agradará aos condutores do futuro Passat é a substituição do sistema de lâmina do anterior head-up display por um de projeção direta no para-brisas, como é comum nos automóveis de segmentos de mercado mais altos ou em marcas premium.

E a propósito de para-brisas, a preocupação em tornar o interior mais silencioso levou a que fosse aplicado vidro duplo tanto no para-brisas como nas janelas laterais, dianteiras e traseiras.

Percebe-se, portanto, que existem alguns «tiques» premium neste novo Passat. Desde os faróis HD Matrix, ao mencionado isolamento acústico reforçado, passando pelos bancos com vários programas de massagem e mesmo o upgrade no chassis.

Chassis evolui

O novo Volkswagen Passat Variant repete o esquema de suspensão do antecessor: MacPherson nas rodas dianteiras e independente multibraços (quatro braços) na traseira.

A grande novidade está no sistema opcional DCC Pro — amortecimento eletrónico variável —, que conta agora com duas válvulas. Uma válvula serve para a compressão e outra para a extensão, de forma a melhor controlar os movimentos da carroçaria.

© Volkswagen

É a primeira marca generalista a dispor desta tecnologia projetada para isolar melhor a carroçaria das irregularidades do piso e já pudemos constatar a sua eficácia — fiquem com as nossas primeiras impressões ao volante.

Empurrão elétrico

Ao olharmos para a oferta de motorizações percebemos o maior protagonismo da propulsão elétrica. Contudo, não há versão 100% elétrica. Se estão à procura de um «Passat» 100% elétrico, o ID.7 é essa opção:

O protagonismo elétrico é garantido pelas novas versões híbridas plug-in, ou eHybrid, em linguagem Volkswagen.

Estas passam agora a combinar um motor elétrico com um novo motor a gasolina com turbo de geometria variável com 1,5 l de capacidade — em vez do anterior de 1,4 l —, apresentando-se com dois níveis de potência: 204 cv (150 kW) ou 272 cv (200 kW).

© Volkswagen

Uma diferença que se deve a distintas aplicações de software: a versão menos potente dá prioridade à autonomia elétrica. Em ambos os casos, o binário máximo é de 400 Nm, estando limitado pela caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades, a única aqui disponível. Todas as restantes motorizações usam a DSG de sete velocidades.

A propulsão elétrica do novo Volkswagen Passat Variant eHybrid é alimentada por uma bateria de 19,7 kWh (utilizáveis), praticamente o dobro do antecessor (10,6 kWh). Isto significa que a autonomia elétrica quase que duplica, para um valor a rondar os 100 km.

Como a geração anterior, a nova não permite combinar a motorização híbrida plug-in com a tração às quatro rodas, tal só é possível nas motorizações a combustão. Por outro lado, a capacidade de reboque do eHybrid aumentou de 1,6 toneladas para 2,0 toneladas.

© Volkswagen O Passat Variant eHybrid pode carregar agora a 11 kW (corrente alternada ou AC) em vez dos anteriores 3,6 kW. A maior novidade é a de poder carregar em corrente contínua (DC) até 50 kW.

Nas restantes motorizações destaque para a 1.5 eTSI de 130 cv ou 150 cv, que usa um pequeno motor elétrico e uma pequena bateria de 48 V para ajudar o motor de gasolina a andar mais e a gastar menos. Este quatro cilindros consegue ainda «desligar» dois cilindros quando há baixa ou nenhuma carga de acelerador para esse objetivo.

De resto, o novo Volkswagen Passat vai continuar a dispor de motorizações Diesel (2.0 TDI de 122 cv, 150 cv e 193 cv) e a gasolina (2.0 TSI de 190 cv ou 265 cv). As versões mais potentes de cada um deles só existem com tração às quatro rodas.

Quando chega?

O novo Volkswagen Passat Variant será revelado no Salão de Munique e as primeiras unidades deverão estar na estrada antes do encerrar do ano.

Em Portugal, no entanto, só deverá iniciar comercialização no primeiro trimestre de 2024, não havendo ainda informações sobre os preços.

Já sabemos, contudo, as motorizações que integrarão a gama nacional do novo Volkswagen Passat Variant. Além das duas versões eHybrid (204 cv e 272 cv), estarão disponíveis o 1.5 eTSI de 150 cv e os 2.0 TDI nas versões de 122 cv e 150 cv.

Atualizado a 31 de agosto: adicionámos a informação relativa às motorizações que vão estar disponíveis em Portugal.