Notícias Dacia Bigster é o SUV que vai fazer «mossa» no segmento e todas as novidades da marca

Novidades 2023

Dacia Bigster é o SUV que vai fazer «mossa» no segmento e todas as novidades da marca

Em 2023 vamos ficar a conhecer a versão de produção do Dacia Bigster. O Jogger Hybrid 140 já chegou e o Spring Extreme já tem preço.

Dacia Bigster Concept
© Dacia

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Depois de um 2022 repleto de novidades, nomeadamente com novos modelos e com uma revolução total na sua identidade, a Dacia não vai abrandar este ano. A marca romena tem vários «trunfos na manga».

O maior de todos é seguramente o Dacia Bigster. Antecipado pelo Bigster Concept, que ficámos a conhecer no evento Renaulution, este SUV será o maior modelo do catálogo da marca romena.

Relacionado Soma e segue. Os impressionantes resultados da Dacia em 2022

O Dacia Bigster vai posicionar-se no segmento C, acima do Duster, e terá 4,6 m de comprimento. E como acontece no Duster, é possível que o Bigster venha a oferecer o espaço equivalente a um segmento acima.

Contudo, apesar do tamanho generoso, este novo SUV da Dacia vai assentar na plataforma CFM-B, a mesma do Dacia Sandero e do Renault Clio.

O Diogo Teixeira já foi conhecer o Dacia Bigster Concept ao vivo

Mas nem só de tamanho se fará o Bigster, que vai dar origem a mais modelos. Tal como já acontece com outros modelos da Dacia, serão comercializadas versões do Bigster com o símbolo da Renault noutros mercados — nomeadamente em África e na América do Sul.

A versão final do Dacia Bigster vai ser apresentada ainda este ano, com a chegada ao mercado a acontecer alguns meses depois. Um modelo que a julgar pelo sucesso do Duster fará «mossa» no mercado. Por parte da marca fica a promessa de um preço competitivo, design convincente e uma lista de equipamento com o essencial.

Será que vai cumprir? Até porque as promessas não acabam por aqui. Em 2023 a Dacia tem mais novidades, e algumas delas até já chegaram a Portugal.

Dacia Bigster Concept
© Dacia Dacia Bigster Concept

Primeiro híbrido da Dacia já está disponível

Revelado no Salão de Paris de 2022, o Jogger Hybrid 140 é o primeiro híbrido de sempre da Dacia. Trata-se de um modelo que já chegou a mercado nacional, por um preço que arranca nos 28 800 euros.

Relacionado Jogger Hybrid 140. Já sabemos quanto custa o primeiro Dacia híbrido

Na base do Jogger Hybrid 140 encontramos a mesma mecânica do Clio E-Tech Hybrid, ou seja, um motor 1.6 litros com 90 cv que surge associado a dois motores elétricos: um com 50 cv e um motor/gerador de alta tensão.

Nós já o conduzimos. Podem rever esse primeiro contacto neste artigo.

Dacia Jogger Hybrid 140 vista dianteira 3/4
Dacia Jogger Hybrid 140

O resultado é uma potência máxima combinada de 140 cv, sendo que a gestão do binário fica a cargo de uma caixa de velocidades automática multimodo.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

A alimentar este sistema elétrico encontramos uma bateria com 1,2 kWh de capacidade. Esta permite armazenar a energia gerada nas travagens e nas desacelerações, com a Dacia a garantir que este Jogger será capaz de circular em modo elétrico em até 80% das viagens urbanas, com poupanças de até 40% em combustível.

Spring ganha potência

Além da revelação do Bigster e da chegada ao mercado do Jogger Hybrid 140, as novidades da Dacia para este ano estendem-se à nova versão do Dacia Spring, denominada Extreme.

Apresentado no Salão de Bruxelas, na Bélgica, o Dacia Spring Extreme estreia um novo motor elétrico com 48 kW (65 cv) de potência e uma nova transmissão, que promete melhores acelerações e recuperações.

Relacionado Dacia Spring em autoestrada e estrada «aberta». Prova superada?

Já a bateria não sofreu alterações e continua a oferecer uma capacidade de 27,4 kWh, para uma autonomia máxima de até 220 km em ciclo WLTP (305 km em ciclo WLTP cidade).

Dacia Spring Extreme vista traseira 3/4
Dacia Spring Extreme

O novo Dacia Spring Extreme já está disponível em Portugal com preços a começar nos 22 050 euros.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China