Notícias Depois do A110 R parece haver espaço para um Alpine A110 “RS”

Fotos-espia

Depois do A110 R parece haver espaço para um Alpine A110 “RS”

Na zona de Nürburg anda a circular um protótipo camuflado do Alpine A110 com uma dose extra de elementos aerodinâmicos. Será um A110 «RS»?

Está praticamente a fazer um ano desde que a Alpine nos mostrou o A110 R, a versão mais radical de sempre do seu desportivo.

Contudo, o título de «versão mais radical de sempre» poderá pertencer em breve a outro A110. Nas imediações do circuito de Nürburgring, anda a circular um Alpine A110 mais arrojado que todos os que já conhecemos.

Pelas imagens que nos chegaram, esta nova versão do A110 parece ter como base a versão R, mas podemos ver que conta ainda com mais elementos aerodinâmicos.

Por outras palavras, parece que a Alpine poderá ter encontrado uma forma de o A110 R ser ainda mais rápido em pista.

Talvez a adição mais visível seja uma pequena «barbatana» longitudinal, ao jeito dos protótipos de Le Mans. A asa traseira é também diferente daquela que conhecíamos. Tem novos apoios tipo «pescoço de ganso» e as placas laterais são maiores.

No entanto, os engenheiros da Alpine acharam que isto não era suficiente e foi ainda adicionado um pequeno defletor por cima da tampa da bagageira.

Na secção dianteira, há também diferenças a registar. O spoiler inferior recebeu um pequeno acrescento e nas laterais no para-choques surgem pequenos defletores, ou cannards.

Não são só os elementos aerodinâmicos que são distintos neste A110. Também as saídas de escape são diferentes das que conhecemos. Poderá a Alpine estar a preparar uma versão mais potente do quatro cilindros turbo, com 1,8 l de capacidade?

Recordamos que a versão mais potente do compacto motor é de 300 cv e está disponível no A110 GT, A110 S e A110 R.

Como se vai chamar?

Esta poderá ser a pergunta de «um milhão de euros», mas para a qual ainda não há resposta oficial.

A designação A110 “RS” do título é meramente especulativa, usada apenas no sentido de posicionar esta nova versão, à imagem do que vemos entre o Porsche 911 GT3 e 911 GT3 RS.

https://youtu.be/0NkxrKqeXdI

Além disso, estas duas letras também acabam por nos recordar a Renault Sport. E lembramos que a Renault Sport encerrou recentemente as suas portas para dar mais ênfase precisamente à Alpine.

Independentemente da designação final que venha a ter, este Alpine A110 promete ser o mais extremista deles todos, suplantando o R. De momento não existe nenhuma indicação de quando é que a Alpine pretende revelá-lo.

Sabe esta resposta?
Que piloto de Fórmula 1 «assinou» uma versão muito especial do Alpine A110 em 2022?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A110 R Fernando Alonso. Este é o Alpine mais caro de sempre