Notícias Revolução na Lamborghini. Sucessor do Aventador «casa» V12 com motores elétricos

Novidades 2023

Revolução na Lamborghini. Sucessor do Aventador «casa» V12 com motores elétricos

O sucessor do Aventador será a grande novidade da Lamborghini para 2023 e ainda veremos a chegada do Huracán Sterrato, um supercarro para andar fora do asfalto.

V12 do sucessor do Lamborghini Aventador
© Lamborghini

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Depois de em 2022 nos termos despedido do Lamborghini Aventador com o Ultimae — que tivemos oportunidade de conduzir —, 2023 será o ano em que ficaremos a conhecer o seu sucessor.

Conhecido, por enquanto, apenas pelo nome de código LB744, a Lamborghini já revelou os primeiros detalhes do que motivará aquele que será o seu primeiro híbrido plug-in de sempre.

Lamborghini Aventador Fotos Espia 2023
© Razão Automóvel Lamborghini LB744. Este é o sucessor do Aventador.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

E a cadeia cinemática eletrificada impressiona. O sucessor do Aventador mantém-se fiel ao V12 naturalmente aspirado, mas surgirá associado a três motores elétricos. Dois dos motores serão colocados no eixo dianteiro, enquanto o terceiro ficará sobre a nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.

O 6.5 V12 mais os três motores elétricos — alimentados por uma bateria de 3,8 kWh — «conspiram» para entregar uma potência máxima de 1015 cv, o que fará do LB744 o Lamborghini mais potente de sempre por larga margem. Fiquem a conhecer em detalhe o «coração» a hidrocarbonetos e eletrões do supercarro italiano:

Sucessor do Aventador promete ser também espetacular

Quanto ao design final do supercarro, apesar de ainda não o termos visto, entre as várias fotos-espia e até os desenhos do registo de patentes, dá-nos uma ideia clara do que esperar. A silhueta segue os mesmos contornos do Aventador, diferenciando-se nas partes, onde vemos influências do Sián FKP-37 e também do Centenario.

Podemos ver isso no uso de óticas em “Y”, tanto à frente (luzes diurnas) como atrás, e no difusor traseiro gigante. Destacamos ainda o posicionamento elevado das duas generosas saídas de escape que separam as óticas traseiras.

Lamborghini LB744 de traseira
© Razão Automóvel

Quando somamos todos estes ingredientes, o LB744 promete ser tão espetacular como todos os outros que o antecederam na linhagem V12 da marca, recuando até ao Miura.

Huracán Sterrato já começou a ser produzido

Mas o sucessor do Aventador não é a única novidade da marca italiana para 2023. O Lamborghini Huracán Sterrato começou a ser produzido este ano — limitado a 1499 unidades —, depois de ter sido revelado o ano passado.

Lamborghini Huracán Sterrato
© Lamborghini Lamborghini Huracán Sterrato

Promete ser o último Lamborghini exclusivamente a combustão — usa o 5.2 V10 naturalmente aspirado dos restantes Huracán, com 640 cv — e, ao que tudo indica, a derradeira versão do Huracán, apesar de, curiosamente, ter sido concebido para aventurar-se fora do asfalto.

Mas depois da marca ter surpreendido com os one-off Autentica e Invencible — que «roubaram» ao Aventador Ultimae o título dos últimos Lamborghini com V12 puramente a combustão —, não nos espantaria se acontecesse o mesmo com o V10 do Huracán.

O que já sabemos é que o sucessor do Huracán vai seguir a via híbrida plug-in do sucessor do Aventador. Será revelado no final de 2024 e só fica por saber que motor de combustão tomará o lugar do V10 naturalmente aspirado do Huracán.

Lamborghini Huracán Sterrato vista traseira 3/4
© Lamborghini

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini