Notícias Supercarro da Alfa Romeo pode recuperar nome histórico. Revelação para breve

Antevisão

Supercarro da Alfa Romeo pode recuperar nome histórico. Revelação para breve

São muitos os rumores sobre o supercarro da Alfa Romeo: da sua motorização, que promete ser híbrida, ao seu nome poderá não ser 6C.

Alfa Romeo supercarro teaser
© Alfa Romeo

Estamos a pouco mais de um mês da revelação oficial do novo supercarro da Alfa Romeo. Esta irá acontecer no próximo dia 30 de agosto, pelas 16h00 (hora portuguesa), alguns dias antes do GP de Itália de Fórmula 1, no circuito de Monza.

Interessado em assistir? Pode acompanhar em direto a revelação do novo supercarro da Alfa Romeo, no YouTube (basta clicar nesta ligação).

O que já sabemos?

Apesar de estarmos a poucas semanas da revelação, a Alfa Romeo tem sido muito eficaz a esconder os detalhes do seu novo supercarro.

Alfa Romeo 8C
Em 2018 a Alfa Romeo antecipava um supercarro V6 híbrido. Esse projeto foi «arrumado» e voltou recentemente à ribalta. Será que ainda podemos «acreditar» nestas linhas ou mudou tudo?

As informações de que dispomos carecem de confirmação, mas as probabilidades de serem corretas são bastante elevadas.

Talvez de forma algo previsível, o supercarro da Alfa Romeo deverá ter como ponto de partida o excelente Maserati MC20, o único supercarro no universo Stellantis. Isto significa que terá uma monocoque central em fibra de carbono, com subestruturas em alumínio tanto à frente como atrás.

Maserati MC20
© Maserati O «esqueleto» do Maserati MC20 deverá ser o mesmo do supercarro da Alfa Romeo

As grandes dúvidas surgem relativamente à sua mecânica. O MC20 recorre a um 3.0 V6 biturbo (designado Nettuno), único à Maserati, mas os rumores indicam que o supercarro de Arese poderá recorrer ao 2.9 V6 biturbo (de origem Ferrari) que equipam os Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio.

Os rumores «falam» ainda na adição de uma componente elétrica, transformando-o num híbrido, fazendo a devida ligação deste supercarro à presença da Alfa Romeo na Fórmula 1. E elevando a potência suba para os estimados 800 cv. Como nota, o MC20 «só» a combustão debita 630 cv.

Maserati MC20 a curvar em circuito, frente
© Maserati O supercarro da Alfa Romeo não poderia ter melhor ponto de partida

O único dado de performance avançado é o da velocidade máxima que será de 333 km/h, um valor que assume particular carga simbólica.

33 Stradale, a musa

Isto porque tudo aponta para que o novo supercarro da Alfa Romeo seja também um tributo ao sempre fantástico 33 Stradale de 1967.

Alfa Romeo 33 Stradale
© Alfa Romeo Alfa Romeo 33 Stradale. Escultura sobre rodas.

O 33 Stradale derivava do Tipo 33 de competição e foi apenas produzido em 18 unidades. Ainda é hoje considerado um dos carros mais belos de todos os tempos…

Essa homenagem não podiam ser mais clara quando o rumor mais recente sobre o novo supercarro italiano, avançado pela Autocar, se refira à sua designação: simplesmente 33.

Até agora, tudo indicava que se iria chamar 6C, à imagem do 8C Competizione e do 4C. Tendo em consideração a ligação ao 33 Stradale, recuperar a designação 33 até faz muito sentido.

Limitado e muito caro

Mais sentido faz quando se prevê que o supercarro da Alfa Romeo terá uma produção bastante limitada: apenas… 33 unidades, mais uma vez, segundo a Autocar.

Cada uma com um preço a começar em um milhão de euros, o que fará deste modelo, o Alfa Romeo novo mais caro de sempre.

Fonte: Autocar