Notícias Apanhámos o primeiro Volvo EX30 em Portugal

Fotos-espia

Apanhámos o primeiro Volvo EX30 em Portugal

A Razão Automóvel apanhou a primeira unidade do Volvo EX30 a circular em Portugal. A versão de produção chega em 2024.

Volvo EX30 Portugal
© Razão Automóvel

O relógio não pára e o novo Volvo EX30 também não. Com o arranque da produção do novo EX30 marcada para o último trimestre deste ano, a marca sueca está a finalizar os últimos detalhes no seu SUV mais pequeno de sempre.

Foi precisamente isso que a equipa da Razão Automóvel «apanhou» o Volvo EX30 a fazer pelas estradas nacionais: a proceder às últimas afinações.

Cruzámo-nos com uma equipa de engenheiros da Volvo a testar uma versão de pré-produção deste SUV 100% elétrico. Tentaram fugir à nossa câmara mas não conseguiram.

© Razão Automóvel

Da Hungria até Portugal

A unidade que encontrámos pelas ruas de Lisboa tinha matrícula húngara. É relativamente comum encontrarmos nas estradas portuguesas protótipos a serem testados, oriundos de outras regiões, à procura de diferentes condições (clima, asfalto, ligeiras variações nos sinais de trânsito, etc).

As questões relacionadas com a afinação de suspensões, chassis e demais componentes já deverão estar fechadas. Com o arranque da produção agendado para último trimestre do ano, as equipas de desenvolvimento focam-se, sobretudo, na recolha de dados.

© Razão Automóvel

Deverá ser essa a «missão especial» desta unidade do Volvo EX30: recolher dados para afinar os sistemas de apoio à condução. Por muito que as marcas recorram a simulações — para reduzirem o tempo e custos de desenvolvimento — nada substitui a complexidade do mundo real.

Chega em 2024

O novo Volvo EX30 chega a Portugal em 2024 e a primeira fase de encomendas já arrancou. Está disponível em três níveis de equipamento — Core, Plus ou Ultra —, e terá duas baterias à escolha: uma de 51 kWh (química LFP) e outra de 69 kWh (química NMC).

Quanto a motores, haverá duas versões: com 200 kW (272 cv) e 315 kW (428 cv) respectivamente.

A segunda configuração conta com dois motores elétricos (um por eixo) e entrega 428 cv e 543 Nm. Está associado apenas à bateria maior e anuncia 460 km de autonomia.

Os preços do novo Volvo EX30 começam nos 37 894 euros para a versão Single Motor, com o nível de equipamento Core, e a bateria de 51 kWh. Veja aqui a gama completa de preços e especificações do novo EX30.