Notícias Nunca viram um Volvo assim. EM90 é o primeiro MPV da marca

Antevisão

Nunca viram um Volvo assim. EM90 é o primeiro MPV da marca

A Volvo vai lançar o seu primeiro monovolume de sempre. Chama-se EM90, é exclusivamente elétrico e será revelado em novembro.

Volvo EM90 teaser
© Volvo

Por esta poucos esperavam. A Volvo prepara-se para lançar um monovolume de luxo e 100% elétrico: o EM90.

Este será o primeiro MPV ou monovolume da história da Volvo e será uma espécie de “sala de estar escandinava em movimento”, segundo a marca. Um conceito que já tinha procurado oferecer no EX30 e no EX90, mas que ficará ainda mais evidente no EM90.

Isto porque este modelo deverá oferecer mais espaço, mais conforto e ainda mais soluções de conectividade. Tudo para que os passageiros possam “aproveitar ao máximo o tempo que passam no carro”, como descreve a Volvo em comunicado.

Um «primo» do Zeekr 009?

Apesar de não ter sido ainda confirmado pela Volvo, é de esperar que o novo EM90 tenha uma relação de proximidade com o Zeekr 009. Trata-se do monovolume XL da jovem marca, totalmente elétrico, de luxo e com lugar para seis passageiros. Exatamente o mesmo que o EM90 promete.

O Zeekr 009 assenta na plataforma SEA1 do Grupo Geely (a variante de maiores dimensões da arquitetura SEA do grupo), a mesma que serve de base a modelos como o Volvo EX90, Polestar 4 e Zeekr 001, que testámos recentemente:

A proximidade (mais que provável) entre o EM90 e o 009 pode ser ainda justificada pelo facto de ambos os modelos estarem apenas previstos serem vendidos na China, onde a apetência por este tipo de veículos é grande.

Não há qualquer indicação que este inédito modelo da Volvo venha a ser vendido noutras longitudes, nomeadamente na Europa. Quanto a isso, teremos que aguardar pelo anúncio oficial do modelo. Só aí poderão existir desenvolvimentos relativamente a este tema.

O que esperar?

Os detalhes que a Volvo revelou sobre este novo modelo são escassos, para não dizer inexistentes: confirmou apenas que se trata de um veículo 100% elétrico.

Porém, podemos especular e olhar para o exemplo do Zeekr 009, que equipa uma bateria com 140 kWh de capacidade, que lhe oferece uma autonomia superior a 800 km… no ciclo CLTC (China), muito mais permissivo que o ciclo WLTP, usado na Europa.

Quanto à «máquina elétrica», o 009 recorre a dois motores elétricos que juntos produzem uma potência combinada de 398 kW (541 cv). Números que lhe permitem acelerar até aos 190 km/h e passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5s, apesar de pesar quase três toneladas (2830 kg).

A NÃO PERDER: Ao volante do Volvo C40 (2023) de tração traseira. Mais divertido e eficiente?

A apresentação oficial do Volvo EM90 está marcada para o dia 12 de novembro, altura em que ficará disponível para pré-encomenda.

Sabe esta resposta?
Quantos cilindros tinha o motor da Volvo 850 T5-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R