Notícias SEAT vai ter modelo elétrico? «Patrão» da marca responde

Antevisão

SEAT vai ter modelo elétrico? «Patrão» da marca responde

O facto da SEAT ainda não ter qualquer modelo 100% elétrico na sua gama levanta muitas questões para o futuro. Mas isso ainda pode mudar.

SEAT fábrica baterias
© SEAT S.A.

Já muito se disse e escreveu acerca do possível fim da SEAT, que continua sem ter qualquer modelo 100% elétrico na gama, algo que já todas os construtores generalistas asseguraram há muito tempo.

Recorde-se que o Born, o primeiro CUPRA totalmente elétrico, até nasceu como SEAT el-Born. Algo que acabaria por nunca acontecer.

A verdade é que o próprio Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A., não tem feito muito para contrariar estes rumores. Primeiro afirmando que a “CUPRA é o futuro da SEAT” e depois admitindo que o futuro da SEAT pode passar pela mobilidade e pelo carsharing.

O el-Born nasceu para ser o primeiro elétrico da SEAT, mas acabou por dar origem ao Born… da CUPRA

Pois bem, agora é o próprio Wayne Griffiths a levantar a possibilidade da SEAT poder vir a contar com modelos elétricos, ainda que tenha deixado novamente claro o papel da CUPRA dentro da SEAT S.A.

A NÃO PERDER: Mobilidade e carsharing. É por aqui que passa o futuro da SEAT

“Não descartamos carros elétricos para a SEAT, mas a nossa prioridade é a CUPRA”, afirmou Griffiths, em declarações ao meio especializado Portal Movilidad. Essa decisão, de acordo com Griffiths, estará sempre relacionada com as regulações europeias para as emissões, nomeadamente com a entrada em vigor da Euro 7, em 2025.

Por isso mesmo, para a empresa espanhola não faz sentido assinalar uma data para a chegada do primeiro automóvel 100% elétrico da SEAT, “porque vai depender muito da regulamentação e do que vão comprar os clientes”, como explica Griffiths.

Prioridade é renovar o Ibiza e o Arona

Certo, para já, é que a SEAT continua apostada em vender automóveis com motor de combustão e prepara-se para renovar dois dos seus modelos mais importantes no mercado europeu, o Ibiza e o Arona.

“Vamos investir na renovação do Ibiza e do Arona”, confirmou o diretor executivo da SEAT S.A., que mantém a opinião de que a SEAT ainda tem muito caminho pela frente e que é importante cobrir todos os territórios, algo que já acontece se juntarmos a CUPRA a esta equação.

LEIAM TAMBÉM: O sucesso da CUPRA é o fim da SEAT? À conversa com Wayne Griffiths

Importa recordar que apesar da CUPRA ter um modelo 100% elétrico e a SEAT não, ambas as marcas contam com propostas eletrificadas (híbridos plug-in) nos seus catálogos, algo que Griffiths considera ser muito importante:

Se só vendêssemos carros elétricos teríamos dificuldades com apenas 10% do mercado eletrificado em Espanha.

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A.

Fonte: Portal Movilidad