Notícias Do grande EX90 ao pequeno EX30. As novidades elétricas da Volvo

Novidades 2023

Do grande EX90 ao pequeno EX30. As novidades elétricas da Volvo

A Volvo já revelou o EX90, o seu maior SUV elétrico, mas este ano vamos também conhecer o EX30, o seu SUV elétrico mais pequeno.

Volvo EX90, vista aproximada da frente
© Volvo

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O percurso da Volvo em direção à eletrificação total ganha especial ímpeto em 2023 com o lançamento dos EX90 e EX30, dois SUV elétricos inéditos. Ou seja, de uma assentada a marca sueca vai dar a conhecer, respetivamente, o seu maior e mais pequeno modelo para esta década.

O EX90 foi-nos dado a conhecer nos últimos meses de 2022. Será o equivalente elétrico ao XC90 e é o «pontapé de saída» para uma nova fase na transição acelerada para a mobilidade elétrica na Volvo.

Estivemos presentes na sua revelação mundial em Estocolmo, Suécia, mas apesar do seu lançamento programado para o final deste ano, só deverá chegar a Portugal… em 2024. Curiosamente, a marca sueca já divulgou quanto é que vai custar.

Do maior para o mais pequeno: Volvo EX30

Mas se o EX90 já foi extensivamente tratado nas páginas da Razão Automóvel — fiquem a saber tudo sobre o SUV —, o EX30, por outro lado, é uma estreia absoluta.

Aquele que será o mais pequeno dos Volvo — vai ficar posicionado abaixo do XC40 — já tem revelação mundial prometida para o próximo mês de junho.

Volvo EX90 e EX30 teaser
© Volvo Volvo EX30 posa ao lado do EX90.

O inédito modelo já foi antecipado por um teaser que deixa ver uma silhueta e a assinatura luminosa traseira. Apesar de ainda não o vermos de forma clara, já sabemos (em parte) o que se encontra por baixo da sua «pele».

Ao fazer parte do universo Geely, a Volvo vai recorrer à plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) específica para elétricos do gigante chinês.

O mais curioso deste facto? Vai fazer do Volvo EX30 um «primo» do Smart #1, que recorre à mesma base — sinergias na indústria automóvel não são novidade, mas vão intensificar-se na era elétrica.

Isto porque a Geely e a Mercedes-Benz são donas, em partes iguais, da Smart. E foi a Geely que deu ao #1 a sua plataforma SEA e cadeia cinemática elétrica. Por isso, talvez não seja descabido olhar para as características do Smart #1 e assumir que serão idênticas ou muito próximas das que veremos no EX30.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

O Smart #1 recorre a uma bateria de 66 kWh e anuncia 440 km de autonomia, e faz uso de um potente motor elétrico traseiro com 200 kW (272 cv) — serão também estes os números do EX30? E sem esquecer que existe um #1 Brabus, que é bem mais potente.

Prevê-se também que o Volvo EX30 tenha dimensões contidas, similares às do #1. Ou seja, o comprimento deverá ficar abaixo dos 4,3 m, o que deixa espaço suficiente para os 4,44 m do XC40.

Tração traseira regressa à Volvo

As novidades elétricas da Volvo para 2023 não se ficam pelos EX90 e EX30. Os C40 Recharge e XC40 Recharge receberam no início do ano cadeias cinemáticas revistas, ganhando performance e autonomia.

Volvo C40 Recharge vista dianteira 3/4

O aspeto mais curioso desta revisão? As versões de apenas um motor elétrico viram este ser reposicionado da frente para trás. Uma mudança que faz com que a tração traseira regresse à Volvo após um interregno de 25 anos — o último Volvo de tração traseira tinha sido a Série 900.

Fiquem a saber tudo o que mudou nos C40 Recharge e XC40 Recharge em mais detalhe:

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.