Notícias Pode a madeira ser aerodinâmica? O Rolls-Royce Amethyst Droptail mostra que sim

Apresentação

Pode a madeira ser aerodinâmica? O Rolls-Royce Amethyst Droptail mostra que sim

O Amethyst Droptail é o segundo de quatro modelos únicos criados para clientes muito especiais da Rolls-Royce. E impressiona.

Rolls-Royce-Amethyst
© Rolls-Royce

Depois do La Rose Noire Droptail, apresentado no último fim de semana na Monterey Car Week (EUA), a Rolls-Royce revela agora o Amethyst Droptail, a segunda unidade das quatro previstas.

Se o La Rose Noire Droptail foi influenciado pela rosa Black Baccara, o Rolls-Royce Amethyst Droptail foi inspirado na pedra ametista (Amethyst em inglês, daí o nome), a pedra de nascimento (mês de fevereiro) do filho deste cliente.

Como sempre acontece nestes casos, a construtora britânica não divulgou a identidade do cliente, mas informou que a revelação do Amethyst Droptail aconteceu num evento privado (com amigos e família do proprietário) em Gstaad, na Suíça.

Além da inspiração na pedra ametista, que “é um símbolo de pureza, clareza e resiliência”, como explica a Rolls-Royce, este projeto da divisão Coachbuild foi ainda influenciado pela flor perpétua roxa (Globe Amaranth), que abunda no deserto perto de uma das casas do cliente.

Estas duas inspirações manifestam-se logo na escolha das duas cores para o exterior da carroçaria, apesar de também as encontrarmos nas impressionantes jantes com 22”.

Rolls-Royce Amethyst jantes
© Rolls-Royce

Alta relojoaria a servir de inspiração

Na dianteira, destaque para a imponente grelha cromada, cuja moldura foi polida e escovada à mão. Segundo a marca britânica, este tipo de tratamento nunca tinha sido testado a esta escala.

“O conceito foi sugerido pelo filho do cliente, um colecionador de alta relojoaria que se inspirou na escovagem à mão de uma peça historicamente significativa do seu arquivo”, pode ler-se no comunicado do construtor sediado em Goodwood, no Reino Unido.

Foram necessárias mais de 50 horas de mão de obra de maneira a uniformizar os acabamentos exteriores do Rolls-Royce Amethyst Droptail.

Madeira pode ser aerodinâmica?

A exclusividade deste Amethyst Droptail pode também ser vista no uso de madeira. Nunca a Rolls-Royce tinha criado uma superfície tão extensa em madeira na sua história.

Foi usado desde o painel frontal até às portas, terminando na traseira, numa espécie de convés.

Ao aplicar madeira neste convés, os marceneiros da Rolls-Royce trabalharam em conjunto com os especialistas em aerodinâmica da marca britânica, definindo detalhes como as texturas da madeira ou o ângulo preciso da colocação do próprio folheado.

A NÃO PERDER: Rolls-Royce La Rose Noire Droptail. O automóvel novo mais caro de sempre?

O resultado final é inédito, de acordo com a Rolls-Royce, ao terem criado a “única superfície de madeira crua do mundo que produz força descendente num automóvel novo”.

Todas as madeiras usadas no carro foram testadas de maneira a assegurar que cumpriam as mesmas normas de resistência dos componentes exteriores.

Amethyst Droptail
© Rolls-Royce

Foram testadas mais de 150 amostras durante mais de 8000 horas, antes da construção final do carro, expondo todas estas madeiras à luz solar, chuva e grandes amplitudes térmicas (entre os -30 ºC e os +80 ºC).

Um relógio feito à medida

No interior, a peça central do tabliê deste Rolls é um relógio assinado pela Vacheron Constantin, que foi fabricado à mão em Genebra, na Suíça, com movimento de corda manual.

Vacheron Constantin relógio
© Rolls-Royce

Denominado Les Cabinotiers Armillary Tourbillon, este relógio foi pensado para estar exposto no tabliê, mas pode ser facilmente removido e usado no pulso.

A Vacheron Constantin e a Rolls-Royce trabalharam em conjunto no seu desenvolvimento, pelo que, sem surpresa, este relógio conta com a mesma paleta de cores que encontramos no Amethyst Droptail.

E o preço?

As especificações técnicas do Amethyst Droptail são idênticas às do La Rose Noire Droptail. Ou seja, também é animado pelo motor V12 de 6,75 l, que aqui entrega 600 cv de potência e 840 Nm de binário máximo.

Tal como aconteceu com o La Rose Noire Droptail, a Rolls-Royce não divulgou o preço do Amethyst Droptail, mas se os rumores apontam para um preço superior a 25 milhões de euros para o primeiro, este último não deverá ficar atrás. O que a confirmar-se faz dos Droptail os automóveis novos mais caros de sempre.

Amethyst Droptail
© Rolls-Royce