Notícias Já existem Toyota GR86 a «correr» com o motor turbo do GR Yaris. Chegarão à produção?

Motores

Já existem Toyota GR86 a «correr» com o motor turbo do GR Yaris. Chegarão à produção?

Por agora, estes Toyota GR86 com o motor turbo do GR Yaris têm como destino a competição e o desenvolvimento de combustíveis sintéticos.

Toyota GR86 vista dianteira 3/4

Ao contrário do que seria de esperar, não foi preciso esperar por uma qualquer preparadora para vermos um Toyota GR86 receber um motor turbo.

Contudo, como revelaram os norte-americanos da Road & Track, não foi adicionado um turbo ao quatro cilindros boxer de 2,4 l que equipa o coupé, mas foi instalado o G16E-GTS, o 1,6 l turbo de três cilindros que equipa os GR Yaris e GR Corolla.

A publicação norte-americana relata que já foram produzidas algumas unidades do GR86 com este motor.

A NÃO PERDER: Toyota GR86 foi ao banco de potência. Tinha «cavalos escondidos»?
Toyota GR 86 vista traseira 3/4

A montagem destas unidades esteve a cargo da Toyota Gazoo Racing, a divisão de competição da marca nipónica, o que deixa antever, em antemão, qual o destino destes carros.

Competir e… estudar

Segundo nos conta a publicação australiana CarSales, estes GR86 com motor turbo destinam-se à competição, mais precisamente à série Super Taikyu, que se disputa no Japão, e que ajudou a Toyota a desenvolver a versão mais potente do G16E-GTS.

É precisamente na série Super Taikyu que também tem participado o Corolla equipado com um G16E-GTS a hidrogénio, e que tem sido fundamental para a sua evolução.

Também os GR86 equipados com o tricilíndrico turbo terão como objetivo o desenvolvimento dos combustíveis sintéticos, com a Toyota a usar a  competição para «acelerar» esse desenvolvimento.

Contudo, há esperança para todos os que «sonham» com um Toyota GR86 com motor turbo.

Quando questionado sobre se, no futuro, o motor usado no GR Corolla poderia ser instalado nos GR86 de estrada, o engenheiro-chefe da Toyota Gazoo Racing, Naoyuki Sakamoto, afirmou: “Sim, estamos a pensar no futuro sobre a possibilidade de o usar, mas não há planos concretos neste momento”.

A isto Sakamoto acrescentou que “por enquanto estamos a usá-lo para desenvolver combustíveis neutros em carbono”.

Fontes: CarSales e Road and Track

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Toyota Sera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?