Notícias Porsche confirma que próxima geração do Cayenne será exclusivamente elétrica

Antevisão

Porsche confirma que próxima geração do Cayenne será exclusivamente elétrica

Durante a apresentação dos resultados de 2022 a Porsche confirmou que o Cayenne, o seu modelo mais vendido, será também elétrico.

Porsche Cayenne Turbo GT, na estrada, perfil
© Porsche

A Porsche estabeleceu como objetivo de vendas para 2030 que 80% sejam de elétricos e para isso vão ser precisos mais modelos; não admira, portanto, que tenha acabado de confirmar que vai lançar um Cayenne 100% elétrico.

A confirmação foi feita hoje, durante a conferência anual do fabricante, onde foram divulgados os resultados de 2022 e onde ficámos a saber também que o Cayenne foi, mais uma vez, o Porsche mais vendido do mundo, tendo ultrapassado a marca das 95 mil unidades — o Macan foi o segundo, com quase 87 mil unidades.

infografia a anunciar modelos elétricos a serem lançados
© Porsche Os próximos lançamentos da Porsche a baterias para ir de encontro ao objetivo de mais de 80% das suas vendas serem de elétricos em 2030.

É por isso imperativo para os planos futuros da Porsche que a próxima geração (quarta) do Cayenne seja elétrica, tal como vai acontecer com o Macan em 2024. Além dos SUV, também o próximo 718 será elétrico (chegada prevista para 2025), ao qual se seguirá o Cayenne elétrico, ao que tudo indica, em 2026. As novidades elétricas não se ficam por aqui, pois a Porsche vai lançar mais um SUV — nome de código K1 —, maior que o Cayenne, que poderá chegar em 2027.

O que já sabemos sobre o Cayenne elétrico?

Tal como o Macan elétrico, também o futuro Porsche Cayenne elétrico assentará sobre a PPE (Premium Platform Electric), a plataforma específica para elétricos desenvolvida a meias com a Audi, onde assentarão também os Q6 e-tron e A6 e-tron.

Porsche Ludmilla Macan
© Miguel Dias / Razão Automóvel O Porsche Macan elétrico já se encontra num avançado estado de desenvolvimento.

É de esperar, por isso, que adote a mesma arquitetura de 800 V já confirmada para o Macan. Fica por saber se adotará também a bateria com cerca 100 kWh prevista ou se terá uma de maior capacidade.

A Porsche anunciou uma potência de 450 kW (612 cv) para o mais potente dos Macan elétricos, mas se o atual Cayenne Turbo S E-Hybrid já chega aos 500 kW (680 cv), o futuro Cayenne elétrico deverá superar esse valor.

Cayenne a combustão continuará por mais alguns anos

Antes de uma nova geração do Cayenne exclusivamente elétrica chegar ao mercado, veremos o Cayenne atual, a combustão e híbrido, ser extensivamente atualizado.

A Porsche diz ser “uma das melhorias de produto mais extensas” da sua história feitas a um modelo, para prolongar a carreira do SUV mais alguns anos — provavelmente até à chegada do Cayenne elétrico. Ainda não sabemos se ambas as gerações serão vendidas em simultâneo durante algum tempo.