Notícias RIP V10. Que motor para o sucessor do Lamborghini Huracán?

Fotos-espia

RIP V10. Que motor para o sucessor do Lamborghini Huracán?

O sucessor do Lamborghini Huracán já mexe e tal como o Revuelto será híbrido plug-in. Mas o V10 vai ficar pelo caminho.

Foto-espia do sucessor do Lamborghini Huracán, frente 3/4
© Razão Automóvel

As encomendas para o Lamborghini Huracán já fecharam, apesar do seu sucessor só estar previsto para 2024. Até lá, a marca de Sant’Agata Bolognese tratará de satisfazer as encomendas em falta.

O Huracán, lançado em 2014, foi um enorme sucesso para a Lamborghini — atingiu o marco das 20 mil unidades o ano passado —, só tendo sido recentemente ultrapassado pelo Urus como o modelo mais produzido de sempre do construtor.

Foto-espia do sucessor do Lamborghini Huracán, frente
© Razão Automóvel A frente deixa ver óticas esguias e um segundo conjunto (serão diurnas, piscas ou nevoeiro?) num nicho hexagonal.

As expetativas são, assim, altas para o próximo supercarro «junior» da Lamborghini, até porque irá distinguir-se em aspetos chave do antecessor.

100% Lamborghini, 0% Audi

O que já sabemos sobre o sucessor do Huracán? Primeiro, é que ao contrário deste e do Gallardo, não terá um desenvolvimento partilhado com qualquer modelo da Audi. Recordamos que tanto o Gallardo e o Huracán devem muito às duas gerações de Audi R8 a sua existência.

Foto-espia do sucessor do Lamborghini Huracán perfil
© Razão Automóvel A silhueta monovolume e muito baixa é tipicamente Lamborghini, destacando-se a generosa entrada de ar lateral, ausente no Huracán

A Audi já anunciou que o atual R8 não terá sucessor e, por isso, o sucessor do Huracán será apenas e só um esforço da Lamborghini.

Um cenário que se tornou possível graças a uma performance financeira excecional nos últimos anos por parte da Lamborghini — com muitos recordes de vendas e lucros a caírem no processo —, ao qual o sucesso do Urus não deve ser estranho.

Adeus V10, olá eletrificação

Outro aspeto já conhecido do sucessor do Lamborghini Huracán é que irá prescindir dos préstimos do glorioso 5.2 V10 naturalmente aspirado deste.

O fim do V10 é o encerrar de um ciclo, iniciado com o Gallardo. O V10 dava um caráter único a estes Lamborghini numa classe dominada por V8 e, recentemente, por V6. Ferrari 296, McLaren Artura e Maserati MC20 são os protagonistas dos nossos dias.

Foto-espia do sucessor do Lamborghini Huracán, traseira 3/4
© Razão Automóvel Traseira dramática: saídas de escape entre os farolins, como o Revuelto e um imponente difusor traseiro, deixando as rodas traseiras parcialmente expostas.

O que vem a seguir ao V10? Tal como o 296 e o Artura, também o sucessor do Huracán será um híbrido plug-in, seguindo igualmente os passos do Revuelto, o sucessor do Aventador.

Ao contrário dos seus rivais, contudo, não se espera que o bloco tenha apenas seis cilindros, com os rumores a indicarem um V8 biturbo para tomar o lugar do V10 naturalmente aspirado.

Fica por saber a origem do motor: será o ubíquo V8 do Grupo Volkswagen ou será uma unidade nova, específica para o supercarro?

Teremos de aguardar para saber a resposta, mas o que parece certo, vendo e ouvindo o vídeo abaixo, é que terá uma voz mais «muda» e grave que o estridente V10.

Para não ficar atrás de modelos como o Ferrari 296 GTB, prevê-se uma potência combinada do V8 biturbo e da máquina elétrica acima dos 800 cv — relembramos que o cavalino rampante tem 830 cv…

Quando chega?

Está previsto que o sucessor do Lamborghini Huracán seja lançado perto do final de 2024.

https://youtu.be/Sox4jzNF0pY