Notícias Limpem as lágrimas e sorriam. Tudo o que muda na Renault em 2023

Novidades 2023

Limpem as lágrimas e sorriam. Tudo o que muda na Renault em 2023

Entre as novidades da Renault para 2023 há um novo Espace, a renovação dos Clio e Captur, mas também o último modelo da Renault Sport.

Renault 5 Prototype
© Renault

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Este ano é talvez um dos mais importantes na história da Renault. É agora que o plano Renaulution começa a ganhar velocidade. A Renault quer concentrar a sua gama em segmentos mais elevados (e rentáveis) do que agora.

Uma mudança arriscada, mas que, segundo o diretor executivo da marca, Luca de Meo, é igualmente necessária. O lançamento do Arkana, Mégane E-Tech e do Austral demonstraram essa intenção, mas será em 2023 que veremos a consolidação deste novo posicionamento com o lançamento de mais uma geração do Renault Espace.

Uma geração que será diferente de tudo aquilo que vimos até agora. Um dos primeiros MPV (monovolume) da história vai «transformar-se» num SUV — já no Espace atual o seu visual tinha-se aproximado do conceito crossover, para fazer face ao desinteresse do mercado pelos MPV.

Renault Espace teaser
© Renault A primeira imagem da sexta geração da Renault Espace.

Por enquanto ainda só vimos um teaser que deixou antecipar pouco mais que o seu logótipo. A revelação está marcada para breve, durante a primavera.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

As fotos-espia, por outro lado, deixam antever as formas gerais do novo Espace e aquilo que vemos não deixa grandes margens para dúvidas: será pouco mais que um Austral longo, permitindo adicionar uma terceira fila de bancos.

Apesar disso, o novo Espace deverá posicionar-se acima do Austral, mas deverá partilhar com este as suas motorizações, incluindo as híbridas. A relação entre o Austral e o novo Espace não deverá diferir daquela que vemos entre os conterrâneos Peugeot 3008 e 5008.

foto-espia da Renault Espace
© Razão Automóvel Austral longo ou a nova Espace? Sim às duas hipóteses.

Renovar os best seller

Mas há mais novidades em 2023 da Renault para lá do novo Espace. E a maioria delas traduzem-se em renovações dos modelos existentes, a começar pelos seus dois modelos mais vendidos: o Clio e o Captur.

Ambos os modelos prometem receber novas «caras», aproximando-as das últimas propostas da marca, como o Mégane E-Tech e o Austral.

Renault Captur E-Tech e Clio E-Tech
© Renault Em 2023 tanto o Captur como o Clio vão ser renovados.

Já no campo das motorizações, os rumores indicam a chegada de motorizações mild-hybrid, que se juntam às motorizações híbridas e híbridas plug-in (exclusiva do Captur) existentes. Não saindo dos híbridos fica por confirmar se o 1.6 naturalmente aspirado será substituído pelo 1.2 turbo do Austral.

Leiam também Renault e Nissan «equilibram» Aliança. O que muda?

Um vislumbre do futuro

As novidades da Renault para 2023 não se ficam por aqui. A marca do losango promete ainda mostrar os novos e exclusivamente elétricos Renault 5 e Scénic, ainda que só cheguem ao mercado em 2024.

Renault 5 Prototype
© Renault O Renault 5 Prototype antecipa o regresso do Renault 5 em modo 100% elétrico, um modelo crucial para o plano “Renaulution”.

Começando pelo Renault 5, este já foi antecipado pelo 5 Prototype e — facto curioso — vai ser produzido na mesma fábrica onde foi o original. Vai tomar o lugar do veterano Renault Zoe (lançado em 2012) e tudo aponta para que fique muito próximo do protótipo que já vimos.

Quanto ao Renault Scénic, este vai «seguir o exemplo» do Espace e abandonará o formato MPV para se relançar como um SUV/Crossover, mas exclusivamente 100% elétrico.

Já foi antecipado pelo protótipo Scénic Vision (acima), mas não esperem que o modelo de produção adote a tecnologia híbrida a hidrogénio do protótipo — será um elétrico só a baterias.

Renault Sport, o adeus definitivo

Como vimos a Renault vai ter um ano cheio de novidades e todas elas com alto conteúdo eletrificado. É como se 2023 fosse um ano de transição, em que se despede de um passado de sucesso a combustão e «abraça» um futuro cada vez mais elétrico.

É nessa «tónica» de despedida que a Renault vai lançar o Mégane R.S. Ultime, o último hot hatch da sua história a receber a designação R.S., de Renault Sport. Façam como nós e limpem as lágrimas…

Limitado a 1976 unidades — uma referência ao ano de fundação da Renault Sport — o Mégane R.S. Ultime será lançado na primavera. Até lá podem conhecê-lo melhor neste artigo. Uma divisão que deixará saudades.

Feitas as contas, há motivos para sorrir e para chorar no futuro da Renault. Qual pesará mais? Só o tempo o dirá.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Renault foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?