Notícias Testes finais. Porsche Macan elétrico fotografado com pouca camuflagem

Fotos-espia

Testes finais. Porsche Macan elétrico fotografado com pouca camuflagem

O Porsche Macan elétrico está a poucos meses de ser revelado. Estas imagens (quase) sem camuflagem confirmam novas funcionalidades.

Protótipo do Porsche Macan elétrico em testes visto 3/4 de frente
© Razão Automóvel

Depois de ter entrado na batalha dos automóveis 100% elétricos com o Taycan, a marca alemã prepara-se para um passo mais arrojado com o Porsche Macan.

A nova geração deste modelo será exclusivamente elétrica e apenas há poucos dias, foi fotografada uma unidade de testes quase sem camuflagem.

Tirando alguns autocolantes, proteções nos grupos óticos e restos de fita cola, este é o Porsche Macan que estamos prestes a conhecer. Sendo que pouco ou nada tem a ver com o seu antecessor.

Protótipo do Porsche Macan elétrico em testes visto de frente
© Razão Automóvel

Escusado será dizer que muitos dos elementos estão agora mais próximos do Taycan, especialmente no que diz respeito aos sistemas de iluminação. Ainda assim, na secção dianteira do novo Macan, a Porsche também acabou por aderir à nova moda dos grupos óticos bipartidos.

Na secção traseira, a ausência de camuflagem fez desaparecer os escapes falsos, mas os grupos óticos ainda se mantêm um pouco escondidos. No entanto, também aqui é possível descobrir diversas semelhanças estéticas com o Taycan.

Protótipo do Porsche Macan elétrico em testes visto 3/4 de traseira
© Razão Automóvel

O que já sabemos sobre o novo Porsche Macan

O habitáculo do novo Porsche Macan também herdará do Taycan soluções idênticas ou muito similares. O painel de instrumentos curvo, por exemplo, é uma delas.

O comando da caixa de velocidades também está do lado direito da coluna da direção e na consola central marcará presença um novo monitor destinado às funções da climatização.

Fotos-espia-Porsche-Macan

O mais compacto dos SUV da Porsche vai estrear a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), com uma arquitetura de 800 V, desenvolvida em parceria com a Audi.

Podem conhecer melhor alguns dos segredos da PPE no nosso primeiro contacto ao (ainda camuflado) Q6 e-tron, o «primo» do novo Macan:

O novo Macan promete contar só com versões de tração às quatro rodas, o que implica uma configuração de dois motores (um por eixo). O motor traseiro, curiosamente, vai ficar posicionado atrás do eixo traseiro — a lá 911 —, e que este vai ser do tipo síncrono com imãs permanentes.

Não sabemos as especificações finais, mas os modelos com base PPE vão poder ter até 450 kW (612 cv) de potência e mais de 1000 Nm de binário máximo.

A bateria de iões de lítio (NMC ou níquel, manganês e cobalto) terá cerca de 100 kWh de capacidade e será a mesma para todos os Macan.

Graças ao sistema elétrico de 800 V vai permitir potências de carregamento superiores aos 270 kW do Taycan. A Porsche refere que não serão precisos 25 minutos para que o estado de carga da bateria passe dos 5% para os 80%.

SUV, elétrico, mas ainda é um Porsche

Pode ser um SUV e, certamente, vai ser bem mais pesado que o Macan a combustão — «culpem» a bateria —, mas vai continuar a ser um Porsche. E por isso, as expetativas são altas na forma como o novo Macan se irá comportar.

A Porsche já abriu parte do jogo ao referir que o novo Macan contará à frente com um esquema de duplos triângulos sobrepostos à frente e um multilink atrás. E nas imagens é possível ver que também contará com um eixo traseiro direcional.

© Razão Automóvel Nesta imagem é possível ver o sistema de quatro rodas direcionais a funcionar, uma novidade no Macan.

O Porsche Torque Vectoring Plus (vetorização do binário) será de série nos Macan mais potentes e terá suspensão adaptativa (PASM) que vai poder ser combinada com suspensão pneumática ou molas de aço.

Por fim, poderá ser equipado com jantes até 22″ e a marca refere que as diferenças na largura dos pneumáticos à frente e atrás será bastante pronunciada, sobretudo nos Macan mais potentes.

Não sabemos ainda a composição da gama, mas Michael Steiner, responsável pelo departamento de investigação e desenvolvimento da Porsche, diz que o novo Macan terá uma gama mais ampla que o Taycan.

Quando chega o Porsche Macan elétrico?

As datas de apresentação e chegada ao mercado do Porsche Macan ainda não estão totalmente definidas, mas tudo aponta para 2024.

No entanto, o facto de já existirem unidades em circulação quase sem camuflagem, abre a possibilidade da revelação ser já este ano. No Salão de Munique em setembro, talvez?

Sabe esta resposta?
Em que ano nasceu o primeiro Porsche de todos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Type 64. O primeiro a ostentar a marca Porsche vai a leilão