Notícias Será o novo CLA? «Apanhado» o primeiro da nova geração compacta da Mercedes-Benz

Fotos-espia

Será o novo CLA? «Apanhado» o primeiro da nova geração compacta da Mercedes-Benz

Depois dos «grandes», a Mercedes-Benz vai renovar os seus modelos compactos e começa com uma berlina 100% elétrica que poderá ser o novo CLA.

Fotos-espia de um Mercedes-Benz
© Razão Automóvel

Ainda que não haja confirmação oficial, o modelo que vemos nestas fotos-espia poderá ser o novo Mercedes-Benz CLA.

Por agora, o que sabemos é que será antecipado no próximo Salão de Munique por um concept, que vai dar a conhecer a visão da Mercedes-Benz para o segmento a que chamou de “Entry Luxury”.

Isto significa que, mais do que uma nova geração de um modelo existente, esta nova opção será a primeira da reformulação da gama mais acessível da Mercedes.

Como já referimos noutras ocasiões, a gama compacta da Mercedes-Benz vai ser reduzida, passando de sete modelos para quatro — o fim do Classe A é quase uma certeza.

O que já sabemos?

O novo modelo da marca da estrela de três pontas agora «apanhado», estreará a plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture). O foco da nova plataforma será nas propostas 100% elétricas, mas continuará a permitir propostas híbridas plug-in ou apenas equipadas com motores de combustão interna.

No caso do modelo de testes das fotos-espia, apostamos numa variante 100% elétrica, dado a ausência de saídas de escape.

Apesar da camuflagem, a silhueta revela muitas semelhanças com as de um potencial Mercedes-Benz CLA e já deixa ver detalhes de elementos como o interior dos grupos óticos.

No entanto, já se conseguem perceber algumas semelhanças com a família de automóveis 100% elétricos da marca EQ. Entre elas, a enorme «grelha» frontal, com o logótipo da marca mesmo ao centro.

Tanto na secção traseira como na frente, os recortes e traços podem estar a esconder uma faixa horizontal em LED a ligar os dois grupos óticos. Mais difíceis de esconder são os puxadores das portas escamoteáveis, uma vez que, na unidade de testes, estes nunca parecem ter sido recolhidos.

Primeiros detalhes do habitáculo

Por enquanto, existem apenas imagens do exterior desta nova berlina de quatro portas a atirar para a silhueta de um coupé. Porém, algumas das fotos-espia mostram o protótipo de testes com as janelas abertas.

Apesar de grande parte do interior estar tapado, dá para perceber que este potencial Mercedes-Benz CLA elétrico vai contar com um enorme painel horizontal que parece incluir a instrumentação e o monitor central de infoentretenimento.

Uma solução que diverge da de outros Mercedes-Benz, que apostam num ecrã central vertical. E poderá haver uma opção SuperScreen como no novo Classe E?

Quando chega?

Como já referimos, este novo Mercedes-Benz elétrico será antecipado no próximo Salão de Munique (IAA Mobility) — início a 5 de setembro —, através de um concept.

Quanto ao modelo de produção, será revelado em 2024.

Sabe esta resposta?
Que empresa modificou uma carrinha Mercedes-Benz 280 TE no início dos anos 80?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 280TE (W123) by Zender. Os primórdios do tuning