Notícias Jaguar desiste do I-Pace. Conheçam os motivos

Produção

Jaguar desiste do I-Pace. Conheçam os motivos

A Jaguar vai dizer adeus ao I-Pace até 2025 e substitui-lo por um novo modelo de bandeira que vai liderar a sua nova era elétrica.

Jaguar I-Pace
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O Jaguar I-Pace, o primeiro modelo 100% elétrico da construtora britânica, não faz parte dos planos futuros da JLR e vai sair de cena até 2025, altura em que a Jaguar vai lançar o primeiro modelo da sua era 100% elétrica.

A confirmação do «adeus» do Jaguar I-Pace foi feita por Adrian Mardell, diretor executivo da JLR, em declarações aos britânicos da Autocar, que acaba por contrariar as indicações dadas pelo seu antecessor, Thierry Bolloré, que chegou inclusive a sugerir que o I-Pace podia vir a ter uma segunda geração.

Mas o que é certo é que esta é uma decisão sem retorno, com a marca britânica a preparar-se para lançar uma nova família de modelos 100% elétricos, construídos sobre a plataforma dedicada JEA.

A NÃO PERDER: Lamber as feridas. Jaguar prepara ofensiva e muda de estratégia

Como referimos no início deste artigo, o primeiro destes novos modelos elétricos da Jaguar será lançado em 2025, mas a primeira aparição pública deverá acontecer ainda em 2024. Contudo, estas datas são algo vagas e ainda não sabemos em que altura do ano isso pode acontecer.

Jaguar I-Pace perfil
Andre Duarte Jaguar I-Pace

Por isso mesmo, e para que a saída de um coincida com a entrada do outro, a Jaguar ainda não avança uma data definitiva para a saída do mercado do I-Pace, apenas sugere que isso vai acontecer até 2025.

“Não queremos que o produto fique fora do mercado por muito tempo, principalmente o electrificado (Jaguar I-Pace). Agora estamos à espera da confiança na (plataforma) JEA. Neste momento, as pessoas dizem-me que será no primeiro semestre de 2025”, afirmou Adrian Mardell, antes de acrescentar:

Faltam pouco menos de dois anos. Estarei mais confiante nessa resposta quando estivermos a nove ou a 12 meses (de distância).

Mardell adiantou ainda que neste momento o I-Pace é maioritariamente vendido no Reino Unido e na Europa para ajudar a empresa a cumprir os objetivos de emissões e que o programa deste modelo foi fundamental para que a JLR ficasse a “perceber como se desenvolve (um elétrico)”.

Jaguar I-Pace grelha
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Jaguar I-Pace

O que sabe acerca do próximo elétrico?

Sobre o próximo elétrico da Jaguar, Mardell foi muito contido nas informações que deu. Porém, revelou que a nova arquitetura JEA vai permitir “proporções mais exuberantes”, o que deixa antever um elétrico com uma maior distância entre-eixos do que o I-Pace que agora conhecemos.

“A distância entre-eixos nesses veículos e nessa arquitetura (JEA) será maior. Então consegues obter as linhas fluídas e bonitas de que precisas do veículo”, explicou Adrian Mardell.