Notícias Lanzador. Mais de 1360 cv para o primeiro elétrico da Lamborghini

Apresentação

Lanzador. Mais de 1360 cv para o primeiro elétrico da Lamborghini

Depois da fuga de imagens, a apresentação oficial: este é o Lamborghini Lanzador, o primeiro 100% elétrico da marca italiana.

Lamborghini Lanzador
© Lamborghini

Agora é oficial. Depois de uma fuga de imagens que revelou o Lanzador antes do tempo, a Lamborghini apresentou finalmente o seu primeiro 100% elétrico, durante a Monterey Car Week, na Califórnia (EUA).

Trata-se de um crossover de três portas com capacidade para transportar até quatro passageiros (2+2), que se apresenta com uma imagem que apesar de inédita (dentro da Lamborghini) tem contornos familiares.

Isto porque o Lanzador — a Lamborghini descreve-o como sendo um «Super GT» — parece cruzar as linhas do SUV Urus com as do Huracán Sterrato, a versão de «calças arregaçadas» do superdesportivo italiano, que nós testámos recentemente:

Mas o modelo da Lamborghini que este Lanzador — pintado na cor Azzurro Abissale — mais nos faz lembrar é, curiosamente, o Estoque, um protótipo lançado há quase 15 anos que antecipava uma berlina de quatro portas que nunca veio a ser construída.

Lamborghini Lanzador traseira
© Lamborghini A Lamborghini descreve o Lanzador como sendo um «Super GT» 100% elétrico

Mesmo assim, importa lembrar que a versão de produção do Lanzador só vai ser revelada no mercado em 2028, pelo que este este protótipo ainda poderá sofrer alterações nos próximos cinco anos.

Habitáculo inspirado na aviação

E se isso é válido para o exterior, também pode ser aplicado ao habitáculo, que se faz notar por ter um design arrojado e que parece ter ido buscar inspiração ao mundo da aviação.

Condutor e passageiro, por exemplo, estão separados por uma espécie de ponte de linhas estilizadas que une o topo do tabliê a uma consola entre os bancos. Os bancos em si são finos e revelam um desenho previsivelmente desportivo.

Todos os passageiros têm direito a um ecrã, até os sentados atrás — curiosamente, não há ecrã central.

Os bancos traseiros em si rebatem e, como podemos ver, a bagageira parece ser grande. O acesso é facilitado pela presença de uma terceira porta e não uma tampa.

Lamborghini_Lanzador
© Lamborghini

Para mais, há uma segunda bagageira, mais pequena, à frente — típico de vários elétricos. Esta revela um conjunto de malas desenhadas à medida para encaixarem na perfeição nesse espaço.

Mais de 1000 kW de potência

Tal como já tínhamos adiantado, o Lanzador antecipa o primeiro modelo 100% elétrico da marca de Sant’Agata Bolognese. E como seria de esperar (ou não estivéssemos nós a falar da Lamborghini), faz-se acompanhar de um cartão de visita impressionante.

Lamborghini Lanzador
© Lamborghini O Lamborghini Lanzador e o Huracán Sterrato lado a lado

A marca italiana foi muito cuidadosa com os números que revelou, afinal — como já referimos acima — a versão de produção ainda está a 5 anos de distância, mas anunciou que o Lanzador é animado por dois motores elétricos (um por cada eixo) que em conjunto produzem mais de 1000 kW (mais de 1360 cv) de potência máxima.

A juntar a isso, sabemos que este «Super GT» conta com elementos aerodinâmicos activos, com suspensão pneumática, com amortecedores controlados eletronicamente e com quatro rodas direcionais.

Vai mudar até 2028?

Tal como já referimos neste artigo, a versão de produção deste protótipo Lanzador só vai ser apresentada ao mundo daqui a cinco anos, em 2028, com o lançamento comercial a acontecer logo de seguida.

Resta apenas saber que alterações estéticas o Lanzador pode vir a sofrer durante este tempo. Mas a tradição diz-nos que a marca de Sant’Agata Bolognese não tem por hábito fazer mudanças drásticas entre os protótipos e as versões de produção: basta ver o exemplo do Urus.