Notícias A maior ofensiva de sempre. Todos os modelos 2023 que a JEEP vai mostrar até dezembro

Novidades 2023

A maior ofensiva de sempre. Todos os modelos 2023 que a JEEP vai mostrar até dezembro

A Jeep terá um 2023 com várias novidades, todas elas elétricas. Além do Avenger, ficaremos a conhecer um SUV de luxo e um «puro e duro».

JEEP 2023
© JEEP

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Os próximos meses vão ser intensos para a Jeep. Podemos encarar 2022 como um interlúdio para tudo aquilo que a marca norte-americana está a preparar: mais SUV e mais elétricos.

Depois de assistirmos à introdução das versões e-Hybrid do Renegade e do Compass, e à apresentação do inédito Avenger — o primeiro 100% elétrico da marca — este ano vamos assistir à revelação de dois totalmente novos.

Um «puro e duro» 100% elétrico, cujo nome será Recon, e um SUV (também elétrico) que apostará sobretudo no luxo e na performance, o Wagoneer — os rumores apontam para uma potência em torno dos 600 cv.

Mas para já as atenções estão todas voltadas para o JEEP Avenger, um modelo que vai chegar às estradas nacionais no segundo trimestre do ano, com preços que arrancam nos 37 800 euros — as encomendas, entretanto, já abriram.

E quando chegar trará com ele um galardão: foi recentemente distinguido com o prémio Car of the Year 2023, um título inédito para a marca norte-americana.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Por cá o Avenger estará disponível em três versões — Longitude, Altitude e Summit —, mas apenas com uma motorização elétrica, com 115 kW (156 cv) de potência máxima e 260 Nm de binário máximo e a uma bateria de 54 kWh que garante uma autonomia de até 404 km.

Vem aí um Avenger mais radical?

A Jeep já atestou, por diversas ocasiões, as capacidades off road do pequeno Avenger, mas o protótipo Avenger 4×4 Concept que mostrou no Salão de Paris do ano passado deixou muita «água na boca».

Jeep Avenger 4x4 Concept vista dianteira 3/4
É um protótipo, mas não nos admirávamos se chegasse à produção exatamente como o vemos.

Por isso mesmo, e mesmo não estando ainda confirmado, não seria de estranhar se a marca norte-americana viesse a apresentar um Avenger mais aventureiro ainda este ano, até porque o protótipo que vimos no certame parisiense estava muito próximo de um modelo de produção.

Leiam também: Jeep Avenger. Tem o que é preciso para conquistar a Europa?

A confirmar-se o lançamento, a tração às quatro rodas será garantida através de um segundo motor elétrico no eixo traseiro, o que juntamente com uma maior altura ao solo deverá permitir ao Avenger chegar onde poucos modelos do segmento conseguem ir — excepção feita para o Dacia Duster 4X4 que tem outro posicionamento.

Jeep Recon vai mostrar-se ao mundo em 2023

Outro dos modelos que devemos ver pela primeira vez em 2023 — mas com lançamento previsto apenas para 2024, Europa incluída — será o Recon, uma espécie de Wrangler 100% elétrico.

Jeep Recon vista dianteira 3/4
© Jeep Jeep Recon

Este modelo, que já foi antecipado em alguns esboços digitais, está a ser concebido de raíz para ser totalmente elétrico e promete aptidões todo o terreno ao nível do melhor que a Jeep é capaz de fazer.

É a própria Jeep que o diz, confessando que o Recon será capaz de “atravessar o difícil Rubicon Trail, um dos mais desafiantes trilhos todo o terreno dos EUA, e chegar ao fim do trajeto com autonomia suficiente para voltar à cidade para o posto de carregamento”. Veremos…

Luxo elétrico: Jeep Wagoneer S a caminho

Por fim, entre as novidades da Jeep para 2023, a derradeira chegará sob a forma de um SUV premium também elétrico, que até ao momento dá pelo nome de Wagoneer S (o nome não é ainda o definitivo).

Jeep Wagoneer S vista dianteira 3/4
© Jeep Jeep Wagoneer S

Tal como o Recon, também o Wagoneer será um modelo global, vendido nos EUA, na Europa e em vários outros mercados. Será uma aposta premium, mais luxuosa, assumindo-se como um dos topo da gama da marca.

leiam também Falámos com Antonella Bruno, responsável pela Jeep na Europa: “A eletrificação torna a Jeep melhor”

Ainda pouco se sabe acerca dos detalhes técnicos do Wagoneer S, mas os rumores mais recentes apontam para uma potência a rondar os 600 cv, uma autonomia elétrica superior a 640 km e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em torno dos 3,5s.

Tal como o Recon, a revelação deve acontecer ainda este ano, com o arranque da produção a estar apenas previsto para o início de 2024.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler