Notícias Mazda vai competir com MX-5 «alimentado» a combustíveis sintéticos

Arranque a Frio

Mazda vai competir com MX-5 «alimentado» a combustíveis sintéticos

A Mazda vai entrar no campeonato Super Taikyu com um MX-5 que funciona com combustíveis sintéticos. Subaru e Toyota também estão presentes.

Mazda MX-5 combustíveis sintéticos
© Mazda

A Mazda é uma das empresas que mais tem investido no motor de combustão: o bloco Diesel de seis cilindrosos do CX-60 que testámos recentemente é a derradeira prova disso.

Talvez não surpreenda, por isso, que a Mazda seja também uma forte defensora dos combustíveis sintéticos — faz até parte da eFuel Alliance.

Nada melhor que a competição para desenvolver uma nova tecnologia e, por isso, a Mazda confirmou a participação no campeonato de resistência japonês Super Taikyu Series, na categoria ST-Q, que usa combustíveis sintéticos neutros em carbono.

A NÃO PERDER: Mazda CX-60 com «super Diesel». Aposta certa ou só uma teimosia?

O carro escolhido é um Mazda CNF Concept, que não é mais que um MX-5 de competição. É animado pelo conhecido motor 2.0 Skyactiv-G naturalmente aspirado, distinguindo-se sobretudo por usar combustíveis sintéticos.

Mazda MX-5 vista dianteira
MX-5 2.0 Skyactiv-G de estrada. Não sabemos se CNF Concept mantém os 184 cv de série, mas servirá de laboratório sobre rodas para aumentar o conhecimento da Mazda acerca dos combustíveis sintéticos.

Este Mazda MX-5 vai competir contra outros rivais japoneses bem conhecidos, igualmente alimentados por combustíveis sintéticos neutros em carbono, como o Toyota GR86 e o Subaru BRZ.

O primeiro, da Toyota, usa um bloco de três cilindros com 1,4 l de capacidade. Já o segundo, da Subaru, recorre ao motor de série, o quatro cilindros opostos com 2,4 l.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual o nome do concept que deu origem à terceira geração do Mazda MX-5 (NC)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda se lembram do Mazda Ibuki, o “pai” do MX-5 NC?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda se lembram do Mazda Ibuki, o “pai” do MX-5 NC?