Notícias Toyota GR86 tem futuro? Sim e pode chegar mais depressa que o esperado

Antevisão

Toyota GR86 tem futuro? Sim e pode chegar mais depressa que o esperado

As regras de emissões e segurança podem «obrigar» a Toyota a lançar um novo GR86 mais cedo do que tarde. O que aí vem?

Toyota GR86 perfil
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Ao contrário do que aconteceu com o seu sucessor, o GT86, que esteve à venda durante quase 10 anos, o Toyota GR86 vai ter uma carreira bem mais curta. Na Europa, por exemplo, vai deixar de ser vendido em meados de 2024.

Culpem as novas normas de segurança que a União Europeia está a implementar e que vai obrigar todos os carros novos a equiparem sistemas como a «caixa negra», o reconhecimento de semáforos ou o assistente inteligente de velocidade.

Toyota GR86 em estrada
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Toyota GR86

No Japão poderá acontecer o mesmo em 2025, com os britânicos da Autocar a dizerem que o desportivo da Toyota poderá não cumprir as restrições japonesas de consumos e emissões. O alcance comercial do coupé fica assim muito mais reduzido, ficando limitado a mercados como o norte-americano.

O cerco está a apertar e vai obrigar a Toyota a tomar decisões importantes em breve sobre o futuro do seu desportivo. Das duas uma: ou desenvolve um sucessor de raíz para o GR86 (o atual é baseado no GT86); ou deixa definitivamente de o produzir.

A NÃO PERDER: Conduzi o Toyota GR86. O coupé que mete o Supra no bolso

De momento, a primeira hipótese é aquela que começa (felizmente) a ganhar tração, com a Toyota a poder lançar uma geração 100% nova do GR86 tão cedo como 2025.

Esta assentará numa plataforma nova e com uma motorização híbrida sustentada no motor turbo de três cilindros do GR Yaris.

https://youtu.be/4KsXlhd09BE

Esta possibilidade é avançada pela Autocar, que falou (em exclusivo) com o diretor técnico da Toyota, Hiroki Nakajima, no Goodwood Festival of Speed. Apesar de não ter confirmado planos para um GR86 híbrido reconheceu que é “uma boa ideia”.

“Os sistemas híbridos são sempre uma solução boa para carros ecológicos (…), não só para carros de passageiros, mas também para carros desportivos”, explicou Nakajima.

“Podemos construí-los a um preço mais baixo do que os modelos elétricos a bateria e sabemos como torná-los divertidos de conduzir”, acrescentou. E recordou que ainda faltam quase 12 anos até que a venda de híbridos parcialmente movidos por motores de combustão interna seja proibida na Europa.

Toyota GR86 motor 4 cilindros boxer
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Atualmente o Toyota GR86 só está disponível com um motor boxer de quatro cilindros com 2,4 litros de capacidade que produz 234 cv

Um GR86 com o motor do GR Yaris? Já existe…

Sim, isso mesmo. Já existe atualmente um Toyota GR86 equipado com o três cilindros turbo, com 1,6 litros, do GR Yaris. Mas a Toyota não o vende ao público.

LEIAM TAMBÉM: Mazda vai competir com MX-5 «alimentado» a combustíveis sintéticos

Trata-se de uma versão do GR86 destinada à competição, mais precisamente à Super Taikyu Series, que se disputa no Japão e que marcas como a Mazda ou a Toyota têm usado para testar novas soluções.

Neste caso, o objetivo passa por estudar o desenvolvimento dos combustíveis sintéticos, e este GR86 com o motor G16E-GTS do GR Yaris permite avaliar essa solução em competição.

Toyota GR86 Super Taikyu Series-2
© Toyota

Naturalmente, esta versão de competição do GR86 não recorre a qualquer tipo de eletrificação. Mas isso será algo que não assusta os engenheiros da Gazoo Racing, ou não tivessem eles já cinco vitórias nas 24 Horas de Le Mans com modelos híbridos na carteira.

Fonte: Autocar